ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Absolver traz mecânica de combate complexa e inovadora

Desde que jogamos Absolver na E3 2017, ficamos extremamente ansiosos para botar as mãos no jogaço que testamos. Desde suas mecânicas de combate até seus elementos de RPG, Absolver tenta renovar o gênero de luta, trazendo confrontos artísticos, estratégicos e empolgantes. Entretanto, por não termos tido a oportunidade de jogar mais do que quarenta minutos guiados da história, não pudemos saber exatamente o que nos esperaria no jogo em sua versão final. Agora que Absolver foi lançado para PC e Playstation 4, chegamos às nossas conclusões. Veja abaixo:

A primeira coisa que nos enche os olhos em Absolver é a sua arte. A Sloclap, desenvolvedora do jogo, teve extremo carinho não somente em criar uma experiência fluida de movimentação, mas também em usar todo o poder da Unreal Engine 4 para gerar o mundo e seus personagens de forma incrivelmente artística. Sou um adepto dos jogos que fogem do padrão estético tradicional, e Absolver definitivamente se encaixa nessa curadoria. Conforme me foi explicado pelo time de desenvolvimento, cada pedaço do jogo foi desenhado e criado a dedo pelos artistas da empresa para trazer espaço ideal de luta e beleza ao mesmo tempo. Há árvores, pássaros, sombras, ruínas e detalhes em todos os cantos da tela, de forma a criar um ambiente realmente denso e atmosférico que nos remete ao contexto pós apocalíptico no qual Absolver é inserido. É claro o objetivo de criar não somente um bom jogo, mas também uma experiência artística em todos os sentidos.

Absolver 2

Absolver se passa em Adal, um grande e belo espaço constituído de ruínas, lugares inabitados e navios naufragados. Em um mundo pós apocalíptico, poucos sobreviveram. No meio deste ambiente hostil, você joga como um Prospect, que terá que lutar até o fim para ganhar o direito de se tornar um Absolver, um mestre das artes marciais. Para alcançar esse patamar, o jogador deve criar um personagem de acordo com três classes diferentes, cada uma com seus estilos de combate e movimentos defensivos. Com toda a sua habilidade e expertise marcial, o jogador deverá treinar, batalhar e subir a torre de Adal para se graduar. O pouco de história proporcionada por Absolver é feita para pura e simplesmente fazer com que o jogador seja levado de uma luta à outra. No meio de todo esse ambiente hostil há também outros jogadores, todos com o mesmo objetivo que você, se tornar um Absolver, e chefões que tornarão o trabalho muito mais desafiador.

O quesito de maior qualidade de Absolver é, sem sombra de dúvidas, seu gameplay. É admirável o trabalho feito pela Sloclap para inventar um novo gênero de luta nos videogames. O jogo permite que o jogador simplesmente crie o seu próprio estilo de luta, com combos, golpes e sequências que lhe agradarem. Basicamente o sistema por trás do jogo é o seguinte: há uma árvore de habilidades, estilos de luta, golpes para os personagens e armas que podem ser invocadas. Cada golpe possui uma posição de início e fim de movimento, sendo que há quatro posições para o corpo do personagem, duas de frente e duas de costas. Isso, combinado com o fato de que pode-se criar sequências de combos personalizadas, faz com que cada luta seja única. A princípio, essa mecânica parece complexa, mas com o tempo tudo vai ficando mais natural. Na minha experiência, criei duas sequências de combos fortes circulares, em que uma terminava na posição de início da outra. Caso eu acertasse o tempo certo de cada um dos golpes, era possível manter um combo eterno que ia aumentando minha força (claro, a estâmina diminui ao longo dos combos). Além disso, uma barra de tempo (do mesmo estilo da barra de recarga de Gears of War) e um flash nas luvas auxiliam na tarefa de apertar cada botão no momento certo para continuar os combos de forma fluida. Dessa forma, a habilidade de cada jogador de alternar seus golpes e sequências no tempo correto se torna decisiva para a vitória. Em geral, passa-se a maior parte do tempo em Absolver rearranjando a ordem dos ataques por meio do deck de combate. Além de ter um combo principal, o deck permite criar movimentações alternativas, extremamente necessárias para quando seu adversário já identificou seu estilo de luta.

Absolver-12

A ideia por trás dessa mecânica é boa, já que possibilita infinitos estilos, com combinações de golpes, combos, posições de corpo e habilidades diferentes. É praticamente impossível que se jogue contra uma pessoa que tenha o mesmo estilo de luta que o seu, o que torna a experiência de Absolver bastante diversa em seus duelos. É possível, por exemplo, adaptar seu estilo de luta simplesmente mudando o lado de ataque, o que permite o encaixe de uma variada gama de novos golpes e combos. Diferentemente de títulos como For Honor, em que a maioria das técnicas acaba ficando manjada depois de um tempo, Absolver praticamente torna todas as lutas contra jogadores reais imprevisíveis. Para complementar, o lado RPG do jogo é bem trabalhado. Há equipamentos, habilidades e armas para serem utilizadas. Para obter tudo isso, é necessário ganhar experiência através de luta ao longo do mapa.

A essência de Absolver passa pelo seu sistema refinado de combate, que faz com que o aperfeiçoamento das habilidades do jogador aconteça de forma natural. Cada movimento é autêntico, com suas características próprias, e o deck de combos faz com que eles se juntem de forma muito bem pensada. Diferentemente de jogos tradicionais de luta, não há a possibilidade de apertar botões de forma desenfreada. Isso não é algo que deva ser feito em qualquer jogo do gênero, mas em Absolver esse tipo de atitude é praticamente proibitiva. O jogo praticamente faz com que o jogador mergulhe de forma profunda em suas mecânicas de combate. O acúmulo de experiência e o desbloqueio de diferentes movimentos e golpes acontece de forma escalada, fazendo com que o jogador se sinta um mestre das artes marciais pouco a pouco.

Cy8djyGXUAAt4Hw

Aliás, é bom que o combate seja sólido em Absolver, já que o modo história se resume basicamente a isso. Não há muito além de inimigos esperando em todos os cantos para lutar. São muito poucos os personagens completamente neutros no jogo. Ocasionalmente, eles darão algum conselho, mas nada além disso. O maior desafio consiste nos chefões, que trazem um toque de variedade ao jogo. Na minha experiência na campanha, eles fizeram com que eu tivesse que parar, avaliar meu estilo de combate, e me adaptar, já que cada um deles possui uma forma de luta diferente. Definitivamente, as batalhas contra os chefões são o melhor momento contra NPCs de Absolver. Digo isso porque toda a campanha em si não surpreende muito e acaba sendo bastante repetitiva.

Agora, outra grande qualidade de Absolver, na minha opinião, é seu multiplayer. De acordo com o que conversamos com Paul-Emile Boucher, um dos desenvolvedores do jogo, Absolver é feito para ser jogado online. Não é nem necessário que a Sloclap tenha que dizer isso, já que o título toma outra forma quando outros jogadores reais são acrescentados na equação. Quando jogamos com outras pessoas que saibam de fato como utilizar seus personagens, as batalhas se tornam lutas à la Matrix. É extremamente satisfatório de se jogar online. Tirando os abismos que matam instantaneamente e são extremamente irritantes, já que por muitas vezes acabamos escorregando pelas bordas do cenário durante as animações, tudo funciona muito bem. O mais impressionante de tudo é que Absolver nos mostra como somos capazes de nos adaptar, estudar os movimentos dos inimigos e mudar nosso estilo para contra-atacar. Acho que um modo competitivo desse jogo, ou mesmo um campeonato faria com que chegássemos o mais próximo possível de ninjas em um videogame. A Sloclap já afirmou, aliás, que há planos para trazer modos competitivos e 3vs3 para o jogo, mas até então os duelos são a atração principal.

A impressão final de Absolver é que há muito pouco para se jogar em seu modo campanha. Sua duração média de cinco horas evita que o jogo se torne muito repetitivo, mas também é suficiente para fazer com que aprendamos todos os estilos de jogo necessários para aproveitar o multiplayer, seu melhor modo. No momento, Absolver é um bom jogo, mas poderia ser muito mais. Felizmente, a Sloclap continuará dando suporte próximo ao jogo, trazendo novas ferramentas e modos que certamente trarão mais boas horas de gameplay.

{{

game = [Absolver]

game = []

info = [Lançamento: 29/08/2017]

info = [Produtora: Sloclap]

info = [Distribuidora: Devolver Digital]

plataformas = [Playstation 4, PC]

nota = [4/5]

decisão = [Bom]

texto = [Absolver inova em combate,]

texto = [mas traz campanha regular]

positivo = [Mecânica de combate]

positivo = [Gráficos lindos e artísticos]

positivo = [Árvores de habilidades extensa]

 

negativo = [Campanha repetitiva]

negativo = [Matchmaking lento]

}}

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo