NOTICIASPC

NVIDIA investe pesado nas GPUs Blackwell AI

A gigante da tecnologia aposta bilhões no desenvolvimento das novas GPUs Blackwell AI, com preços de venda elevados.

A NVIDIA revelou suas GPUs Blackwell AI no GTC 2024, marcando um momento significativo para a indústria de tecnologia. Com um investimento reportado em cerca de $10 bilhões no desenvolvimento desta plataforma, a empresa busca superar as expectativas do mercado e estabelecer um novo marco no setor de inteligência artificial.

Review: Alone in The Dark (2024)

As GPUs Blackwell AI são projetadas para substituir as plataformas Hopper H100 & H200, trazendo avanços consideráveis em desempenho e eficiência. A NVIDIA planeja vender estas GPUs em uma faixa de preço entre $30.000 e $40.000, uma elevação considerável em comparação com a geração anterior. Segundo Jensen Huang, CEO da NVIDIA, o custo de fabricação de uma GPU Blackwell B200 ultrapassa os $6.000, o que indica a intenção da empresa de capitalizar significativamente sobre o hype que rodeia este lançamento.

Em termos técnicos, as GPUs Blackwell são as primeiras a apresentar o design MCM exclusivo da NVIDIA, que incorpora dois GPUs no mesmo die. Cada compute die conta com um total de 104 bilhões de transistores, fabricados no processo TSMC 4NP. Em comparação com a linha Hopper, espera-se um ganho de desempenho de 2x a 5x em todos os parâmetros, além de uma configuração de memória de até 192 GB HBM3e.

Apesar da concorrência, como a AMD, que tem ganhado terreno com suas últimas ofertas de IA, a NVIDIA parece manter uma posição dominante no mercado a longo prazo. A expectativa é que os retornos sobre o investimento (ROI) da plataforma Blackwell sejam dobrados, reforçando ainda mais a liderança da NVIDIA no mercado de tecnologia de IA.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo