NOTICIASPLAYSTATION

Sony enfrenta processo bilionário por causa de seus preços

Gigante dos games acusada de preços abusivos na PlayStation Store

A gigante do entretenimento eletrônico Sony está no centro das atenções no Reino Unido por questões judiciais que podem lhe custar bilhões. Uma ação coletiva foi movida contra a empresa, acusando-a de praticar preços excessivos na PlayStation Store e de abusar de sua posição dominante no mercado de vendas digitais de jogos. A ação, encabeçada pela defensora dos direitos do consumidor Alex Neill, representa uma batalha judicial que coloca em cheque as práticas comerciais da Sony e pode ter repercussões significativas no mercado de games digital.

Segundo a acusação, a Sony teria explorado sua quase monopolização das vendas digitais por meio da PlayStation Store, cobrando preços exorbitantes tanto na venda dos jogos quanto nas compras dentro dos jogos, além de impor uma comissão de 30% sobre desenvolvedores e publicadoras. A alegação é de que esses preços são desproporcionais aos custos incorridos pela Sony ao fornecer esses serviços aos consumidores.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time recebe trailer incrível de 25 anos

Processo contra Sony tem veredicto inicial favorável

O Tribunal de Apelação da Concorrência (Competition Appeal Tribunal – CAT) do Reino Unido deu um veredicto favorável à Alex Neill, permitindo que a ação legal coletiva prosseguisse para julgamento. Neill declarou que este é o primeiro passo para garantir que os consumidores recebam o que lhes é devido por conta das supostas infrações da lei pela Sony. Ela reforça que a fidelidade dos jogadores de PlayStation foi explorada pela empresa, que os vem cobrando preços excessivos por anos.

Caso Neill saia vitoriosa na batalha legal que se aproxima, todo consumidor do Reino Unido que adquiriu um jogo digital ou conteúdo adicional via PlayStation Store entre 19 de agosto de 2016 e 19 de agosto de 2022 poderá ter direito a indenizações que variam entre £67 e £562. Por ora, os consumidores não precisam aderir ao caso, mas podem se inscrever no site oficial da reivindicação para se manterem informados sobre o progresso da mesma.

Embora seja um caso completamente diferente, é interessante observar que muitos dos argumentos usados pela Epic em suas disputas legais contra a Apple e o Google estão sendo propostos neste processo contra a Sony. Sem dúvida, caso a reivindicação legal seja bem-sucedida, poderá contribuir para tornar o mercado digital mais amigável ao consumidor.

Fique ligado para futuras atualizações sobre este processo judicial que pode não apenas mudar a política de preços da Sony, mas também estabelecer um precedente importante para a indústria de jogos digitais como um todo.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo