ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Review: Star Wars Battlefront Classic Collection

Um game, dois clássicos.

Desenvolvido e distribuído pela Aspyr, Star Wars Battlefront Classic Collection tenta trazer de volta a dupla de 2004 e 2005, respectivamente. Será que esse remaster vai valer a pena? Venha conferir o que achamos em nosso review de Star Wars Battlefront Classic Collection.

O game está disponível para PC, Playstation 4 e 5, Xbox One e Series e Nintendo Switch. Ele não conta com legendas, interfaces e dublagem em PT-BR.

Em uma galáxia tão distante

Star Wars Battlefront Classic Collection tenta reviver Star Wars Battlefront 1 (2004) e Star Wars Battlefront 2 (2005). Em questão de história, o primeiro foca em todos os seis primeiros filmes, possuindo mais batalhas icônicas e mais facções. Enquanto o segundo, embora muito superior, tem uma história menos abrangente.

Para quem não conhece os filmes, a cronologia dos 6 filmes foi lançada de forma inversa. Ou seja, a primeira trilogia são os episódios 4, 5 e 6, e a segunda os 1, 2 e 3. Ela foi posta dessa forma pois a segunda conta a história que antecede os eventos da primeira, focando no surgimento do Império Galáctico e na criação do principal vilão da história.

Já a primeira trilogia, conta a história da opressão galáctica causado pelo Império Galáctico, liderados pelo vilão mais icônico da história dos filmes, Darth Vader e seu mentor, o Imperador Palpatine. Enquanto um grupo de heróis juntam uma resistência procurando minar as operações e enfraquecer o Império. Aqui temos personagens icônicos muito conhecidos até hoje pela cultura pop. A princesa Léia, o futuro jedi Luke Skywalker e o contrabandista Han Solo. O resto da história, bom, aí já são spoilers.

Aqui vale salientar que o game tem pouco foco na história, sendo mais focado no seu multiplayer. Isso não impede ele de trazer informações do universo de Star Wars, lugares icônicos dos filmes além de cutscenes – muito curtinhas – tiradas diretamente dos filmes. Se você é fã e já conhece os filmes, não vai encontrar barreiras. Mas para quem quiser uma história rica e completa, melhor ir ver os filmes.

É apenas um remaster, então não espere muito

Star Wars Battlefront Classic Collection traz de volta lugares, personagens e combates icônicos com uma melhoria visual significativa. O aumento de resolução, assim como a adaptação para sistemas modernos ficou muito bem feito e não senti problemas de desempenho. No entanto, percebi que, infelizmente, ambos os jogos não envelheceram muito bem, principalmente o primeiro.

Isso não seria problema hoje em dia, onde vemos indies e mais indies com visuais simples bombando nas plataformas. No entanto, seu próprio visual atrapalha um pouco a imersão. Um exemplo é o efeito dos disparos. Enquanto no segundo jogo existe uma melhoria significativa em relação ao primeiro, ainda assim, fica uma sensação de ‘vazio’. Muitas vezes só reparei que estava atingindo um inimigo mais distante pelo ‘efeito de acerto’ que surge na mira, pois visualmente é difícil reconhecer.

No geral, isso é passável, pois até hoje sou apaixonado e revisito games antigos, como Knights of the Old Republic e Jedi Outcast, que também possuem visuais datados. Porém, é importante avisar desse envelhecimento para que os menos atentos não se decepcionem com o que foi apresentado.

Star Wars Battlefront Classic Collection é uma skin de battlefield – Review

Battlefront sempre foi considerado um ‘mod’ de Battlefield por copiar, fidedignamente, sua jogabilidade. Começamos cada partida podendo escolher uma classe de soldado. Aqui, não existe muita variação entre as facções, exceto pelos droides, que tem duas unidades mais distintas. Nem todas começam disponíveis de começo, sendo necessário atingir certa pontuação para liberá-las. Isso também se aplica aos heróis, que podem ser utilizados em determinados momentos da partida. Algo muito parecido com os Battlefronts mais atuais.

Existem dois modos de jogo, a Campanha e a Batalha Galática. O primeiro revive batalhas clássicas dos filmes em ordem cronológica com curtas animações e CGI’s entre elas, resumindo a lore. No segundo, podemos escolher uma facção e entramos em um mapa tipo um tabuleiro. Cada rodada podemos conquistar uma região, ganhando bônus, assim como o adversário também.

E falando nas batalhas, os mapas de Battlefront 1 podem se tornar bem cansativos com o tempo. Isso porque temos apenas um modo de batalha, a conquista. Nele, nosso objetivo é enfrentar os inimigos para conseguirmos dominar ‘bandeiras’, reduzindo a quantidade de respawn dos adversários até a vitória. Já no segundo, temos clássicos como captura de bandeira, mata-mata e até combate de heróis, trazendo uma maior variedade.

E um outro ponto em que Battlefront 2 é muito superior, são suas batalhas aéreas. Em especial porque contamos com veículos clássicos que podem ser controlados em batalha. No primeiro jogo, encontramos as naves no chão, e sua jogabilidade é bastante sem graça. Em contrapartida, no segundo, temos um mapa exclusivo para as naves onde acontecem batalhas épicas no espaço. Nosso objetivo é conseguir enfraquecer a nave mãe adversária, seja com ataques diretos ou nos infiltrando e atacando seus sistemas internos.

Isso tudo tornaria, pelo menos o segundo, uma pérola, se não fosse seu envelhecimento. Ambas jogabilidades são estranhas para os dias de hoje, principalmente sua IA, que fica correndo que nem doida na frente da nossa linha de tiro.

Infelizmente, o game também contou com um lançamento catastrófico devido aos seus diversos bugs, em especial no multiplayer, e por ter saído com apenas 3 servidores oficiais. O que me trouxe o seguinte questionamento: a nostalgia foi boa, mas era realmente necessária?

Músicas e efeitos clássicos se sustentam lindamente

Falar da trilha sonora de Star Wars Classic Collection é, provavelmente, a parte mais fácil desse review. Para quem conhece a franquia, não tem erro, é Star Wars. Praticamente todas as músicas clássicas dos filmes estão presentes e é notável que também houve uma melhoria na qualidade.

Junto a isso, temos os efeitos sonoros que nos imergem totalmente nos filmes. O barulho dos sabres, disparos lasers e até as explosões – em especial no espaço, que não deveria existir som – não deixam de empolgar.

Conclusão do nosso review de Star Wars Battlefront Classic Collection

Concluindo esse review, posso dizer que jogar Star Wars Battlefront Classic Collection foi um blaster na nostalgia. Por um lado, o universo dele é rico, e reviver alguns locais clássicos e personagens das duas trilogias foi uma agradável experiência, principalmente somado a sua trilha e efeitos sonoros.

Sua melhoria gráfica foi apenas sentida melhor na resolução e performance, o que deixou a desejar. Em especial no primeiro game que acaba não envelhecendo bem. Isso também se refletiu em sua jogabilidade, que chega a divertir, mas cansa rápido, mostrando, mais uma vez, um mal envelhecimento – nesse caso de ambos, mas em especial do primeiro. Somado a isso, tivemos a catástrofe de seu lançamento, com bugs severos em seu multiplayer e poucos servidores.

Resumindo, Star Wars Battlefront Classic Collection consegue divertir um pouco e atacar na nostalgia, porém não considero algo que valha muito a pena, principalmente para um jogo multiplayer que, com certeza, não terá revivido a experiência que teve em seu lançamento. Talvez no futuro, com alguns mods e patches, ele possa agradar mais.

Esse review de Star Wars Battlefront Classic Collection segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Star Wars Battlefront Classic Collection

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 5
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 10

7.5

Bom

Star Wars Battlefront Classic Collection é um bom jogo para se matar saudade. Embora ele não tenha tantas melhorias a ponto de ser revivido, em especial o seu multiplayer, o que seria o principal foco do game.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo