Mark “MarkMan” Julio é uma das figurs mais conhecidas da Fighting Game Community (FGC). Funcionário da Mad Catz por anos, Mark agora responde pelas marcas EVO e Tekken. Recentemente tivemos o anúncio da ausência, pela primeira vez em 18 anos, de Marvel vs Capcom: Infinite da EVO 2018. Tudo bem que o jogo chegou debaixo de muitas críticas e, até onde se sabe, a FGC não o abraçou como a Capcom imaginava. MAas ninguém esperava vê-lo fora da EVO 2018, maior torneio de lutas virtuais do mundo.
Diante do buzz que a notícia gerou, MarkMan utilizou sua conta no Twitter para fazer um comunicado à comunidade. Veja abaixo:
“Perdoe-me se isso é muita informação, mas eu queria falar sobre muitas coisas que as pessoas não vêem quando se trata de fazer um evento como o Evo. Sim, é um evento de prestígio e tem números / audiência que derruba a maioria de todos os outros eventos relacionados ao FGC.
São necessários centenas de pessoas, voluntários da comunidade, meses de planejamento e centenas de milhares de dólares (às vezes mais) para chegar a esse nível de prestígio. Reuniões com a maioria dos editores/desenvolvedores antes de anúncios e gerenciando esse relacionamento até o evento (e além).
Enquanto o Evo não tem o melhor relacionamento com todos os editores/desenvolvedores, tentamos o nosso melhor para equilibrar as coisas e buscar uma boa estrutura de eventos (queremos que as pessoas apareçam e assistam, é claro). Você pode ter notado que mais e mais desenvolvedores estão anunciando novas coisas no Evo.
Tornou-se mais do que apenas uma série de torneios. O evento tornou-se o lar de anúncios de jogos de luta, ativações para próximos jogos, um lugar genuíno para as empresas de jogos interagirem com a base de fãs e potenciais do seu alcance chegam à mais olhos do que seus planos de marketing podem.
Dito isto, tivemos reuniões com alguns pubs/desenvolvedores sobre como incluir seu título como um jogo “principal” no Evo. Você sabe o que? Não recebemos a benção que esperamos por vezes. Temos de procurar ativamente licenças de permissão e/ou conteúdo para poder incluir certos jogos.
Claro, sua principal favorita provavelmente já anunciou DBFZ como parte de seu evento e está ganhando um registro de toneladas e interesse da comunidade para isso, certo? Tivemos que trabalhar com diligência para obter aprovação até mesmo anunciá-lo no evento … e NÃO, não fomos pagos por isso.
Existem outros exemplos, mas eu também quero mostrar que 8-9 jogos no Evo são realidade. É muito difícil poder colocar esses muitos jogos e exibi-los de uma maneira boa ao longo de 3 dias. Alguém sempre vai se sentir desprezado se seu jogo não for tratado de alguma forma.
EU NÃO ME RESPONSABILIZO. Devemos ser apaixonados por isso que amamos. Eu queria criar o inferno (sentimento inicial) sempre que TEKKEN não obteve o brilho (nos anos anteriores) que eu pensei que merecia. Então eu quero pedir desculpas a todas as comunidades que se sentem despreocupadas ou desrespeitadas.
Não é a intenção da marca Evo fazer seu jogo se sentir inferior aos outros. O único que posso prometer-lhe é que faremos o nosso melhor para garantir que haja um lugar para mostrar o (s) seu (s) jogo (s), através de um estágio e fluxo para o Evo 2018.
No backend, espero melhorar as relações com todas as empresas de jogos de luta para que possamos ter uma melhor representação para todas as comunidades e fãs. Minha tomada pessoal? Eu quero MVC: eu. Eu quero KOF. Eu quero KI. Eu quero SG. Eu quero POKKEN. Eu quero ARMS. Quero todos os jogos de luta no Evo.
Sem suporte de editor / desenvolvedor torna mais difícil para nós conseguir esse ideal … já sabemos que podemos fazê-lo com os fãs / comunidade, já foi feito há mais de 20 anos. Queremos EVOLUAR isso para algo maior e esperamos que você veja essa perspectiva, mesmo que você não concorde com isso
Obrigado novamente a todos no FGC que suporta, atende e faz com que a experiência Evo seja o que é. Eu prometo que o evento deste ano continuará a se concentrar na celebração de jogos de luta e que os eventos futuros irão melhorar o delicado equilíbrio da comunidade, desenvolvimento de jogos e audiência.
Se alguém tiver dúvidas ou comentários, apenas responda ou DM. Eu irei até eles se eu puder.
Mark Julio (@MarkMan23)