Final Fantasy VII Rebirth enfrenta vendas abaixo do esperado
Apesar das críticas positivas, a sequência não atinge as expectativas de vendas
Final Fantasy VII Rebirth, a aguardada sequência da trilogia Final Fantasy VII Remake, chegou ao mercado no final de fevereiro, recebendo aclamação da crítica especializada. No entanto, apesar das avaliações favoráveis, o jogo está enfrentando um desempenho de vendas abaixo do esperado. De acordo com o diretor de pesquisa e insights da Niko Partners, Daniel Ahmad, o título está vendendo aproximadamente metade do que o Final Fantasy VII Remake vendeu no mesmo período, com previsões de uma longevidade de vendas também menor.
Fallout 4 receberá um update para Next-Gen e suporte oficial ao Steam Deck
A análise de Ahmad, baseada em relatórios de pesquisa de ações que obtêm dados de rastreadores habituais, aponta para várias razões para este desempenho inesperado nas vendas. Entre os fatores, destaca-se o lançamento do jogo predecessor durante o auge da pandemia de COVID-19 em abril de 2020, um período que viu um aumento sem precedentes no engajamento e na receita dos jogos devido às restrições de permanência em casa. Além disso, o PlayStation 4, plataforma de lançamento do jogo anterior, estava em seu pico de base instalada, enquanto o PlayStation 5 ainda não atingiu a mesma marca em seu ciclo de vida no mercado.
Apesar desses desafios nas vendas, é improvável que o desempenho abaixo do esperado de Final Fantasy VII Rebirth afete os planos da Square Enix de completar a trilogia. A produção do próximo e último capítulo já está em andamento, com a expectativa de lançamento em cerca de três a quatro anos. No entanto, a recepção de vendas pode incentivar a editora a acelerar a disponibilização de Final Fantasy VII Rebirth para PC.