ANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS5REVIEWSSWITCHXBOX

Review: Another Crabs Treasure

Uma aventura carismática e desafiadora no fundo do mar!

Another Crabs Treasure me impressionou desde o início com sua criatividade, paleta de cores e mundo carismático. Apesar do jogo ter esse aspecto “fofo”, suas mecânicas podem ser relativamente profundas, com uma boa curva de aprendizado e uma dificuldade desafiadora. Irei detalhar nesse review tudo que o jogo se propõe e se ele consegue agradar não só jogadores hardcore mas amantes de jogos em geral.

O review de Another Crabs Treasure foi possível graças a um código cedido pela Aggro Crab, a qual agradecemos pela confiança e parceria.

Vou lhe contar, Aqui no mar…

Another Crabs Treasure é um jogo ação e aventura soulslike onde você controla Kril, um simpático caranguejo eremita que tem sua concha roubada por um misterioso tubarão de plástico. Ele logo descobre que o reino da superfície do mar, antes próspero, lida agora com uma misteriosa maldição. Paisagens submarinas sucumbiram ao peso da poluição, e você verá tudo isso de perto passando por florestas de algas, corais, cidades e etc.

Sem sua querida concha, Kril se vê obrigado a usar os mais diferentes objetos e aparatos para se proteger até encontrar o ladrão, que lhe faz uma proposta: Trazer de volta um tesouro valioso em troca de sua amada concha. Nossa aventura começa de verdade após esse ponto, onde Kril se vê obrigado a enfrentar muitos perigos ao longo de sua jornada até o tesouro, fazendo alguns poucos amigos e um número grande de inimigos – já que ele não é o único com esse objetivo.

Another Crabs Treasure 2

O jogo se encontra completamente, e muito bem, dublado em inglês. Possuindo também legendas e tradução de menu para o português brasileiro. As conversas e personagens são muito bem humorados e quase toda conversa acaba sendo bem interessante. Até mesmo com os NPCs mais bobos. Isso ajuda na imersão já que cada um passará uma espécie de visão sobre a sua vida e até mesmo como ele enxerga o mundo subaquático após o aparecimento de tanto lixo. 

Vários lugares e cidades são criados usando objetos que caíram da superfície e descartes humanos em geral. Não dá pra dizer até onde isso agrada a maioria dos jogadores e quantos podem achar isso infantil, de certa forma. Eu, particularmente, gosto muito desse estilo. Desde o mapa “de_rats” do CS 1.6 até o mais recente Grounded. Acho incrível a criatividade de usar os objetos e aqui fiquei com esse sentimento positivo.

Another Crabs Treasure 4

Mecânica de conchas e progressão

Kril nunca deve ficar desprotegido sem concha e por isso o jogo nos dá uma série de opções para que ele possa continuar sua aventura. As conchas improvisadas estarão por toda a parte e cada uma delas terá uma durabilidade diferente e habilidades diferentes. A sua defesa no jogo é se recolher para dentro da concha, nesse momento a maioria dos ataques inimigos só afetarão a barra de durabilidade do objeto que você está usando.

Falando das particularidades, a concha de pote de vidro, por exemplo, criará um cristal com pontas quando sua habilidade for acionada, para ferir o inimigo. Já a cápsula de bala se auto-destruirá causando uma grande quantidade de dano e ejetando Kril para longe. Muitas conchas são bem criativas e será divertido testar cada uma delas. 

Another Crabs Treasure 3

Para ajudar o jogador, o jogo também possui um catálogo, uma espécie de álbum de figurinhas mostrando cada concha que você já utilizou e também te avisa quando você encontra uma concha que nunca usou antes. Há inclusive a possibilidade de escolher e comprar a concha que aparecerá sempre que você der respawn. Podendo ser uma  boa opção para ter sua concha favorita nos momentos mais tensos.

Além das conchas, temos também como subir os atributos de Kril (como na maioria dos soulslike), equipar itens para aumentar atributos ou até mesmo trazer um peixe para nos ajudar a lutar e melhorar nosso garfo, aqui usado como espada. As opções são inúmeras e tudo é feito usando alguma das moedas de troca do jogo, sendo a principal o microplástico que o jogador acumula matando inimigos e vendendo itens de sucata encontrados pelo mapa. 

Another Crabs Treasure ainda conta com uma árvore de habilidades que fortalecem os ataques de Kril e abrem o leque de possibilidades na hora do combate. Como desbloquear contra-ataques após uma esquiva.

A gameplay e o mundo de Another Crabs Treasure

Kril tem movimentos básicos de ataque, defesa, rolamento e pulo. E também o ataque especial que irá consumir Umami, a mana do jogo. Umami também poderá ser consumida quando usar a habilidade das conchas e é recuperada através de itens ou conforme você combate inimigos no game.

Mesmo com um visual leve, o combate do jogo tem uma ótima profundidade e pode ser muito desafiador. Isso porque os inimigos podem te cercar e atacar em conjunto e cada um deles tem um padrão de ataque diferente. Ficar cercado por 2 ou 3 inimigos diferentes pode ser algo bem complicado de se safar dependendo das suas condições e concha no momento. Para isso o jogo dá não só a possibilidade da defesa dentro da concha mas também rolamentos perfeitos e a possibilidade de fazer parrys, de defletir os ataques dos inimigos no momento certo para não tomar dano.

Another Crabs Treasure 6

Como eu já disse anteriormente, os gráficos agradam muito e a sensação é de estar realmente em mundo submerso. O jogo traz uma verticalidade muito interessante e vários caminhos diferentes que podem ser tomados para você se aventurar. Na grande maioria das vezes você não será bloqueado de seguir por onde achar melhor, mas … podem haver “percalços” se você tentar ir para um lado que ainda não está preparado.

O jogo possui vários chefes, alguns opcionais e outros obrigatórios, onde cada um possui um padrão bem interessante de ser gravado e superado. Normalmente o jogo entrega algumas várias conchas na arena com os chefes para que assim você tenha opção e não fique desprotegido. Ficar sem concha é tomar danos massivos com grande chance de ser eliminado rapidamente. 

Conclusão

Another Crabs Treasure é sem dúvidas um ótimo jogo para quem curte o gênero Soulslike ou a temática submarina cartunesca que o jogo propõe. Com uma ótima profundidade, mesmo sem muita complexidade e um combate sólido, que se reinventa a todo momento graças as conchas disponíveis ao seu redor, o jogo pode trazer muita diversão e exploração por horas e horas. 

Os gráficos do jogo agradam bastante e a verticalidade do mapa traz um aspecto grandioso e épico para o tamanho de Kril, nosso protagonista. Além disso a trilha sonora tem seus momentos de brilho mas o silêncio, característico de cenas submarinas é respeitado em partes do jogo. 

Não tive problemas de performance no jogo em meu PC e nem mesmo no Steam Deck (nesse último com gráficos no low para aumentar a performance e ficar sempre perto dos 60 quadros por segundo).

Para os mais casuais, o jogo entrega a possibilidade de customizar a dificuldade do jogo, podendo tirar alguns pontos que podem trazer frustração e até mesmo deixar o jogo mais fácil no geral. Another Crabs Treasure acaba se tornando uma ótima porta de entrada também para aqueles que querem começar sua jornada pela tortuosa e prazerosa jornada nesse gênero antes nichado.

Essa análise/review de Another Crabs Treasure segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Another Crabs Treasure

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8

8.6

Ótimo

Another Crabs Treasure é um jogo sólido, com ótimo combate e muito criativo em sua mecânica de conchas. Tornando-se assim uma ótima porta de entrada também para aqueles que querem começar sua jornada pela tortuosa e prazerosa jornada nesse gênero antes nichado.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo