[Hands-on] Iron Harvest é um excelente RTS que vai chamar sua atenção
Durante a E3, em uma das paradas no stand da Deep Silver (que tinha um belo café, diga-se de passagem), joguei o excelente Iron Harvest que lembra o áureo tempo dos RTS.
Antes de mais nada, vale dizer que Iron Harvest teve seu projeto iniciado em 2016 no kickstarter tendo grande sucesso onde pediu 450 mil dólares e ganhou mais de 1.2 milhões! Sua ideia é que a comunidade teria grande participação no desenvolvimento do jogo e é visível o carinho dos desenvolvedores. Antes de começar esse preview, já digo de cara que a desenvolvedora King Art Games acertou em cheio.
O jogo se passa após a primeira guerra mundial em uma parte da Europa onde teremos 3 grandes grupos: O império da Europa que mistura diversos grandes países, a republica da Polônia e os Rusviet (uma mistura de Rússia com Soviéticos). No jogo iremos andar em cenários que lembram fazendas em 1920 misturados com grandes máquinas que irão auxiliar em pegar recursos e para destruir os inimigos.
A parte da mecânica se divide no clássico e nos muitos detalhes que impressionam. Os clássicos são um tanto redundantes. Vamos ter diversos tipos de recursos para extrair, cada unidade e construção tem seu tempo para ser feito, existirão diversas classes de ataques e muito mais. Aqui é um RTS fiel e que tem uma excelente base.
Agora indo para as inovações, eu fiquei de queixo caído. A primeira é que as unidades humanas podem tomar cobertura tanto em muros como em unidades inimigas destruídas. Esse simples detalhe a lá X-COM, aumenta em muito a estratégia do jogo. O segundo detalhe que também ajuda é que muitas unidades tem dois modos, e que difere o ataque delas. Por exemplo, uma unidade pode fazer um ataque simples a sua frente, porém, se você “plantar” essa unidade, ela poderá fazer um ataque mais longe e/ou mais forte.
Algo que é muito legal, é que após destruir uma unidade inimiga, muitas vezes ela derrubará um item. Caso pegue uma unidade humana e comande para pegar este item, ela se transformará nessa unidade. Outra coisa legal é que existem muitos upgrades ao longo do caminho como, por exemplo, transformar uma unidade padrão em uma unidade de morteiro.
Esses são alguns dos detalhes e das opções que o jogo lhe dará. Com relação aos modos ele contará com três modos. O primeiro será o modo aventura, o segundo será o clássico Skirmish, ou seja, sai construindo e mate seus inimigos, e, por fim, um modo que mistura Skirmish com Tower defense. Nesse caso você terá sempre que defender sua base enquanto destrói inimigos pelo mapa e busca por mais recursos.
Para fechar esse preview, tenho que falar dos gráficos e da animação dos personagens. Está tudo muito lindo e repleto de detalhes. Como exemplo vou falar da classe do morteiro. Ao aproximar muito a câmera na unidade, era possível ver uma espécie de capitão com os binóculos vendo o inimigo, um outro estava pegando a a bala, outro carregava o canhão e mais um girava a manivela para alinhar o canhão. Isso é somente uma unidade que mostra o carinho do time pela animação do jogo.
Iron Harvest será lançado para PC, PS4, Xbox One ainda em 2019