NOTICIASHARDWAREPCPLAYSTATIONPS5Top UltimafichaXBOXXBOX Series X|S

AMD FidelityFX Super Resolution: o que é e como usar?

Recurso da AMD promete atender GPUs de diversos calibres

Depois de muita expectativa, AMD finalmente revelou sua mais nova tecnologia de vídeo na Computex 2021. O AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) é um recurso de upscaling criado para bater de frente com o Deep Learning Super Samplings (DLSS) da Nvidia – sua principal concorrente. Para isso, o AMD FidelityFX Super Resolution promete aumentar as taxas de quadros (fps) em 200% para jogos em 4k mantendo traçados de raio / ray tracing (RTX) ativados.

Conheça e inscreva-se no nosso canal do Youtube, clique aqui

O que é AMD FidelityFX Super Resolution?

AMD FidelityFX Super Resolution

FidelityFX Super Resolution (FSR), assim como o Nvidia DLSS, é um recurso que faz com que um jogo pareça ser renderizado em uma resolução maior do que na verdade ele está sendo. Por exemplo: o jogo X está renderizando em 1080p e o AMD FidelityFX Super Resolution entra em jogo para preencher os pixels restantes. Dessa forma a imagem resultante pode chegar a 1440p mantendo o mesmo desempenho, ou parecido.

Apesar de DLSS e FSR serem similares, os funcionamentos são diferenetes. DLSS usa inteligência artifical treinada com escaneamento de jogos offline e apenas reproduz na hora de jogar. Já AMD FSR funciona com aprendizado de máquina em tempo real. Sendo assim, os próprios desenvolvedores podem implementar o recurso diretamente em seus jogos. Tudo isso independente de placas da AMD ou drivers específicos.

Veja mais sobre DLSS e AMD FSR

AMD está sendo bem aberta quanto à FidelityFX Super Resolution. O recurso funcionará em diversos hardwares tanto da própria AMD quanto da Nvidia. Em seu lançamento, o recurso já funciona em AMD RX 6000, RX 5000, RX 500 e RX 400, além das Nvidia GTX série 10 e 16 e RTX 20 e 30. Placas onboard com processadores AMD Ryzen também tem suporte.

AMD FSR oferecere quatro modos: Ultra Qualidade, Qualidade, Balanceado e Desempenho. Ultra qualidade aumenta o FPS tentando manter o máximo dos detalhes visuais. Daí para baixo, há um sacrifício maior dos detalhes visuais para aumentar ainda mais a taxa de quadros. No nível mais baixo, o recurso pode inclusive serrilhar bordas em nome de maior desempenho, ou seja mais fps.

Como AMD FSR funciona?

AMD FidelityFX Super Resolution rendering pipeline

AMD FSR é um upscaling baseado baseado em sombreamento que acontece no final do ciclo de renderização de gráficos. O recurso renderiza a imagem que seria da resolução mais baixa e também a nativa definida pelo usuário e realiza duas passadas de contraposição de imagens para tentar chegar à resolução escolhida. O primeiro passe é uma reconstrução de arestas através de um algoritmo que tenta recriar a imagem numa resolução maior a partir da menor. O segundo passe adiciona os detalhes faltantes para dar mais clareza ao resultado. Tudo isso, contudo, puxará um pouco mais do processador.

A resolução real usada pelo algoritmo depende do modo de qualidade escolhido pelo usuário. Para 4K, o AMD FidelityFX Super Resolution vai renderizar de fato a 2954 x 1662 por exemplo. Em seguida 2560 x 1440 para o modo Qualidade, 2259 x 1270 para o balanceado e 1920 x 1080 para Desempenho.

Nos modos de qualidade mais baixos, desenvolvedores podem optar por uma reconstrução de arestas mais agressiva para compensar o o desempenho e rodar visuais pesados em resoluções baixas. Isso pode gerar serrilhado e probleminhas visuais, por outro lado um ganho de desempenho enorme.

Por outro lado, assim como DLSS, esse recurso é mais produtivo quando usado em resoluções mais altas, pois as imagens contrapostas podem ser melhor trabalhadas pelo algorítmo. Contudo, AMD, confirma que funciona bem em 1080p (Full HD) potencialmente permitindo GPUs (Placas de Vídeo) antigas rodarem jogos que seriam, até então, inviáveis. Dessa forma, é de se esperar que requisitos mínimos de alguns jogos acabem diminuindo.

FidelityFX Super Resolution input resolutions at different quality modes.

Posso usar FidelityFX Super Resolution?

Com certeza! O recurso acabou de ser lançado na Computex 2021 e oficialmente ao público hoje, dia 22 de junho de 2021. Para isso, basta ter um hardware adequado (já mencionados acima), atualizar para o último driver Raedon e, é claro, um dos jogos compatíveis.

Atualmente, o recurso está disponível somente para PC, mas é esperado que chegue aos Xbox Series X e Playstation 5 em breve. Em relação aos consoles, esse recurso será extremamente importante para o desenvolvimento de games a fim de acompanhar a evolução gráfica dos PCs em um futuro (não tão) distante.

Que jogos já possuem AMD FSR?

A lista de games que já contam com a AMD FidelityFX Super Resolution são:

  • Anno 1800
  • Evil Genius 2
  • Godfall
  • Kingshunt
  • Terminator Resistance
  • The Riftbreaker
  • 22 Racing Series

Jogos confirmados para receber AMD FSR em breve:

  • Asterigos
  • Baldur’s Gate III
  • DOTA 2
  • Edge of Eternity
  • FarCry 6
  • Farming Simulator 22
  • Forspoken
  • Myst
  • Necromunda: Hired Gun
  • Resident Evil: Village
  • Swordsman Remake
  • Vampire The Masquerade: Bloodhunt
Godfall

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo