NOTICIASPLAYSTATION

Vazam especificações e ano de lançamento do PS5 Pro

Novas informações sobre o PS5 Pro revelam melhorias significativas e estratégias da Sony para o futuro dos jogos.

Informações detalhadas pelo YouTuber Moore’s Law Is Dead, e posteriormente confirmadas pelo insider respeitado Tom Henderson, revelam especificações impressionantes para o PS5 Pro. As especificações vazadas indicam um GPU maior com memória mais rápida, garantindo um desempenho 45% superior em renderização rasterizada. Além disso, a arquitetura de ray tracing foi massivamente melhorada, prometendo um aumento de velocidade de 2-3 vezes em relação ao PS5 regular, com picos de 4 vezes.

Uma característica notável é a arquitetura personalizada de machine learning que suporta 300 TOPS (Trilhões de Operações Por Segundo) a 8 bits, projetada para potencializar a técnica de upsampling chamada PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR).

Jogos do PlayStation Plus de março de 2024 (Extra e Premium)

O PSSR é descrito como uma versão da Sony do Multi Frame Super Resolution, baseada no algoritmo PlayStation Machine Learning (PSML). Atualmente, suporta até 4K, com planos de expansão para 8K. Essa tecnologia de ML, uma versão aprimorada do Temporal Anti-aliasing Upscaling (TAAU), não requer treinamento específico por jogo, suporta High Dynamic Range (HDR) e tem um custo de renderização atual de 2 milissegundos para upscaling de Full HD para 4K.

Enquanto a AMD anunciou recentemente que lançará sua própria técnica de upsampling baseada em IA este ano, parece que a Sony optou por desenvolver sua própria solução nessa área.

Quanto à disponibilidade, os devkits do PS5 Pro foram compartilhados com estúdios first-party da PlayStation em setembro de 2023, e desenvolvedores terceirizados receberam acesso em janeiro de 2024. A Sony planeja distribuir devkits que se espera serem idênticos ao hardware final nesta primavera, visando uma janela de lançamento para o fim de 2024. Contudo, essa data pode mudar devido à falta de jogos first-party no calendário deste ano. Ainda assim, a Sony pretende ter o PS5 Pro no mercado a tempo do lançamento de GTA VI em 2025.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo