A Emdoor, empresa chinesa, acaba de revelar seu mais novo console de jogos portátil, sendo o primeiro a apresentar a próxima geração de CPUs Intel Meteor Lake-H e GPU Arc. Esta novidade pode representar uma mudança importante no panorama atual, onde a AMD tem dominado o espaço de consoles portáteis com seus APUs Ryzen 5000, 6000 e mais recentemente, 7000, oferecidos em diversos dispositivos.
[Rumor] Nintendo Switch 2 deverá ser retrocompatível
Uma das características cruciais de qualquer console portátil é a GPU, visto que sua principal função é rodar jogos. A forte performance da iGPU da AMD é o que a levou a ter tanto sucesso neste segmento, além do suporte para as mais recentes APIs modernas e tecnologias de upscaling. No entanto, com o Meteor Lake, a Intel estará utilizando suas mais recentes iGPUs Arc Alchemist. A variante específica utilizada neste console portátil é a Arc Graphics 5, o que confirma a marcação que a Intel estará usando para seus produtos de GPU integrada.
Vale ressaltar que as informações sobre o SKU ainda são escassas, mas pode incluir uma vasta gama de opções. A CPU Meteor Lake é dita ter um TDP de 20 a 35 Watts, que está dentro das faixas de operação nominais dos processadores portáteis.
O console portátil alimentado pela CPU Intel Meteor Lake-H também inclui um LCD de 8″ com resolução de até 1200*1920 (16:10), até 32 GB de memória LPDDR5x, um slot SSD M.2 único que suporta até 2 TB de dispositivos de armazenamento PCIe Gen 4×4 (2280) e sistema operacional Windows 11. A Emdoor parece ter tido planos para oferecer uma variante Android, mas essa opção foi descartada.
Quando comparamos a arquitetura Intel Meteor Lake com a AMD Ryzen Z1, percebemos algumas diferenças significativas. Enquanto a arquitetura AMD RDNA 3 possui um design de shader de emissão dupla que leva ao dobro dos TFLOPs reais, a Intel aposta na Arc Alchemist com 8 Xe-Cores.
A Notebook Italia detalhou o dispositivo, revelando que a parte traseira apresenta uma grande ventilação para expulsar o ar quente do console. Ainda estamos diante de um design inicial, portanto, podemos esperar mais atualizações no futuro. O que é certo é que o espaço de jogos portáteis vai esquentar ainda mais em 2024.
2 Comentários