NOTICIASNINTENDOPCPLAYSTATIONTop UltimafichaXBOX

E3 chega oficialmente ao fim: O adeus a uma era dos videogames

O icônico evento de games E3 é oficialmente cancelado após anos de declínio

Após mais de duas décadas sendo o palco principal para os maiores anúncios e demonstrações do mundo dos videogames, a Electronic Entertainment Expo (E3) é oficialmente cancelada. A confirmação vem da própria Entertainment Software Association (ESA), que expressou o carinho compartilhado pela indústria e pelos fãs em relação ao evento. Stanley Pierre-Louis, presidente da ESA, admitiu que, apesar de difícil, o adeus ao evento é uma decisão acertada diante das novas oportunidades que a indústria tem hoje para se conectar com os fãs e parceiros.

O site da E3 agora exibe uma única página com a mensagem de despedida, agradecendo pelas memórias criadas ao longo dos anos. O evento, que começou a enfrentar desafios em 2018 com a saída da Sony Interactive Entertainment, viu um efeito dominó de outras grandes empresas se afastando. Em 2020, a situação se agravou com a pandemia de COVID-19, que forçou o cancelamento da edição presencial do evento, levando a uma tentativa de adaptação para o formato digital em 2021.

O golpe final veio com os planos cancelados para uma E3 renovada em 2023, após a tentativa de um evento apenas digital em 2022 também não ter ido adiante. A indústria de games está passando por uma transformação, com eventos como o Summer Game Fest, criado por Geoff Keighley após sua saída da E3, ganhando mais relevância e adesão tanto de desenvolvedores quanto do público.

A E3 deixa um legado inegável como um dos eventos mais aguardados e celebrados pelos entusiastas de videogames. Durante anos, foi o palco onde novas tecnologias, consoles e jogos eram revelados, criando momentos históricos e empolgantes para a comunidade gamer. Sua despedida marca o fim de uma era e o início de um novo capítulo para a indústria de games, que continua a buscar novas formas de se conectar e envolver com seu público em escala global.

Um breve resumo da E3

A E3 era um dos maiores eventos da indústria de videogames, onde as principais empresas e desenvolvedores apresentavam seus novos produtos e projetos para o público e a imprensa. Mas você sabe como surgiu e qual é a sua importância para o mundo dos videogames?

A E3 teve origem em 1995, como uma alternativa ao Consumer Electronics Show (CES), que era uma feira de tecnologia que não dava muita atenção aos jogos eletrônicos. Muitas empresas de jogos queriam se separar do CES e ter um espaço próprio para mostrar suas novidades. Foi assim que nasceu a E3, organizada pela Entertainment Software Association (ESA), que era uma associação criada para defender os interesses dos produtores de jogos nos Estados Unidos.

A primeira E3 aconteceu no Los Angeles Convention Center, e contou com a participação de mais de 50 mil pessoas. Foi nessa edição que a Sony anunciou o PlayStation, a Sega mostrou o Saturn, e a Nintendo revelou o Virtual Boy.

Desde então, a E3 se tornou o palco de grandes anúncios e surpresas, como o Nintendo 64, o Xbox, o Wii, o PlayStation 3, o Kinect, o PlayStation 4, o Xbox One, o Switch, e muitos outros. A E3 também foi o cenário de momentos memoráveis, como a aparição de Miyamoto com a Master Sword, a demonstração de Half-Life 2, a revelação de Final Fantasy VII Remake, e a conferência desastrosa da Konami.

Antigamente a E3 era importante para o mundo dos videogames porque era uma oportunidade para as empresas mostrarem suas visões e inovações para o futuro da indústria, e para os fãs acompanharem as novidades assim como a imprensa podia conferis os jogos e informar o mundo. Contudo, com o advento da internet, sua relevância foi diminuindo com o tempo e agora chegou ao seu fim onde o golpe final, foi a pandemia.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo