NOTICIASANÁLISESPCREVIEWS

Análise: Sunday Gold traz uma diferente mescla de aventura com RPG

E espero que isso se torne um estilo recorrente.

Desenvolvido pela BKOM Studios e distribuído pela Team17, fomos presenteados com um game que mescla o clássico adventure point and click com RPG. Venha conferir se o jogo vale a pena em nossa análise de Sunday Gold.

O game estará disponível para PC via Steam no dia 13 de Outubro e conta com legendas e interfaces em PT-BR. No entanto, até o momento dessa análise, a tradução está completamente bagunçada, com momentos em inglês e com textos que não fazem sentido.

A trama interessante de Sunday Gold – Análise

O game conta a história de Frank, um ladrão malandro que se considera um Robin Hood moderno, roubando dos ricos para dar aos mais necessitados – no caso, ele mesmo. Dois anos antes da história principal, ele e suas parceiras, Sally e Ruth estão em um trabalho que acaba terminando mal e Ruth é capturada ou morta.

Dois anos se passam e deparamos com um Frank que está devendo um dinheiro alto para algum tipo de mafioso. Para conseguir efetuar esse pagamento, Sally lhe apresenta o terceiro membro do grupo, Gavin. Ele oferece um trabalho de invadir a megacorporação onde trabalhava para roubar algumas informações e vender por um valor altíssimo. Obviamente as coisas não saem como planejado, mas não aprofundarei para evitar possíveis spoilers.

Análise: Sunday Gold

Cenário e personagens incríveis

Sunday Gold conta com um cenário peculiarmente maravilhoso. A começar que, à primeira vista, o game parece se passar em algum período mais antigo, talvez próximo da década de 90. No entanto, ele se passa no futuro, mais especificamente no ano de 2070. Junto disso, ele tem um certo ar de filme neo noir, onde existe um clima de detetive das antigas, mas com conteúdo e características modernas. A cidade em si, embora seja pouco explorável, possui neons e luzes típicas do gênero cyberpunk. No entanto, essa comparação se limita apenas a isso, fugindo dos carros voadores e personagens ultra cibernéticos.

E falando de personagens, o visual do game apresenta um mais interessante que o outro. Vale comentar que eles fogem dos padrões bonitões e estilosos que a maioria dos games possui e são mais caricatos. Frank é magro, alto e com um penteado totalmente cafona. Sally é uma loira enorme e forte com queixo quadrado. Já Gavin é um “nerd agressive”, calvo e com cara e jeito de bobalhão. Mesmo assim, é difícil não sentir afeição por eles. Principalmente pelo fato de serem completamente diferentes entre si, mesmo assim possuírem uma química quase inexplicável.

Outra característica importante de pontuar é que quase não possui animações fluidas. Quase todas as ações, ataques e especiais são executadas em quadros, trazendo a sensação de estarmos lendo um quadrinho. Essa sensação é reforçada por alguns sons possuírem efeitos visuais, como os antigos “crash boom bang”. Isso se encaixou perfeitamente bem na temática do game tornando-o agradável visualmente e bastante.

Análise: Sunday Gold

A Jogabilidade única que merece ser replicada de Sunday Gold – Análise

Gold Sunday possui uma mescla entre aventura e RPG muito boa. Por outro lado, essa mistura limita um pouco ambos os gêneros, mas nada que negative a experiência. A começar pelo seu lado aventura, o game apresenta o clássico “point-and-click” onde interagimos com os objetos, coletamos itens para acessar outros lugares etc. Isso ficou muito bom, porém se limita a ações básicas de procurar e interagir. Enquanto um game de aventura mais completo expande essas opções com interações de movimentar, empurrar, puxar etc. Já seu lado RPG, é o estilo padrão de lutar, ganhar experiência e subir de nível, mas com uma evolução mais lenta que os RPGs tradicionais.

Análise: Sunday Gold

Vale reforçar, essas limitações não tiram em absolutamente nada a graça do game. Principalmente por ele possuir algumas mecânicas inovadoras e divertidas que se encaixaram perfeitamente bem nessa mistura de gêneros. A principal e mais interessante são os pontos de ação que os personagens possuem. Cada interação custa uma quantidade de pontos que recarregam ao passar de turno. Com isso, entramos em outra mecânica do game que eu achei animal. Como estamos invadindo e roubando lugares, é natural tentar ser o mais furtivo possível. Logo, se demorarmos muito, cada vez que passamos de turno, existe uma chance de aumentar o nível de atenção dos inimigos e/ou iniciar um combate que se torna cada vez mais difícil conforme nossa notoriedade aumenta.

Administrar pontos de ação será importante

Esses pontos também são utilizados em combate, o que significa que é importante administrá-los para começarmos as lutas com mais pontos para agirmos. No entanto, a maioria dos combates acontecem ao passar o turno, o que significa começar com a pontuação cheia. Os puzzles do game podem ser repetidos infinitamente até completá-los, porém, eles também custam pontos de ação. Ou seja, quanto mais falharmos, mais turnos são usados e, consequentemente, teremos mais combates com dificuldade escalada.

Análise: Sunday Gold

Outro fator interessante é que cada personagem possui uma especialidade única que precisará ser utilizada em diversas situações. Elas são executadas em formas de mini games diferentes para cada um. Frank é um arrombador de cofres, enquanto Sally usa sua força para mover ou quebrar objetos. Gavin é um hacker especialista que consegue invadir sistemas e drones. Essas ações consomem uma quantidade considerável de pontos de ação e isso traz uma outra característica bacana do game: a evolução dos personagens.

A cada nível que chegamos, recebemos dois pontos que servem para melhorar habilidades. A escolha é livre, mas possuem focos diferentes. Por exemplo, aumentar o nível das especialidades faz com que os personagens precisem de pontos de ação ao executá-las. Ou podemos melhorar habilidades de combate para causar mais dano, facilitando os combates.

Cuidar da saúde mental dos personagens também será um fator importante

Além dos pontos de ação, também precisaremos cuidar da compostura dos personagens. Presenciar eventos tensos ou assustadores afeta suas mentes reduzindo esse atributo. Cada personalidade é afetada de forma mais ou menos negativa. Por exemplo, Gavin é covarde por natureza, reagindo de forma mais negativa a eventos agressivos do que os demais personagens.

Análise: Sunday Gold

Quanto mais baixo esse atributo, mais o personagem ficará assustado e nervoso, atrapalhando o seu controle. Isso fica representado, por exemplo, no combate. De acordo com o nível de estresse, teremos um tempo cada vez mais curto para agirmos. Assim como fora dele, fica mais complicado realizar certas ações pois os números e textos ficam se confundindo e embaralhando enquanto a executamos. O efeito do estresse pode ser melhorado ou curado com itens, como bebidas e drogas, ou habilidades, como a inspiração de Frank.

Análise: Sunday Gold

Trilha agradável e dublagem sensacional

Falando de sua trilha sonora, Sunday Gold também acertou bem. Como mencionado anteriormente, o game possui um clima neo noir e senti isso refletido em sua trilha sonora. Com um toque de mistério e investigação – embora sejamos ladrões, e não detetives – ela ficou agradável e condizente com o cenário. Uma parte interessante é o jukebox que podemos interagir no pub que planejamos as missões. Ele conta com músicas do mesmo artista que fica tocando ao fundo e podem ser mudadas manualmente.

Mas o que realmente encanta é sua dublagem. Não apenas a voz combina muito com os personagens, mas também com suas personalidades. Frank é um ladrão malandro e faz comentários perfeitos com seu estilo. Sally é uma brutamonte calma e calculista, e mesmo em situações críticas consegue demonstrar isso. Gavin, bom, é o Gavin, um nerdola que tem medo de tudo e fica desesperado em momentos críticos. Aqui, tanto a dublagem quanto a personalidade dos personagens brilharam, trazendo mais graça e empatia a cada um.

Conclusão de nossa análise de Sunday Gold

Sunday Gold é um game que me impressionou de forma muito positiva. O game possui uma história que já prende por si só. Junto a isso, temos um visual extremamente cativante que não achei cansativo em momento algum. Sua jogabilidade é inovadora e extremamente cativante. Adoraria vê-la se repetindo em outros games no futuro. Seja da forma que está apresentada aqui, seja de uma forma mais completa ainda.

Acredito que Sunday Gold não só fez o seu trabalho com excelência, mas também trouxe um novo estilo cativante para os games. Resta saber como vai ser a recepção da comunidade a essa novidade. Mas posso adiantar que, de forma pessoal, eu fiquei muito agradado com o que o game entregou.

Essa análise de Sunday Gold segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Sunday Gold

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 9

9.5

Excelente

Sunday Gold é um game que surpreende tanto na sua estética quanto na sua jogabilidade geral. Espero de verdade que seu jeito inovador se torne um padrão para os jogos de aventura no futuro.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo