ANÁLISESNOTICIASPCPREVIEWSXBOXXBOX ONE

Preview: Grounded é lindo e tem muito potencial

Chame seus amigos e se divirta

Grounded foi anunciado de surpresa por uma equipe pequena da famosa Obsidian, estúdio comprado pela Microsoft recentemente. O jogo de sobrevivência já está disponível em acesso antecipado e nos impressionou bastante. Confiram nossas primeiras impressões.

Querida, encolhi as crianças

Grounded é fortemente inspirado no filme de 1989 chamado de Querida encolhi as crianças onde estrelava Rick Moranis. No filme o pai da família, que é cientista, faz uma máquina que acaba encolhendo as crianças e elas passam por uma aventura fantástica e assustadora.

Essa é a mesma premissa que vemos em Grounded, por enquanto ainda sem a parte da história bem desenvolvida. Será possível montar um grupo de até 4 pessoas, onde todos são crianças, e será apresentado as mecânicas básicas e alguns dispositivos eletrônicos que tem envolvimento na sua diminuição de tamanho.

Também será possível encontrar um laboratório miniaturizado com um simpático robô que lhe passará algumas missões, incluindo atividades diárias como matar algum tipo de inseto ou fincar pontos de interesse no mapa.

Um lindo e gigantesco jardim

Algo que me impressionou de cara é de como Grounded é lindo. A representação do jardim gigantesco é muito bem feita por inúmeros motivos. Primeiro que é incrível ver com coisas simples, como uma grama, tomar uma proporção gigante. Uma caixa de suco ou uma lata jogada no chão são quase grandes monumentos naquele pequeno ecossistema. As pétalas de uma flor são quase do seu tamanho. Passar do lado de pequenos insetos e até simpáticas formigas. É tudo muito bem feito e orgânico, impressionante.

E algo que ajuda a dar esse destaque ao visual do jogo, é a maravilhosa iluminação. Como o jogo conta com ciclos de dia e noite, é muito legal ver o sol nascendo e refletindo em toda a diversa flora do jardim. Além disso, por ter esse ciclo, é possível ver a rotina dos mais diversos insetos. Um deles são as aranhas (fique longe delas) brigando com outros insetos ou formigas legando comida para seus formigueiros, em fileira.

O jogo é tão bem feito, que o fato de procurar uma gota de água para beber se torna impressionante, pois é melhor buscar após o orvalho da madrugada, assim que acorda.

Importante lembrar que Grounded possui uma customização muito interessante para aqueles que são aracnofobicos e gostariam e jogá-lo. O jogo te dá níveis de customização para as aranhas até elas parecerem uma pequena batatinha no meio grama, algo muito legal e bem pensado por parte da Obsidian.

As mecânicas de Grounded

Grounded é basicamente um jogo de sobrevivência, ou seja, terá que buscar água para beber e comida para não passar fome. Além disso, ao chegar a noite, precisará de ter um lugar para dormir.

Ao coletar os materiais você poderá ir construindo itens como um machado, martelo e lança. Ao pegar grandes placas de grama, poderá fazer paredes, portas e telhados para sua base. E aqui o céu se torna o limite.

Por mais que o jogo esteja em acesso antecipado e seu conteúdo,principalmente enredo, seja limitado, a parte de construção já disponibiliza muitas oportunidades de criação. A cada novo item coletado e a cada item analisado no laboratório, mais e mais receitas irão aparecer. Então fica aqui a dica, sempre que pegar algo que nunca viu antes, corra para algum ponto de análise e trate de liberar tudo que tal material pode ajudar a construir.

Eles podem variar de itens de combate como armadilhas, armas, armaduras (onde cada uma tem um status específico para aumentar como defesa, velocidade, vida e etc)., como podem ser itens para fazer uma grande e fortificada base incluindo lugar para cozinhar, baús, coletor de água, fazenda de comida, decoração e por aí vai.

Para os mais avançados será possível inclusive montar gigantescas estruturas para sair do jardim e chegar até em cima da casa.

Grounded está empolgando neste início

É sempre bom lembrar que Grounded é um jogo em desenvolvimento e não foi lançado oficialmente ainda, isto acontecerá quando a versão 1.0 do jogo for anunciada. Novas receitas de construção ainda estão sendo lançadas e a história ainda será introduzida no jogo. Mas é possível dizer que se esqueleto está muito bem feito e empolga quem curte jogos do gênero e a premissa a qual o jogo coloca o jogador.

O jardim é muito vivo e você realmente se sente indefeso perante a maioria dos insetos. Esse sentimento de fragilidade (ainda mais sendo criança) e a ausência de armas realmente poderosas, dão o tempero para quando você dá de cara com um inseto predador do quintal.

Já é possível se juntar com seus amigos e construir muita coisa como evoluir ao ponto de enfrentar as temíveis aranhas. Grounded está disponível na Steam ou no Xbox App, na biblioteca do Game Pass.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo