“Vendas de Xbox Series caíram 52% ano a ano, enquanto as vendas do PS5 aumentaram 143%”, mostram dados
Dados são relacionados ao mercado Europeu.
As vendas de consoles de videogame estão sempre em fluxo, refletindo as tendências do mercado, lançamentos de jogos e ações promocionais. Recentemente, a GamesIndustry.biz divulgou dados da GSD, uma parada de rastreamento de jogos europeus, revelando uma mudança significativa nas vendas de consoles na Europa, inclusindo Xbox Series e Playstation 5.
Em um panorama abrangente, a Xbox Series, que inclui os modelos Series X e Series S, viu suas vendas despencarem em 52% em comparação com o ano passado, enquanto a Nintendo Switch também experimentou uma queda de 20%. Por outro lado, com um abastecimento considerável em outubro, as vendas do PS5 dispararam em 143% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A competição entre Sony, Nintendo e Microsoft é sempre acirrada, mas outubro provou ser um mês particularmente bom para o PS5 e o Nintendo Switch, graças aos lançamentos bem-sucedidos de “Spider-Man 2” e “Super Mario Bros. Wonder“. As vendas aumentaram 11% e 10% para PS5 e Nintendo Switch, respectivamente, em comparação a setembro de 2023. O Xbox Series, entretanto, teve uma queda de aproximadamente 20% em relação ao mês anterior.
A expectativa é grande para ver como esses consoles se sairão este mês, especialmente com os descontos de Black Friday e Cyber Monday que podem influenciar as vendas de hardware.
Quanto às vendas de software na Europa, “EA Sports FC 24” foi o jogo mais vendido de outubro de 2023, seguido por “Assassin’s Creed Mirage”. “Spider-Man 2”, desenvolvido pela Insomniac, conquistou a terceira posição, apesar de ser um título multiplataforma e ter sido lançado duas semanas antes de “Spider-Man”. É importante destacar que as vendas individuais de “Spider-Man 2” na Europa foram 30% maiores do que “Spider-Man” de 2018 no PS4 e quase três vezes maiores que “Miles Morales” de 2020 (PS5 e PS4). Comparando as vendas de “Spider-Man 2” com as de “God of War Ragnarok” nas primeiras duas semanas, o jogo do aracnídeo vendeu 28% menos, embora “Ragnarok” também tenha sido lançado no PS4. No entanto, “Spider-Man 2” superou “Ragnarok” em 8% nas vendas do PS5 após duas semanas (na Europa*).
Os dados digitais da GSD incluem jogos vendidos via Steam, Xbox Live, PlayStation Network e Nintendo Eshop de empresas participantes como Activision Blizzard, Bandai Namco, Capcom, entre outras. No entanto, Nintendo e 505 Games estão notavelmente ausentes, juntamente com estúdios menores. Esses dados abrangem jogos vendidos em diversos países europeus, incluindo Áustria, Bélgica, Bulgária e muitos outros.
Já os dados físicos incluem todos os jogos, mas apenas aqueles vendidos em países selecionados como Áustria, Bélgica, Dinamarca, entre outros. Este panorama dos dados de vendas de consoles e jogos na Europa oferece uma visão interessante sobre as preferências dos consumidores e as estratégias das empresas de jogos no competitivo mercado europeu.
O que falta dizer, desconhecido pela maioria, é que, infelizmente, a Xbox nunca se interessou pelo mercado europeu para nada. Só lhes interessa os eua, ingleses e australianos e pouco mais, o resto é paisagem. A prova disso é o tratamento diferenciado entre estes países e o resto da europa e mundo. Contrariamente, a Sony trata todos por igual.