ANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWS

Análise: Super Mario Bros Wonder tem apenas um grande problema

Uma nova era pra o encanador mais famoso do mundo dos games

Em nossa prévia de Super Mario Bros Wonder eu levantei minha preocupação com a dificuldade do jogo e agora em nossa análise, falarei se aquele início de jogo me enganou ou não.

De forma geral, já posso adiantar que Super Mario Bros Wonder me agradou muito e destaco sua beleza visual. A criatividade na ambientação é fora de sério e a animação dos personagens está simplesmente perfeita. Então venha descobrir o que achamos de Super Mario Bros Wonder nesta análise.

Bowser, você de novo?

Assim como pontuei em minha análise de Sonic Superstars, a história não é um forte dessas franquias clássicas. Tanto que temos a famigerada frase “Sua princesa está em outro castelo”. É histórico na franquia que Bowser irá tanto raptar Peach ou então a fonte de poder de algum reino.

Em Super Mario Bros Wonder, nossos heróis estão indo para o Reino Flor para uma simples visita. Em seguida Bowser aparece e rouba a Flor Fenomenal deste reino fazendo com que entre em ruínas. Todos os mundos agora estão repletos de inimigos e Mario e sua turma tem que libertar os diversos mundos.

O curioso é que o Príncipe Florian irá te acompanhar em sua aventura (sem nenhum tipo de participação em seu gameplay). No entanto, o príncipe é uma espécie de lagarta. E todos sabemos o que lagartas comem, certo?

Deixando essa premissa de lado, a história para por aí e seguiremos o conhecido arroz com feijão da franquia. Devemos explorar seis mundos que variam entre um planalto rochoso, um deserto até uma fase repleta de Magma ou uma mina de Fungos. Por fim você libera o sétimo mundo que é oembate final com Bowser.

Ambientação e gráfico é nota 10

Agora, algo que sempre ressalto em diversas análises minhas no switch, é de como o Hardware da Nintendo por diversas vezes sofre com sua idade. É comum vermos diversas concessões nos jogos para rodarem neste console híbrido.

Contudo, por diversas vezes somos surpreendidos com algo fantástico. E é este o caso de Super Mario Bros Wonder. Temos aqui fases muito bem boladas, com mundos ricos em detalhes e uma iluminação sublime.

Ademais, o que me encantou ainda mais foi a animação de cada personagem e movimentação. Ver qualquer personagem transformado em elefante se esforçando para se desentalar de um cano, ver a mão do Mario pegando seu chapéu após entrar em um cano, ou até ver um simples goomba dormindo. É tudo extremamente muito bem feito e é impossível não chamar a atenção.

E isso tudo se estende às diversas fases que tem uma originalidade ímpar. É possível ver diversas camadas de cada mundo onde sempre tem algo acontecendo dando profundidade e vida a tudo o que faz. Além disso, por diversas vezes, você irá jogar em profundidade em uma fase específica.

Resumindo esta parte, toda essa parte visual e de animação é simplesmente fabulosa. A forma que o jogo foi otimizado para o Switch é simplesmente fantástica.

Sim, Super Mario Bros Wonder está dublado e legendado

E bem, certamente irei focar um tempo nesta análise falando da dublagem e legenda em português de Super Mario Bros Wonder. Afinal, como discutimos em nossa entrevista com a Nintendo na BGS 23, é a primeira vez na história que temos um Mario legendado e dublado em nossa língua.

A legenda está dentro do esperado e praticamente tudo teve seu nome adaptado a nossa língua. Tirando o nome dos personagens, tudo foi corretamente traduzido e mantém com perfeição a personalidade dos personagens e situações. Está sim impecável.

Por outro lado, me surpreendi ao me deparar com uma dublagem em nossa língua. E calma, nem Mario, Luigi ou Peach estão falando no jogo. Em todo material de marketing do jogo, era mostrado umas flores engraçadas que faziam comentários. Seus comentários são completamente dublados e trazem uma mistura de interação com incentivo ao jogador. Assim como servem de alívio cômico por diversas vezes.

Por fim, e aproveitando que estou falando dessa parte de áudio, temos a trilha sonora. Ela se encaixa perfeitamente com a proposta de Mario. Ao ouvir as músicas das fases você sabe imediatamente que é um jogo do Mario. No entanto, em algumas fases, eu achei as músicas um pouco repetitivas. Isso aconteceu de forma pontual.

Contudo, é importante ressaltar que Super Mario Bros Wonder tem uma pegada com música. O que eu quero dizer com isso é que em diversos momentos, incluindo a fase final, teremos diversos desafios e momentos rítmicos. Ou seja, a música e trilha sonora por muitas vezes anda de mão dada com o gameplay. Isso certamente é um grande destaque.

Novidades transformadoras

E dando seguimento a esta análise, vou abordar as novidades que Super Mario Bros Wonder traz. Logo de cara eu percebi algo que inicialmente me decepcionou muito. Independente de quem você escolha, o gameplay é o mesmo. Não há mais diferenciação entre personagens. É tudo uma skin.

No entanto, temos aqui a primeira novidade que são as Insígnias. Elas são uma espécie de sticker que trazem diversos tipos de poderes para a jogatina. É possível apenas equipar um por vez.

Temos a Insígnia de ação que dá poderes como planar, pular mais alto, usar uma espécie de hookshot, nadar melhor e mais. Temos também a Insígnia de poder que dá poderes ativos como uma chance extra ao cair no buraco/lava, atrair moedas, um sensor de segredos e mais. E por fim temos a Insígnia avançada que traz três poderes como a mola e invisibilidade.

Embora não dê para diferenciar esses poderes ao jogar em grupo, eles trazem uma nova dinâmica à forma de jogar. Em geral, eu acabei usando muito o poder de planar com o chapéu. Mas em fases e desafios específicos, eu me via trocando de Insígnia para tentar algum tipo de vantagem.

E temos os novos poderes

E em adição as skins, temos os novos poderes. Além da clássica bola de fogo e do elefante que foi amplamente divulgado, temos outros dois poderes. O primeiro é o poder de atirar bolhas, enquanto o segundo é uma broca.

O elefante faz com que possa jogar água em diversos momentos resolvendo puzzles. Adicionalmente, ele pode usar sua tromba para bater em inimigos e pedras espinhosas.

Já o poder de atirar bolhas serve para ocupar mais o espaço da tela e atingir inimigos, assim como coletar moedas em diversas partes da fase. Adicionalmente, é possível pisar nas bolhas se projetando a frente como se fosse uma escada.

Por fim, temos o poder de broca. Aqui podemos ir tanto debaixo da terra como no teto. Isso faz com que tenhamos acesso a diversos lugares além de facilitar o fim de seus inimigos que não tem como se defender.

Resumidamente, eu achei todos os poderes extremamente legais e criativos. Contudo, eles estão desbalanceados. Em especial o elefante e a broca que te torna uma máquina de destruição. E isso me leva ao problema de Super Mario Bros Wonder.

É para bebê jogar?

Sendo muito honesto, eu achei o game muito fácil. Os três primeiros mundos acabam sendo um passeio no parque, mas depois o jogo muda gradualmente.

Antes de mais nada, o objetivo é andar pela fase, geralmente da esquerda para direita, e pegar as semente flor. Essas sementes permitem que abra novos caminhos e desbloqueie pontos vitais para continuar sua aventura. Geralmente encontrará duas sementes de flor por fase.

O problema que identifiquei é que as fases são muito fáceis. Coincidentemente me encontrei com um amigo no dia do lançamento do jogo e ele sempre gostou muito de Mario. Em especial dos jogos 8 e 16 bits. Após jogar quase uma hora com ele, ouvi a seguinte frase: Muito legal e bonito o jogo, mas é para bebê jogar?

E bem, ele teve o sentimento que tive em boa parte da minha experiência. Linearidade e uma grande tranquilidade nas fases. Claro, isso foi agravado por estamos jogando em dois. Se uma pessoa cai, ela vira um fantasma e pode ser revivido pelo segundo jogador.

Felizmente esse sentimento vai deixando de existir a partir do quarto mundo. As fases começam a ser mais inteligentes e desafiadoras. Temos desafios de precisão, mecânicas com luz e escuridão e muito mais.

E no fim, no mundo do bowser, temos fases completamente excepcionais e extremamente criativas. Eu me vi aplaudindo Super Mario Bros Wonder ao terminá-lo.

Um chefe apenas e fases especiais

Um outro fato que me decepcionou ao jogar para trazer esta análise de Super Mario Bros Wonder foi a questão dos chefes. Bem, no caso, do único chefe. Sim, o jogo conta apenas com Bowser Jr como seu inimigo ao longo dos seis mundos. E nada mais.

Eu honestamente não entendi essa decisão. Felizmente, a cada novo embate com ele, existiam mudanças que vinham juntos com as novidades apresentadas em todos os mundos. No entanto, o padrão do Bowser Jr em si, era praticamente o mesmo.

Você deverá bater em sua cabeça em sua forma normal e após ele ganhar poderes deverá desviar dele rodando com seu casco para poder bater novamente. A diferença é que fará em uma fase escura, outra com água, ou então com lava no chão.

No entanto, algo que vem com uma grande surpresa e até um certo sadismo é o mundo secreto com as fases especiais. Cada um dos seis mundos vai ter uma entrada especial para uma fase especial. Aqui estou falando de suco de sadismo máximo a nível super meat boy e derivados.

Como exemplo, eu no segundo mundo já tinha cerca de 50 vidas. Passeio no parque como falei. No entanto, para passar dessa fase especial eu perdi mais de 40 vidas. Para quem curte desafios de super precisão e correria, aqui existe um prato cheio.

Flor Fenomenal é a cereja do bolo

Por fim, quero falar nesta análise da última novidade de Super Mario Bros Wonder. Estou falando da mudança de fases através da Flor Fenomenal.

Cada uma das fases possui uma Flor escondida. De vez em quando ela é bem óbvia, mas outras vezes ela é bem complicada de ser achada. É simplesmente fantástico a originalidade que a Nintendo trouxe a cada uma das transformações.

Ao pegar esta flor, você será apresentado a uma dinâmica completamente nova e terá como recompensa, uma semente flor. Essas dinâmicas mudam de forma inimaginável. Pode ser um momento musical, pode ser uma correria inesperada, você pode virar um dos inimigos e utilizar seus poderes e por aí vai.

Eu acredito que tenha me impressionado todas as vezes em que vi essas mudanças e a dinâmica trazida é fabulosa.

Conclusão

Em suma, temos aqui um jogo excepcional. Super Mario Bros Wonder impressiona ao longo de seu gameplay e te dá motivos para retornar às fases e pegar todos os muitos colecionáveis. Temos em mãos mais uma jóia da Nintendo.

Enquanto o game coleciona inúmeros acertos e inova de forma surpreendente, superando com muita facilidade New Super Mario Bros, é necessário evidenciar suas falhas.

No caso, eu achei que demorou mais do que deveria para apresentar fases mais desafiadoras e complexas. E ao mesmo tempo, temos fases especiais que são difíceis a um ponto inimaginável. Falta um equilíbrio aqui ao tentar atender diversos tipos de público.

Essa, para mim, foi a maior canelada que o jogo apresentou. De qualquer forma, Super Mario Bros Wonder é mais um dos Must Play presentes da vasta biblioteca do Switch e irá agradar todo seu público.

Essa análise de Super Mario Bros Wonder segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Um jogo que reinventa a franquia

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5

9.1

Fantástico

Super Mario Bros Wonder impressiona ao longo de seu gameplay e te dá motivos a retornar as fases e pegar todos os muitos colecionáveis. Temos em mãos mais uma jóia da Nintendo. A adição das novas mecânicas é notável e reinventa a franquia. Por outro lado, o jogo sofre com um ritmo mais devagar que começa a engrenar após metade da jogatina.

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.
Botão Voltar ao topo