NOTICIASANÁLISESPLAYSTATIONPS5REVIEWS

Análise: The Last of Us 2 Remastered

Reviva essa obra prima

Lançado em 2020, The Last of Us Part 2 foi um sucesso de crítica e que também gerou polêmica entre os jogadores por conta dos temas que foram abordados em sua história. De uma forma ou de outra, o jogo marcou a geração passada ao trazer uma sequência visceral para o que vimos no primeiro jogo. Agora, depois de quase 4 anos, estamos trazendo aqui a nossa análise de The Last of Us 2 Remastered.

Diferente de inúmeros outros remasters que são lançados, esse promete trazer adições significativas. Contudo, será que vale a pena? Isso vamos descobrir no decorrer deste texto. Mas antes de mais nada, devo dizer que esta não será uma análise convencional, pois questões como história, gameplay e afins você poderá conferir na nossa análise da primeira versão do jogo. Aqui falaremos exclusivamente das adições e se elas são realmente um motivo para a compra do jogo ou do upgrade pago.

https://youtu.be/GU6HDDwU4VY

Melhorias gráficas e sonoras

Começando pelo principal motivo de um jogo receber remaster, as melhorias gráficas de The Last of Us 2 Remastered trazem consigo três modos de jogos que possuem especificações bem distintas.

Modo fidelidade, como de praxe, traz consigo gráficos em 4k nativo, enquanto o modo performance se destaca com os 60FPS e gráficos em 1440p. Por fim, o terceiro modo é o de “taxa de quadros ilimitada” que, como o nome já diz, entrega quadros por segundo superiores a 60 para TVs que possuem compatibilidade com VRR.

Há também outras melhorias como um retrabalho na utilização das sombras e iluminação juntamente da quantidade de detalhes dos cenários. A primeira vista aparenta ser igual ao que vivenciamos no PS4, principalmente por conta da memória afetiva. Entretanto, ao jogar de maneira mais analítica é possível notar essas diferenças e ver como elas foram capazes de contribuir para deixar o jogo visualmente mais bonito. Particularmente, mais belo que o remake The Last of Us Part 1.

Além disso, o áudio também foi aprimorado com os aspectos de som em 3D. Jogar o game pelo Pulse 3D traz uma imersão completamente diferente do que pude presenciar na versão de Playstation 4, ainda mais que utiliza o modo de escuta, pois o áudio fica ainda mais nítido para os detalhes realmente importantes.

Análise The Last of Us 2 Remastered

Conteúdo adicional da história

Outro fato importante para o jogo são os níveis “perdidos” que ficaram de fora do primeiro lançamento. Em The Last of Us 2 Remastered é possível se aventurar por momentos inéditos na história de Ellie, fazendo com que você tenha mais informações de acontecimentos que não foram mostrados no jogo original. O maior exemplo disso é a famigerada festa no Jackson, onde aconteceu o primeiro beijo de Ellie e Dina.

Outras duas fases são “Esgotos” e “Caça ao Javali”, que igualmente como a festa do Jackson traz mais detalhes sobre acontecimentos mencionados. Apesar de não serem responsáveis por reviravoltas marcantes, ainda conseguem trazer conteúdo inédito e que aprofunda ainda mais os personagens.

Análise The Last of Us 2 Remastered

Modos inéditos

Da mesma forma que o remake de The Last of Us, em The Last of Us 2 Remastered temos o Speedrun Mode que adiciona um relógio permanente na tela e faz mudanças relevantes no modo história para que tudo seja entregue de maneira mais direta possível para que os jogadores possam se desafiar em conquistar os melhores tempos.

O outro modo adicionado e bastante divertido para quem curte é o Guitar Free Play, onde podemos selecionar entre Ellie, Joel e um terceiro personagem que deixarei vocês descobrirem. Nesta modalidade, você está livre para tocar violão com um deles e, inclusive, tem total liberdade de adicionar skins para as roupas e até mesmo para o violão, mudando por completo o som de suas cordas.

Modo Roguelike

Há um terceiro modo e que, sem dúvidas, é o mais aguardado. Chamado de Modo Sem Volta, ele é um estilo de roguelike onde você escolhe por um dos vários personagens disponíveis para embarcar numa aventura de vida ou morte.

Assim que seleciona seu personagem, você é transportado para uma sala onde fará todos os seus preparativos como otimizar armamento e comprar armas ou vantagens por meio de pontos obtidos nas jogatinas. Após se preparar, temos que ir no mural onde terá um quadro de missões indicando uma inicial que ao ser superada, ela se dividirá em duas rotas e, posteriormente, essa divisão se repetirá até você chegar na última missão onde terá um chefe à sua espera.

As missões são divididas em modos como assalto, captura, resistência e caçado. Cada um possui suas condições de vitória específicas, principalmente de acordo com os mapas que estão inclusos neste modo. Outro ponto importante, é que durante as missões você pode pegar recursos que serão mantidos para a próxima.

Como o nome sugere, caso você morra acabará retornando do começo, forçando que você termine a sequência de missões numa única run. Porém, há desafios que são calculados independente do quanto você perca e eles dão benefícios únicos como desbloqueio de novos personagens.

Aqui os personagens não são apenas “skins”, pois cada um tem atributos, armas e vantagens próprias fazendo com que essa escolha influencia diretamente no seu desempenho no decorrer da jogatina.

Inclusive, esse modo também contempla com uma variação que é o modo personalizado, fazendo com que você possa ditar as regras das missões que deseja jogar no decorrer da sequência.

Análise The Last of Us 2 Remastered

Conclusão da análise de The Last of Us 2 Remastered

Agora que mencionei todas as adições e contei sobre elas nesta análise de The Last of Us 2 Remastered, devo dizer que esse jogo vale a pena tanto para aqueles que nunca jogaram o segundo título quanto para aqueles que já possuem a versão de PS4 e desejam fazer o upgrade pago.

Se levarmos em conta que há vários Remasters que trazem apenas a melhoria gráfica e são vendidos como um jogo novo (sem opção de upgrade), a Sony acertou em disponibilizar essa opção de pagar 10 dólares ou R$ 50,00 para ter a versão tunada disponível. Outro ponto que fortalece isso é o fato do jogo não contar apenas com resolução melhor, mas também com modos inéditos e conteúdo adicional na história, trazendo uma experiência muito mais completa do que vimos em 2020.

Outra questão que também merece ser mencionada é que otimizaram as opções de acessibilidade, fazendo com que o jogo desfrute do DualSense para passar vibrações referente às falas e acontecimentos da tela, auxiliando os jogadores que têm algum tipo de deficiência visual ou auditiva.

Apesar de todos os pontos que estou destacando, não diria que se trata de uma compra obrigatória. Afinal quem gosta de desfrutar uma única vez o jogo, os conteúdos adicionais não são argumentos para que ele vivencie uma vez mais essa história. Aqui temos uma versão para quem deseja rejogar ou para quem nunca jogou a versão de PS4.

Em todo caso, The Last of Us 2 Remastered aprimora ao máximo a obra prima que vimos em seu lançamento original.

Essa análise de The Last of Us 2 Remastered segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Melhorias muito bem vindas

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Fator replay - 8

9.6

Maravilhoso

The Last of Us 2 Remastered é uma experiência ainda mais completa e envolvente do que aquela que vimos em 2020. O jogo traz uma aprimoramento em vários aspectos do original, principalmente em seus gráficos e variações de modos que trarão ainda mais diversão aos jogadores.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo