ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX Series X|S

Review: Contra Operation Galuga

Vale tudo, menos jogar o controle contra a tv

Contra é uma das franquias mais clássicas do estilo “run-n’-gun”, ficando lado a lado do aclamado Metal Slug. Esse estilo, é o típico jogo de sair andando, atirando freneticamente e passar por fases extremamente difíceis onde há projéteis voando em toda a tela em busca de te atingir. E com certeza você será atingido inúmeras vezes.

Nosso review é sobre o mais novo lançamento intitulado de Contra Operation Galuga é uma releitura do primeiro jogo da franquia, mas ao mesmo tempo ele serve de sequência. Confuso, certo? Porém, ainda mais fácil de compreender do que o multiverso de Final Fantasy VII: Rebirth.

Então, quer saber se o jogo faz jus ao legado que carrega consigo? Continue lendo a nossa análise para descobrir.

Esse review de Contra Operation Galuga foi feito graças a um código de Playstation 5 cedido pela distribuidora. O jogo se encontra com legenda em pt-br.

Coloque a Red Falcon para correr

O grupo terrorista Red Falcon tomou conta das ilhas Galuga, que ficam próximas da costa da Nova Zelândia. Com essa ameaça iminente, a Contra mandou os seus dois principais soldados, Bill Rizer e Lance Bean, para impedir os terroristas de continuarem com o seu controle sobre aquela região.

Entretanto, as coisas não são tão simples assim. Durante a sua missão, a dupla conhecerá outras pessoas que também estão combatendo a Red Falcon e descobrirão que os verdadeiros planos de seus inimigos envolvem forças místicas e extraterrestres.

A história de Contra Operation Galuga é bem simples, sendo contada no decorrer das missões. Porém, ela funciona para trazer um maior contexto para toda a situação, além de possuir personagens carismáticos no decorrer da trama.

Inclusive, além da dupla clássica também temos a inclusão de mais três personagens no modo história e outros dois no modo arcade. Totalizando sete personagens jogáveis no jogo.

Tiro, bomba e explosão

Contra Operation Galuga chama atenção ao trazer diversas opções de dificuldade com o modo fácil, normal e difícil. Além disso, você também pode optar em ter uma barra de vida, algo que não existia no jogo clássico, onde levar um dano era equivalente a perder uma vida. Com a opção da barra ativa, você terá mais chances de seguir adiante antes de chegar na tela de gamer over.

Mas será que essa novidade das opções de dificuldade se fazem realmente necessárias? Sim, elas são. O jogo consegue fazer jus ao clássico e mostrar que aqui temos um Contra bastante raiz. A tela é repleta de projéteis, com horas que temos vários inimigos aparecendo e também há diversos desafios de plataforma… Tudo isso para deixar o jogador completamente perdido.

As fases são realmente desafiadoras, fazendo com que várias vezes pareça que as vidas, mesmo usufruindo da barra de vida, não sejam o suficiente. Felizmente ou infelizmente os chefes não condizem com a dificuldade da jornada que enfrentamos para chegarmos neles. Eles não são fáceis, mas sinceramente? Após enfrentar tanta dificuldade, enfrentá-los parece um passeio agradável no parque de diversões.

Independente do modo que você jogue, ganhará pontos que poderão ser trocados por vantagens na loja do jogo. Você pode equipar até duas vantagens que variam como ampliar a barra de vida, iniciar com uma arma especial ou com que suas armas já venham evoluídas para o segundo nível.

Falando nas armas, aqui temos um armamento bastante variado com metralhadoras de tiro rápido, arma que dispara três tiros por vez, lança granadas, lança mísseis guiados e várias outras. Algo bastante satisfatório está na diferença de armamento entre os personagens, fazendo com que certas munições tenham efeitos distintos entre eles.

Contra: Operation Galuga Review Última Ficha

Modos, gráficos e áudio

Chegando na parte final deste review de Contra Operation Galuga, vamos falar um pouco sobre os seus modos. Aqui temos o famigerado modo história, modo arcade e, por fim, modo desafio.

O modo história já foi citado anteriormente, então vamos direto para o modo arcade que usufrui das mesmas fases da campanha, mas com o diferencial de fazer com todas as fases são apresentadas em sequência e, consequentemente, exigindo que a conclusão seja numa única jogada com o intuito de ver o quão longe você é capaz de chegar.

Já o modo desafio, impõe regras e tarefas para você cumprir com algum personagem específico no decorrer da fase. Essas tarefas podem ter a exigência de utilizar uma arma específica ou simplesmente uma condição que dificulta e muito o jogo.

Falando nos gráficos, aqui temos um visual bastante simples que chega aparentar ser algo datado. Infelizmente não houve tanto refino e, além disso, em diversos momentos é até estranho ver a animação 2.5D de alguns inimigos se locomovendo pelo cenário.

É compreensível que o intuito era ser um jogo visualmente mais simples, porém, era possível a entrega de algo mais bonito.

O áudio felizmente está trazendo uma experiência primorosa. As trilhas sonoras possuem uma notável nostalgia em sua melodia e conseguem empolgar do começo ao fim. Outro destaque vai para a sonoplastia do cenário que está perfeita, principalmente das armas onde cada uma possui um som próprio de tiro.

Conclusão do review de Contra Operation Galuga

Contra Operation Galuga é realmente uma homenagem ao primeiro jogo da franquia, trazendo uma experiência desafiadora e que certamente fará o jogador passar por muitas emoções no decorrer das fases. Sua duração, se você já estiver acostumado com o estilo do jogo, pode ser de apenas uma hora. Contudo, o fator replay é muito extenso, pois há 7 personagens disponíveis para você se aventurar no modo arcade.

Apesar dos gráficos terem tido escolhas duvidosas e falta de refino, sua sonoplastia e trilha sonora são espetaculares. Contra Operation Galuga não é perfeito, mas certamente é um bom jogo e que será divisor de águas entre os fãs da franquia e jogadores amantes de games retrô.

Contra: Operation Galuga Review Última Ficha

Esse review de Contra Operation Galuga segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Review: Contra: Operation Galuga

Visual, ambientação e gráficos - 6
Jogabilidade - 9
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 7

8

Ótimo

Contra: Operation Galuga é um jogo que se agarra as suas raizes e traz um gameplay desafiador. Infelizmente o seu visual já é consideravelmente datado, mas ele se destaca com a diversão que é capaz de proporcionar aos jogadores.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo