NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative é simplesmente fantástico

Mais um novo capítulo de THE SOMNIUM FILES para os amantes de cyberpunk e investigação

Nesta análise iremos falar sobre a sequência do aclamado AI: THE SOMNIUM FILES lançado em 2019 e desenvolvido pela nipônica Spike Chunsoft. Com o título de AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative, teremos um novo mistério a ser resolvido e o protagonismo sai das mãos do detetive Kaname Date e vai para os detetives Mizuki e Ryuki. Para os conhecedores do primeiro título, sabem bem que esses são nomes conhecidos, uma vez que Mizuki é filha adotiva de Date, enquanto Ryuki é seu discípulo. Dito isso, será que a troca de protagonistas logo no segundo título foi uma boa jogada? Vamos conferir isso e muito mais nesta análise.

Essa análise de AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative foi feita graças a um código de Playstation 4 cedido pela distribuidora.

A conclusão de um caso inacabado

Logo após os acontecimentos do primeiro jogo e, consequentemente, a conclusão do caso conhecido como New Cyclops Killer, o Japão futurista aparentava estar em paz. Ao menos de assassinos peculiares como aquele que foi mencionado a pouco. Porém, foi durante uma transmissão de um programa de auditório onde a ABIS (a força investigativa de elite) estava participando que ocorreu um novo assassinato inesperado, pois metade de um corpo apareceu no meio do palco. Junto da vítima tinha uma mensagem dizendo “Lute por liberdade” com um QR Code que levava diretamente para um estranho vídeo que fez com que Ryuki ficasse com a consciência realmente bugada.

Seis anos mais tarde, a outra metade do corpo surgiu no meio de um estádio de futebol e dessa vez quem o encontrou foi Mizuki. Por conta desse caso inacabado, ela terá que unir forças com Ryuki para descobrir como foi o seu desempenho há 6 anos atrás, juntar pistas e juntos solucionarem essa série de assassinatos que deixam apenas metade da vítima no local do crime.

Date não é um dos protagonistas, porém, ele sempre dá as caras durante os capítulos do game e serve de apoio para a dupla de detetives. Junto disso, vários personagens antigos e novos estão presentes no cast, fazendo com que você fique ainda mais imerso nesse mundo fascinante e futurista.

AI: THE SOMNIUM FILES - nirvanA Initiative

Jogabilidade inovadora

AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative consegue se destacar completamente com a sua jogabilidade inovadora em comparação aos jogos do mesmo estilo. Por se tratar de um game que segue a mesma temática de jogabilidade que vimos em Danganronpa e Zero Escape, eles abandonaram a ideia de termos apenas a visão 2D dos personagens e trouxeram modelo 3D com maior interação. Inclusive, há vários momentos de quick time event que deixam a experiência mais dinâmica e longe de ser algo que você apenas fica lendo/ouvindo.

Ainda dentro do assunto, a parte mais voltada a “visual novel” é apenas 50% do jogo, uma vez que também temos momentos onde devemos caminhar por cenários em busca de pistas e desvendar como o assassino deixou o corpo na cena do crime. Em outros momentos, somos enviados ao Somnium que é uma área virtual dentro do subconsciente de alguma pessoa. Falaremos mais disso no próximo tópico.

Somnium é o maior brilho de AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative

Um dos meios que os detetives conseguem pistas ocultas de seus principais suspeitos é por meio de uma máquina inacreditável capaz de invadir o “somnium” que é uma realidade virtual formada por meio do subconsciente da pessoa. Entretanto, só é permitido fazer isso durante 6 minutos, pois após isso o ambiente se torna perigoso para o usuário. Em cada capítulo entramos num somnium diferente e vemos cenários diversos e, como nem tudo são rosas, para conseguir pistas é necessário resolver puzzles.

Os puzzles são completamente variados, fazendo com que você não caia na mesmice. Enquanto um somnium é baseado em desvendar combinações para superar obstáculos, outro te obriga a tomar as melhores decisões para conseguir avançar no mistério. Além disso, esse momento lembra bastante os palaces de Persona 5, pois estamos descobrindo o verdadeiro “eu” daquela pessoa, mas ao invés de lidar com Shadows estamos lidando com os princípios e desejos distorcidos destas pessoas.

Juntamente dessa característica, o jogo também consegue se destacar em não dar diálogos desnecessários fazendo com que todo que é dito tenha o seu peso de importância. Além de ser inovador dentro do estilo, ele também se mostra nenhum pouco repetitivo.

Gráficos e trilha sonora

AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative nos entrega belas gráficos em 3D, mostrando seus personagens interagindo em tempo real invés de ser apenas um sprite 2D que alterna as reações deles. Junto disso, há cenas de ação que são realmente interativas, deixando tudo ainda mais dinâmico. A criação dos personagens tem como responsável o mesmo artista que fica a frente da consagrada série Fire Emblem.

A trilha sonora é empolgante, trazendo as músicas certas nos momentos exatos para ampliar a imersão dos jogadores. Além disso, diversas músicas em sua trilha sonora são memoráveis.

Conclusão da análise de AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative

Para concluir essa análise de AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative, devo comentar que esse jogo é simplesmente fantástico. Além de ter uma história envolvente, também se destaca com a sua jogabilidade bastante única que representa uma evolução drástica em comparação com as franquias anteriores da Spike Chunsoft que seguiam esse estilo de jogo.

Se há um defeito é alguns pequenos aspectos em relação a seleção de opção, onde não está pré-selecionada a primeira opção, fazendo com que você tenha que apertar o botão que a representa antes de selecioná-la, fazendo com que muitas vezes que você se esqueça desse detalhe a aperte o X (se estiver no Playstation) inutilmente.

Fora o que foi dito acima, AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative é realmente um jogo sensacional e que traz uma ansiedade enorme para que um terceiro jogo seja lançado para completar a trilogia.

AI: THE SOMNIUM FILES - nirvanA Initiative

Essa análise de AI: THE SOMNIUM FILES – nirvanA Initiative segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

AI: THE SOMNIUM FILES - nirvanA Initiative se destaca em todas as suas caracteristicas

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 10

9.9

Maravilhoso

AI: THE SOMNIUM FILES - nirvanA Initiative é um jogo fantástico e imersivo que traz consigo uma história envolvente repleta de bons personagens e uma jogabilidade inovadora para o seu estilo.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo