ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Royal Court, expansão de Crusader Kings 3 consegue deixar o que já era excelente melhor ainda

Pronto para agradar sua corte?

Crusader King 3 já é um game incrível, e você pode conferir o porquê em nossa análise aqui. E recentemente, dia 8 de fevereiro, fomos “presenteados” com sua expansão Royal Court, que acrescenta algumas características interessantes ao game. Ela teve uma excelente recepção, embora sua avaliação na steam esteja neutra. Isso se dá ao fato de os brasileiros estarem criticando a falta de uma tradução do game para PT-BR. Venha conferir o que achamos em nossa análise da expansão Royal Court.

Corte

A nova e principal característica dessa expansão é justamente o que dá nome a ela: a Royal Court (Corte Real). Agora possuímos uma representação visual de nossa sala do trono com toda a corte e visitantes em volta. Não só isso, agora podemos atender de tempo em tempo nossa corte e tomar decisões que podem gerar gastos, nos dar bônus, aumentar nossas relações etc.

Também podemos expor em nossa Corte as relíquias conquistadas e/ou produzidas ao longo do game. Além de embelezar nosso salão, elas também dão bônus, principalmente para um novo atributo chamado Court Grandeur (Grandeza da Corte). Essa pontuação define o nível da nossa Corte e os bônus que ela irá nos fornecer.

Mas para subir esse nível, também podemos investir na qualidade de nossa Corte, aumentando número de servos, qualidade da comida, dos tecidos e dos alojamentos. Porém, esse investimento tem um impacto bem alto em nossos cofres e só recomendo o utilizar quando seu reinado já estiver bem avançado.

Se o game possui um único ponto fraco é o fato de os reinados do tipo tribo não possuírem uma corte própria. Do ponto de vista histórico, realmente eles não possuíam uma corte, mas ia ser bem bacana ver a Mead Hall (Salão da Cerveja), o local onde os líderes nórdicos socializaram com o seu povo.

Novos cargos para incrementar nossa corte

Tendo uma corte mais completa e sinuosa não poderiam faltar novos e mais completos cargos para povoá-la, não é? Royal Court fez exatamente isso, adicionou vários e vários cargos com funções específicas da época. Agora além do médico, contamos com o artesão que nos ajudarão a produzir novos equipamentos (explicarei mais a frente), o provador de comida, que além de dar alguns bônus para a corte reduz o sucesso de atentados e até mesmo o bobo da corte, que oferece bônus de reputação, mas que ofenderá o lorde selecionado. Esses são só alguns exemplos das diversas novidades presentes nos cargos que entregam uma diversão e uma imersão a mais ao game.

Equipamentos para uma geração

Outra novidade está na possibilidade de ganharmos e/ou produzirmos equipamentos, o que aprimora o Outra novidade está na possibilidade de ganharmos e/ou produzirmos equipamentos, o que aprimora o ar de RPG que o game possui. Esses itens são, em sua maioria, caros e difíceis de conseguir, mas que dão bônus diversos como atributos extras, aumento de rendas, habilidade em combate ou até mesmo o ganho de opinião dos nossos vassalos. É bom lembrar que eles possuem durabilidade e precisam ser reparados ao longo das décadas, o que é outro fator interessantíssimo pois nossa linhagem herda esses equipamentos, o que significa que – se conservados – nossos filhos, netos e bisnetos lutarão com equipamentos que estão a gerações na família.

Criando uma cultura híbrida – Análise: Royal Court

Uma outra característica que a expansão Royal Court nos trouxe foi a possibilidade de criarmos culturas híbridas. Essa função é um pouco complexa de se entender e aprofundar, mas traz uma dinâmica muito interessante. De um ponto de vista histórico, faz bastante sentido visto que ao expandirmos nosso reinado, naturalmente abraçamos outras culturas e, com isso, existe um evento natural de inserção dos costumes, hábitos, religiões etc. Sendo assim, essa criação torna o game ainda mais divertido e imersivo.

Mas não vá pensando que essa tarefa será só lazer. Criar uma cultura significa mudar drasticamente suas origens o que vai, dependendo de suas escolhas, deixar muitos membros da corte, amigos e aliados extremamente insatisfeitos, assim como a comunidade religiosa – dependendo da escolha da nossa fé. Logo, essa ação deverá ser muito bem pensada e suas consequências calculadas ou as consequências podem ser desastrosas e bem difíceis de reparar.

Conclusão de nossa análise de Royal Court

Crusader King 3 já era um game incrível e me surpreendeu bastante. Sua expansão conseguiu me atingir da mesma forma. Entregar uma corte visualmente bonita com o intuito de atender nossa corte e impressionar nossos vassalos/inimigos foi uma adesão muito interessante e imersiva. Além dessa maravilhosa adição, ter um sistema de equipamentos, novos cargos e a dificílima – mas divertida – função de criar uma cultura híbrida deixa o game próximo da imersão perfeita – só sinto ainda a falta de um combate visual.

Essa análise da expansão de Crusader King 3: Royal Court, foi feita com um código oferecido pela distribuidora do game e segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Crusader King 3: Royal Court

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Novidades - 10

9.8

Maravilhoso

Umas das expansões mais completas que já vi. Embora ele entregue bastante novidades, consegue manter o equilíbrio e trazer ainda mais diversão para a obra original.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo