NOTICIASPLAYSTATIONPS4PS5

Custo total de The Last of Us Part 2 e Horizon Forbidden West é acidentalmente revelado

Horizon Forbidden West e The Last of Us Part 2 tiveram custos de produção astronômicos, de acordo com documentos judiciais

Em uma revelação inadvertida, descobriu-se que o custo total de desenvolvimento dos gigantes da PlayStation, Horizon Forbidden West e The Last of Us Part 2, foi de mais de $200 milhões de dólares. Esta informação veio à tona devido a falhas nas redações de documentos judiciais que visavam ocultar informações sensíveis.

A declaração da Sony à Comissão Federal de Comércio dos EUA foi recentemente divulgada ao público como parte da audiência judicial em andamento sobre o acordo entre Xbox e Activision. Leitores atentos notaram que as marcas pretas, destinadas a obscurecer informações sensíveis, são um pouco transparentes em alguns locais.

Em particular, algumas figuras redigidas na página oito, ponto 21, são perfeitamente legíveis mesmo sem a ajuda de um software de edição de imagem. O parágrafo discute os custos de desenvolvimento de jogos AAA, observando que isso “geralmente custa mais de $100 milhões, requer centenas ou milhares de desenvolvedores e leva anos”. Graças a essa falha, agora temos números exatos desses recursos para dois grandes jogos da PlayStation.

De acordo com este documento, Horizon Forbidden West, da Guerrilla, levou cinco anos e teve um custo total de $212 milhões para ser desenvolvido, com um pico de mais de 300 desenvolvedores em tempo integral. Já The Last of Us Part 2, da Naughty Dog, levou ainda mais tempo, 70 meses, e custou um pouco mais, $220 milhões, embora sua equipe tenha atingido o pico em torno de 200 funcionários em tempo integral.

Vale ressaltar que esses valores são apenas custos de desenvolvimento. Como uma investigação anterior sobre esse acordo destacou, com os custos de marketing e promoção incluídos, os maiores jogos podem facilmente ultrapassar $1 bilhão.

Esses números são de certa forma esperados, dado o rápido aumento dos custos de desenvolvimento de jogos AAA. No entanto, é sempre fascinante ter um vislumbre do que acontece nos bastidores de grandes estúdios. Os cronogramas de desenvolvimento são igualmente interessantes, mais uma vez não por serem uma surpresa, mas por reforçar a ideia de que estúdios não conseguem produzir jogos desse porte em apenas dois ou três anos. Para quem ainda precisa ouvir isso: jogos AAA estão bem na faixa dos cinco anos e podem facilmente ir além.

Confira também: Análise: The Last of Us 2 é visceral e emocionante
Veja: Análise: Horizon Forbidden West é forte candidato a jogo do ano


Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo