NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Arcadegeddon é divertido e colorido

Chegou a hora de salvarmos o arcade

Desenvolvido e publicado pela IllFonic Inc, Arcadegeddon é um shooter cooperativo onde precisaremos entrar no universo super colorido de um fliperama para combater um vírus e salvar o último arcade de nossa cidade. Com essa premissa e essa explosão de cores, será que o game pode te conquistar? Venha conferir o que achamos em nossa análise de Arcadegeddon.

O game está disponível para PC (via Epic Store), Xbox One, Xbox Series, Playstation 4, Playstation 5 e conta com legendas e interface em PT-BR.

Salvando o fliperama da cidade de uma mega corporação

Em Arcadegeddon, encarnamos o personagem Plugworth – ou apenas plug, como gosta de ser chamado agora. Embora essa premissa inicial indique um personagem pré-definido, o game nos dá a liberdade de sermos o que quisermos. A aparência e o sexo do personagem é completamente customizável. Isso é uma possível razão pela qual o nome de nosso personagem é “neutro”.

Gilly, o dono do último arcade de nossa cidade, é um aposentado criador de games. Como seu último trabalho e em uma tentativa de levantar a movimentação de sua loja, ele cria um incrível e enorme jogo que leva o título do game. No entanto, uma megacorporação chamada Fun Fun Co hackeia o jogo e injeta um vírus nele. Agora cabe a nós entrar nesse mundo cibernético e combater esse vírus fisicamente.

O mundo super colorido dos arcades de Arcadegeddon – Análise

Primeiramente, preciso fazer um disclaimer antes de falar do cenário de Arcadegeddon. Particularmente eu não curto games muito coloridos e com efeitos gritantes e é exatamente o que Arcadegeddon é. Mas, preciso admitir que esse fator me incomodou por apenas alguns minutos, se tornando rapidamente um dos seus maiores destaques. É muito bom perceber como essa ambientação combinou perfeitamente bem com a temática do game. O cenário de Arcadegeddon é exatamente o que ele pretende ser, um mundo de arcade modernizado.

Os efeitos do game não fogem dessa regra. Por exemplo, os inimigos derrotados geram uma explosão de pixels, porém modernizados. Os impactos dos tiros não criam apenas furos e queimaduras, mas sim uma explosão de tinta, assim como o “sangue” dos inimigos. Além desses detalhes, o game possui uma grande variação de cenário. Indo de cidades e ilhas até regiões de vulcões e universos completamente digitais.

No entanto, nem tudo são flores. O game apresentou algumas quedas de desempenho que podem ser até um pouco prejudiciais para a jogatina. Pela sua ação frenética, é natural que estejamos em constante movimento, principalmente na batalha contra os chefes. Em alguns momentos o game deu pequenas congeladas que, mesmo sendo bem rápidas, foram bem prejudiciais dado a frenesi do game. Poderia até ser algo relacionado ao meu hardware, mas joguei com um colega que possui uma máquina até mais possante que a minha e que também sofreu com essas quedas de desempenho nos mesmos momentos que eu. Porém, nada que alguns patchs futuros não possam resolver.

E por falar em problemas, tivemos algumas situações pontuais onde um ou outro inimigo ficou preso atrás de uma parede. Felizmente foi algo bem pontual.

Jogabilidade simples que funciona

A jogabilidade de Arcadegeddon é relativamente simples e comum. Se tratando de um shooter, no computador, seu controle se assemelha a grande maioria dos games desse gênero. Nesse ponto, a única coisa que temos de novidade são os poderes que podemos comprar com tokens ganhos nas partidas e que podem ser ativados de tempo em tempo.

Suas partidas consistem em “runs” onde é necessário atingir certos objetivos como sobreviver por um tempo, destruir objetos ou capturar pontos. Um timer também fica rodando constantemente até “disponibilizar” uma difícil – e divertida – batalha contra boss. Após finalizarmos cada corrida temos uma safehouse onde é possível comprar habilidades, armas e – um dos fatores mais divertidos – competirmos em uma batalha aleatória com nossos amigos para ganharmos mais recursos.

Essa competição é amistosa e não aplica nenhum tipo de ônus aos derrotados. Achei essa “quebra” de rotina extremamente divertida. Esse modo “versus” pode ser jogado diretamente e se assemelha bastante ao famoso game Fallguys que agora se encontra gratuito.

Outros pontos de destaque do game estão em suas variedades de customizações e armas. Ao terminarmos cada corrida e completarmos objetivos extras, ganhamos dois tipos de recursos: Tokens e Tickets. O primeiro pode ser utilizado para liberarmos habilidades ativas e plugins – que são equivalentes a habilidades passivas. Já a segunda serve para comprarmos skins, cores de roupas etc. Sendo que essa personalização não se aplica exclusivamente aos nossos personagens, mas também a nossas armas. E essa variedade é bastante extensa.

Adicionalmente você terá desafios e missões diária que lhe ajudarão a conseguir mais XP como abrir um número específico de baús ou então matar uma certa quantidade de inimigos com um tiro na cabeça ou de uma outra forma específica. E em complemento a esses desafios, é possível falar com os diversos personagens que estão na loja do Arcade que poderemos pegar missões extras para conseguir mais customizáveis, assim como roupas específicas.

Uma excelente mistura de nostalgia com modernismo

Um outro ponto onde Arcadegeddon acerta bem é sua trilha sonora. Aqui podemos encontrar uma excelente mistura entre algo eletrônico e digital dos arcades de antigamente, mas misturado com algo completamente moderno e atual. Esse sentimento já desperta no simples abrir do game, onde é possível ouvir um clássico som de fliperama que se transforma em uma música eletrônica atual – e muito agradável. Aqui tive um dos raros momentos em que eu, literalmente, parei para ouvir e prestar atenção aos detalhes das músicas.

Os efeitos sonoros do game também se encaixam bem nessa ambientação, mas aqui o destaque principal fica no efeito e impacto dos tiros. Lembrando que o game se passa dentro de um arcade, seus desenvolvedores conseguiram entregar, mais uma vez, algo moderno e nostálgico. Ao atingirmos um inimigo, por exemplo, o som de sua destruição possui um efeito que lembra os games de fliperama misturados com algo mais moderno. Mais um ponto que achei bastante assertivo no game.

Conclusão de nossa análise de Arcadegeddon

Tenho que admitir que Arcadegeddon foi uma surpresa muito agradável. Tive um certo “pré conceito” com o game ao ver seu universo excessivamente colorido, mas isso se tornou rapidamente parte da diversão. O game conta com personagens divertidos e carismáticos que se enquadram bem em seu universo. Embora sua jogabilidade não entregue nenhuma grande novidade, sua variedade de armas e customizações acabam se tornando o destaque do game.

Somado a tudo isso, contamos com uma trilha sonora animal e efeitos que são a cereja do bolo. Posso afirmar que Arcadegeddon é um dos melhores shooters com elementos de roguelike que já joguei, tendo como “rival” mais próximo o game Risk of Rain 2, porém o superando completamente.

Essa análise de Arcadegeddon segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Arcadegeddon

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 8
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10

9.3

Excelente

Arcadegeddon é divertido, colorido e empolgante. Um excelente game para jogar e competir com os amigos de forma amistosa - ou não.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo