

De acordo com a a PCGamer, Erik Johnson disse durante uma reunião de três horas que a Valve está considerando realizar o The International fora dos Estados Unidos, por problemas com a Imigração. Apesar de estar em franco crescimento, ainda é muito difícil para que alguns atletas tenham seu trabalho reconhecido, especialmente o de organizações menores.
Em 2014, os times da Ásia CIS-Game e Arrow Gaming tiveram seus vistos inicialmente negados durante o processo de preparação para o The International. Depois de quatro tentativas, Arrow Gaming conseguiu obter o visto para seus atletas, porém, CIS -Game acabou ficando de fora da competição.
“Nós realizaremos o evento não importa o que aconteça. Idealmente faríamos em Seattle porque há a vantagem de estarmos perto do nosso escritório. Mas o evento acontecerá. Então sim, se ficar muito complicado, nós encontraremos uma maneira.” ” Qualquer pressão na retirada dos Vistos americanos é uma preocupação para nós”.
O comentário veio após a administração de Donald Trump impor três meses de proibição de viagem para os cidadãos de sete países, uma decisão que, de acordo com Gabe Newell, impediu que certos funcionários ficassem impedidos de voltar para seus países.
Donald Trump também mencionou planos para cancelar o programa de Vistos, mais conhecido como ESTA, que garante vistos eletrônicos para cidadãos de 38 países, dentre países como Suécia, Dinamarca, Alemanha e Finlandia, que afetaria diretamente times como: OG, Liquid, Secret e Alliance.