A AMD anunciou hoje o lançamento de sua nova linha de APUs Ryzen PRO 8000 “Hawk Point” para desktops, destinada ao segmento comercial. Esta nova família de produtos busca liderar o mercado ao integrar tecnologias de CPU, GPU e inteligência artificial (IA) em um único pacote. Com a crescente demanda por aplicações de IA no ambiente de trabalho, a AMD visa atender a essas novas necessidades com chips capazes de executar IA generativa localmente nos PCs, oferecendo uma ampla gama de personalização, produtividade e recursos de privacidade.
Certificação de jogos sugere que PlayStation 5 Pro no mercado a partir de setembro
A nova linha inclui os modelos Ryzen PRO 8000 (Desktop) e Ryzen PRO 8040 (Laptop), ambos fazendo parte da família “PRO” baseada na arquitetura Zen 4. Esses APUs incluem núcleos de CPU Zen 4, núcleos de GPU RDNA 3 e Unidades de Processamento Neural XDNA (NPUs), tudo em um único pacote. Entre os recursos destacados estão o AMD Ryzen AI, que representa a primeira incursão da empresa em desktops movidos a IA, e a tecnologia de processo de 4nm, que promete melhorias significativas em eficiência energética.
Os APUs Ryzen PRO 8000 para desktop consistem em 8 modelos, variando em configurações de núcleo e capacidade gráfica, com TDPs que variam entre 35W e 65W. Alguns modelos da série, como o 8500G/GE e 8300G/GE, não incluem NPUs dedicadas, mas ainda são capazes de executar cargas de trabalho de IA utilizando seus núcleos de CPU e GPU. O desempenho dos APUs Ryzen PRO 8000 “Hawk Point” promete ser superior ao dos concorrentes, com até 3 vezes o desempenho gráfico e até 47% de melhoria no desempenho geral em comparação com os produtos equivalentes da Intel.
Além disso, a AMD destaca suas tecnologias AMD PRO, incluindo recursos avançados de segurança e gerenciabilidade, como a segurança PRO da AMD com Microsoft Pluton, projetada para oferecer proteção de chip a nuvem, e AMD Memory Guard, para proteger dados sensíveis em caso de perda ou roubo de PCs.
Os novos APUs Ryzen PRO 8000 estão disponíveis para fabricantes de PCs e também são compatíveis com placas-mãe AM5 existentes, com HP e Lenovo sendo os principais fornecedores de soluções de desktop baseadas nesses chips.