NOTICIASANÁLISESHARDWAREPCREVIEWSTop Ultimaficha

Análise: Asus TUF F15 RTX 3050

Notebook tem excelentes pontos positivos, um processador de ponta e uma placa de vídeo de entrada

O ASUS TUF F15 é um notebooks gamer de entrada da ASUS, oferecendo um desempenho sólido e um design atrativo e funcional para o dia-a-dia. A nova geração do TUF F15 apresenta várias atualizações, incluindo um processador mais poderoso, melhorias no design, na construção e novas opções de configuração. Agora, finalmente, há uma versão com uma quantidade mais adequada de RAM e uma opção mais acessível com sistema operacional Linux. Será que este modelo específico vale o que é cobrado? Como ele desempenha em jogos e testes sintéticos? Venha conferir na análise do Asus TUF F15.

Onde comprar o Asus TUF F15? Comprando nos links abaixo você ajuda o Última Ficha e não paga nada a mais por isso!
Kabum – modelo com 8GB/3050/Linux -> https://bit.ly/tuf-f15-linux-8gb-3050
Kabum – modelo com 16GB/3050/W11 -> https://bit.ly/tuf-f15-w11-16gb-3050

O modelo específico desta análise conta com um processador Intel Core i7 12700H, um excelente processador mobile. Conta também com uma RTX 3050, com 4GB GDDR6. Para quem joga, parece uma combinação desbalanceada, mas tem seu nicho. Para fechar temos 16GB de RAM em dual-channel (8GB cada pente) e uma tela 1080p com 144Hz. Se fosse para resumir a máquina, essas seriam as características mais importantes para um gamer.

DESIGN E CONSTRUÇÃO – Análise Asus TUF F15

O ASUS TUF F15 é um notebook com um design bem acertado. Antes de passar por alguns detalhes, vale citar duas melhorias em relação ao TUF anterior, que não avaliamos no Última Ficha mas estudamos sobre o modelo antigo. Primeiro o touchpad, que agora tem os botões esquerdo e direito integrados ao touchpad. Juntar tudo ao touchpad traz uma maior área para o próprio touchpad e melhora bastante o design. Fora que muitas pessoas já desacostumaram de touchpas com botões separados, algo que era comum no passado. O segundo ponto de melhoria foram 4 botões de atalho adicionados ao teclado.

De resto, o design herda quase tudo do modelo anterior. Bordas finas ao redor da tela, bordas mais finas também ao redor dos teclados, visual na parte exterior da tampa parecendo de metal e o teclado que também carrega uma identidade visual bem característica de notebooks gamers da Asus, com um formato chiclete, teclas vazadas nas bordas e WASD translúcidos.

Com peso ofical de 2.2kg, o F15 ainda é um notebook leve e compacto, se considerar seu hardware como um todo.

Lembra que eu falei da parte exterior da tampa, que parece metal? Esse design é claramente focado no público gamer. O jogo de cores e texturas faz com que o notebook pareça muito mais resistente do que é, parecendo ser um produto meio militar, que é o que a linha TUF busca em todos os seus produtos. Mesmo com esse aspecto mais acinzentado por fora, e o teclado iluminado com as teclas WASD transpartentes por dentro, ele não é um notebook com design gamer super apelativo. Dependendo de como você vai usá-lo, é possível passar batido até mesmo em ambiente profissional.

A qualidade de construção é excelente. A estrutura é uma combinação de metal e plástico, e dá uma sensação de solidez. A tela tem um pouco de flexibilidade, mas completamente normal para a proposta. O teclado afunda pouco e a rigidez do chassi como um todo é excelente. A dobradiça é muito bem construída, sendo rígida no ponto certo para deixar a tela estável e na posição adequada, e macia o suficiente para manuseá-la. É possível abrir a tela com apenas um dedo, sem ter que segurar a base.

Deixarei para falar de refrigeração mais para frente, mas pontuo que existem 3 saídas de ar, duas na traseira e uma do lado direito. Na parte interior, mais para o lado direito, há uma entrada de ar, para ajudar na refrigeração, e na base temos várias perfurações.

Para fechar, temos uma bela seleção de portas e conexões, onde quase todas estão do esquerdo, estando somente uma USB-A 3.2 Gen 1 do lado direito. As conexões e portas são as seguintes:

  • 1x RJ45 (ethernet)
  • 1x Thunberbol 4 (com DisplayPort)
  • 1X USB-C 3.2 Gen 2 (com DisplayPort e compatível com G-Sync)
  • 2x USB-A 3.2 Gen 1 (uma do lado direito)
  • 1x HDMI 2.1
  • 1x 3,5mm combo jack para microfone e fone de ouvido

Ter praticamente todas as conexões de um lado é interessante e vejo sendo muito útil para quem deixa o notebook fechado em algum canto, sendo usado como um PC. Quando existem conexões de ambos os lados, fica mais difícil organizar de um jeitnho bonitinho.

TELA IPS 144HZ Análise TUF F15

A tela possui uma excelente reprodução de cores e contrastes, e o uso da tecnologia IPS garante que a imagem tenha baixa distorção independentemente do ângulo de visualização. Outro destaque é o display de 144Hz com suporte a Adaptive-Sync, algo que se tornou padrão na indústria de notebooks gamers, felizmente. O único ponto negativo é um leve vazamento de luz e um backlight não tão uniforme como gostaríamos em um produto dessa qualidade, mas isso é perceptível apenas em imagens mais escuras.

Ah, vale o registro para os mais desavisados e que possuem pouca intimidade com o Windows, após a instalação do sistema, o notebook permaneceu em 60Hz. Então você precisa ir nas configurações de exibição e alterar para 144Hz.

DESEMPENHO

Fizemos um apanhado de testes, desde benchmarks sintéticos, jogos com benchmark interno e jogos sem benchmark interno, onde pegamos a média de quadros durante uma sessão de gameplay. Todos os jogos foram analisados em 1080p, pois a placa não consegue empurrar 4K com frames jogáveis.

Você pode conferir todas as máquinas e configurações usadas neste comparativo clicando aqui, caso queira saber algumas informações além do que vem resumidas nos gráficos.

BENCHMARKS SINTÉTICOS

JOGOS COM BENCHMARKS INTERNOS

JOGOS COM SESSÕES DE GAMEPLAY LIVRE

REFRIGERAÇÃO E UPGRADES POSSÍVEIS

O design de refrigeração do F15 tem um grande desafio, resfriar um processador bruto e esquentadinho, ao mesmo tempo que refrigerar uma GPU que é bem tranquila no quesito temperatura. Para estressar ao máximo CPU e GPU, rodamos um Prime95 e Furmark. Primeiro de forma separada, para ver onde bate cada um, e depois de forma conjunta.

A temperatura do ambiente no momento das medições era de 26.2°C.

Rodando separado, a GPU sustenta um boost de 1732MHz-1790Mhz, 77°C de pico, ruído de 52dB* e TDP em 95W. Já o CPU inicia com boost de 3602MHz, quando estabiliza nos 95°C estaciona entre 3350MHz-3465MHz por um tempo, depois vai caindo gradativamente e não fica menos de 2519MHz nos picos de queda, com ruído de 54dB*.

Já no cenário caótico, dos dois programas estressando ao mesmo tempo, ambos acabam sofrendo. CPU fica com pouca energia sobrando, travando nos 1800-1900MHz e não passando dos 83°C. Já a GPU herda calor do heatpipe da CPU, ficando acima dos 82°C e clock na casa dos 1600MHz. O ruído fica nos 56dB.

O sistema que refrigera CPU e GPU é o seguinte. Duas ventoinhas, três saídas de ar e alguns heatpipes. 3 para o processador e 3+1 para a GPU, sendo que um é dedicado para as memórias e VRMs.

Essa falta de energia é bem comum em notebooks gamers, principalmente os que não são topo de linha. O F15 acompanha uma fonte de 200W. Além dele não ser suficiente para entregar 100% do potencial do hardware, faltou uma refrigeração melhor também no CPU, que por si só tem thermal throttling rápido.

*As medições de ruído foram feitas utilizando um Apple Watch Series 8 na altura dos ouvidos, na posição de uso comum de um notebook sobre a mesa.

Para abrir a carcaça do F15 e ver seu interior, apenas 12 parafusos e um cartão/palheta te separam de seu interior. O processo é simples, não se assuste. Uma vez dentro, você poderá facilmente trocar dois dois pentes de RAM por pentes maiores, adicionar um SSD M2 2280 e até trocar o SSD M2 2280 que vem nele. Upgrades que você pode fazer na sua casa, em 10 minutos.

CONCLUSÃO

Se o seu objetivo principal é ter o máximo de frames com o seu notebook, é melhor você buscar outro notebook. Nem precisa investir numa RTX 4060, a RTX 3060 mobile já entrega um desempenho, em jogos, consideravelmente superior ao da RTX 3050 mobile.

Se o seu uso é mais misto, sendo parte desse misto programas que exigem bastante de CPU, o F15 desta análise vai ser bem útil. Até agora, ele é o melhor processador mobile que já passou pelo Última Ficha, deixando para trás excelentes processadores de desktop inclusive.

O ASUS TUF F15 é um notebook gamer de entrada que oferece um desempenho sólido e um design atrativo para o uso diário. A nova geração do TUF F15 trouxe várias melhorias em relação ao modelo anterior, incluindo um processador mais poderoso, opções de configuração com quantidade adequada de RAM e até uma versão mais acessível com sistema operacional Linux.

O design do TUF F15 é bacana, com bordas finas ao redor da tela, teclado com layout gamer e uma aparência que remete à resistência militar. A qualidade de construção é excelente. Além disso, a seleção de portas e conexões é bem completa e disposta principalmente no lado esquerdo, o que é prático para organizar os cabos. A tela IPS de 144Hz oferece uma voa reprodução de cores e contraste.

Durante a construção desta análise chegamos a ver este modelo custando menos de 5500 reais. Neste preço, pelo pacote, é uma máquina interessante, pois fica um pouco abaixo de modelos com RTX 3060 e processadores piores.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo