NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Análise: WrestleQuest irá agradar aos fãs de RPG e Luta Livre

Quem disse que Luta Livre e RPG não combina?

Depois de ter trazido nosso preview de WrestleQuest, agora conferia versão final do game para trazer sua análise desse inusitado RPG de luta livre.

Se é fã de luta livre ou se curte gráficos pixelados e RPG’s de turno, então confira aqui o que achamos desse agradável e interessante jogo.

Tentando ser uma estrela da luta livre

Em WrestleQuest temos a história de dois lutadores distintos que tentam embarcar na liga principal de luta livre de Brinquedoteca. Aqui  todos os personagens lembram os saudosos bonecos da década de 80 onde suas articulações ficam bem à mostra e todos são inspirados em lutadores de luta livre. Ou seja, todos os personagens são inchados e repletos de músculos trazendo um exagero cômico.

De um lado da história nós temos o irreverente e apimentado Muchacho Man que se inspira na lenda Randy Savage para se tornar um lutador profissional. Muchacho Man precisa lutar por seu espaço e ir vencendo em ligas menores até ter a oportunidade de ir para a liga principal.

Já o outro protagonista é Brink Logan. Vivendo no outro lado da brinquedoteca, a família Logan possui uma já estabelecida e famosa liga de luta livre e Brink faz de tudo para ajudar sua família a revelar novos nomes para a liga principal através de lutas scriptadas.

O interessante dessa história é ver os caminhos que cada um segue para seguir seu sonho assim como os sacrifícios de cada um. É até possível fazer uma análise social e de oportunidades em WrestleQuest onde Muchacho Man dorme no ginásio de treinamento enquanto Brink Logan tem todos os laços possíveis com os organizadores da luta.

Pixel art lindo e trilha animada

Um destaque que eu trouxe no preview de WrestleQuest e que continua sendo marcante em sua análise é a qualidade visual.

Através da arte em pixel art de WrestleQuest é possível ver são bem marcantes. Isso toma uma proporção maior, pois toda a ambientação do game não se leva a sério.

De um lado temos os ambientes de brinquedoteca como lojas, montanhas, florestas, ambientes gélidos, um lixão, e muito mais. Tudo aqui é bem feito, mas não chega a ser um grande destaque. Inclusive eu pude perceber algumas ambientações similares. É o famoso asset repetido.

Mas se falarmos dos lutadores e seus golpes, tudo ganha um imenso destaque. Temos diversos personagens presentes no game que variam de outros lutadores, até robôs, dinossauros ou Gundams! Além desse exagero inspirado em diversos ícones da cultura, suas animações são igualmente exageradas.

Seja na luta, como fora dela, os personagens são muito bem animados, com takes de câmera diversos, animações específicas para os golpes e diversos exageros que trazem vida a personalidade de cada um. Aqui eu efetivamente me diverti.

E abordando a parte técnica, temos sua trilha sonora e dublagem que são ambos competentes. Sobre a dublagem, na verdade não temos diálogos dublados, mas sim grunhidos dos personagens que dão uma ideia de como é o timbre de suas vozes. Já a trilha sonora se encaixa bem tanto nos momentos de exploração como no de luta. No geral temos uma trilha animada que encaixa bem com o tema do jogo.

Um RPG de turnos complexo

Agora falando do gameplay de WrestleQuest, eu irei reiterar nesta análise o que já trouxe no preview. Ou seja, aqui temos uma fórmula clássica de RPG que funciona muito bem para esse esporte.

Mas vamos lá, antes de entrarmos em como funciona a luta em si, nós temos mecânicas esperadas como, por exemplo, poder equipar nossos personagens com diversos itens que são inspirados nas lutas como itens tanto de proteção como de ataque. Adicionalmente temos missões secundárias onde podemos ajudar pessoas ou até encarar uma competição de dança no estilo Dance Dance Revolution.

E quase chegando na hora de falar da luta, nós temos a pré-luta. É comum vermos entradas espalhafatosas seja no WWE ou UFC. Geralmente temos uma música tema, luzes em sua entrada e em alguns casos um show pirotécnico. E se inspirando no esporte real, em WrestleQuest é possível customizar todos esses elementos que servirão como uma forma de gerar hype da torcida ao seu lado.

Além do hype gerado pela entrada dos lutadores, existirão os embates verbais antes de lutas principais que terão o mesmo propósito. Humilhe seu inimigo para gerar um hype positivo e trazer vantagens para sua luta.

E após todos esses detalhes, finalmente chegamos ao ringue de luta. Como esperado, nós poderemos escolher os golpes que poderão ser individuais, em grupo, gerar buffs ou debuffs e mais. Toda a lógica de um RPG de turno é seguida à risca aqui. Porém, WrestleQuest tem uma temática inusitada e isso é trazido ao campo de luta.

Além dos comandos tradicionais, você irá interagir tanto com golpes normais como especiais ao ter que apertar botões específicos quando for solicitado. Isso irá gerar um golpe mais forte com a chance de um segundo golpe, como jogar seu adversário contra as cordas. Adicionalmente, essa mecânica serve como defesa para contra-atacar caso você seja jogado contra as cordas.

Todos os golpes são inspirados na luta real, o que traz uma maior credibilidade assim como diversão. E eu falei do hype certo? Existe uma barra de hype que será influenciada tanto por seus ataques como sua defesa. É possível gerenciar como cada um dos personagens ganhará o hype o que serve como uma especialidade de classe e aumentando suas possibilidades de luta e de ganhos.

Por fim, a exploração por diversas vezes contará com diversos inimigos no mapa, atalhos, armadilhas e até a possibilidade de dividir sua equipe para trabalhar em conjunto. E embora isso seja interessante e refrescante por diversos momentos, eu senti um cansaço ao caminhar pelo mapa. Aqui faltou um melhor polimento para atravessar com maior facilidade o mapa.

Conclusão da análise de WrestleQuest

E chegando ao fim desta análise eu posso afirmar com tranquilidade que gostei de WrestleQuest. Embora eu não seja nenhum especialista no estilo de luta da WWE, eu já vi algumas lutas e sempre me diverti. E pude ver diversas das referências, animações e situações no game.

Algo que achei bem interessante neste sentido são as lutas “scriptadas”. Geralmente as lutas principais seguem um roteiro e você terá objetivos secundários para seguir esse script e ganham itens extras. Isso mostra o carinho dos desenvolvedores com a lore e representação do esporte.

Então, de forma resumida, sim! Se gosta de Luta livre ou se gosta de RPG de turnos, WrestleQuest é sim super indicado para você.

Essa análise de WrestleQuest segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Um bom jogo para os fãs de RPG e Luta Livre

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 7.4
Áudio e trilha-sonora - 8.2

8

Ótimo

WrestleQuest é um jogo que consegue entregar um gameplay completo e interessante inspirado no divertido estilo de luta livre da WWE. Ele irá agradar tanto os fãs de RPG de turnos assim como os fãs de Luta Livre.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo