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Review: Phantom Fury

Uma fรณrmula que deveria ter ficado no passado.

Jรก faz muito tempo que os fรฃs de jogos de tiro em primeira pessoa aguardavam ansiosamente o lanรงamento de Duke Nukem Forever, destinado a ser o sucessor definitivo do clรกssico Duke Nukem 3D. O aguardado projeto acabou se tornando um fracasso retumbante apรณs mais de uma dรฉcada de desenvolvimento tumultuado. No entanto, a chama da nostalgia pelos icรดnicos shooters dos anos 1990 e inรญcio dos 2000 permaneceu acesa, e vรกrios estรบdios tรชm buscado reviver esse estilo excessivo e descompromissado. ร‰ nesse contexto que Phantom Fury, o novo projeto da Slipgate Ironworks , chega primeiro ao PC, e posteriormente para consoles. Se vocรช quer saber se o jogo รฉ bom e vale a pena, confira o nosso review de Phantom Fury abaixo:

Uma Viagem no Tempo aos Shooters Retrรด

Visualmente, Phantom Fury consegue recrear bem a estรฉtica poligonal e de baixa resoluรงรฃo dos tรญtulos 3D dos anos 90 e inรญcio dos 2000, mas com texturas mais detalhadas permitidas pela tecnologia atual. Os modelos de personagens, inimigos, cenรกrios, menus, armas e efeitos transpiram aquele charme nostรกlgico dos primeiros shooters totalmente renderizados em 3D. Porรฉm, embora impressione inicialmente, essa abordagem grรกfica se torna um pouco repetitiva apรณs algumas horas de jogo.

Um dos maiores atrativos visuais sรฃo os incrรญveis nรญveis de detalhe e interatividade com os ambientes. Praticamente cada objeto pode ser movido, acionado ou destruรญdo, desde coisas triviais como caixas, garrafas e cigarros atรฉ itens mais elaborados. Vocรช pode tocar instrumentos musicais, ligar TVs, pescar, jogar fliperamas, e muito mais. O jogo รฉ um verdadeiro tributo ร  obsessรฃo por detalhes dos desenvolvedores da รฉpoca.

Phantom Fury - Review Anรกlise 1

No entanto, por mais impressionante que seja essa fidelidade aos pequenos detalhes interativos, eles acabam tendo pouca utilidade prรกtica dentro do jogo. ร‰ possรญvel pegar diversos objetos pelo cenรกrio, mas nรฃo hรก realmente muito o que fazer com eles alรฉm de empurrรก-los. Essa ilusรฃo de um mundo totalmente manipulรกvel acaba esbarrando nos limites das mecรขnicas de jogo.

A fรญsica aplicada aos objetos funciona de forma satisfatรณria, permitindo empurrar caixas para formar escadas improvisadas ou usar como proteรงรฃo em alguns combates. Mas nรฃo chega a ser nada revolucionรกrio ou que realmente expanda as possibilidades de jogo. Isso, acaba sendo mais um elemento nostรกlgico do que uma mecรขnica realmente significativa.

Por mais que os grรกficos retrรด e o excesso de interatividade forneรงam uma fiel recriaรงรฃo dos shooters antigos, esses elementos se tornam mais uma curiosidade do que algo verdadeiramente impactante apรณs a novidade inicial. Sรฃo competentes em sua proposta nostรกlgica, mas longe de serem caracterรญsticas impressionantes nos dias atuais.

Phantom Fury - Review Anรกlise 2

O Combate Brutal e Sanguinolento

Essa imersรฃo nos pequenos detalhes estรก presente atรฉ certo ponto no combate de Phantom Fury. As armas do seu vasto arsenal disparam com um peso que remete aos icรดnicos shooters antigos. Cada tiro รฉ acompanhado de visuais e efeitos sonoros que vendem relativamente bem a violรชncia brutal das batalhas.

O arsenal disponรญvel sรณ cresce com armas que vรฃo de simples a bizarras, como a clรกssica pistola Loverboy, ou um lanรงa-chamas que dispara espuma eletrificada. Cada uma tem modos de tiro alternativos e opรงรตes de upgrades que incentivam o jogador a experimentar abordagens diferentes.

Agora, apesar dessa variedade de armamentos empolgantes, o gameplay acaba se tornando monรณtono com relativa rapidez. Isso porque os inimigos possuem uma inteligรชncia artificial extremamente limitada e previsรญvel. Soldados da GDF avanรงam freneticamente atirando e arremessando granadas, robรดs voadores circulam em busca de รขngulos de tiro, e vรกrias criaturas mutantes seguem seus padrรตes รบnicos de ataque. Mas nenhum deles demonstra real capacidade de se esquivar, flanquear ou criar situaรงรตes estratรฉgicas desafiadoras.

Phantom Fury - Review Anรกlise 3

Nรฃo รฉ incomum ver os inimigos simplesmente marchando em direรงรฃo ร  morte certa, sem qualquer temor ou noรงรฃo de autopreservaรงรฃo. Eles continuam avanรงando mesmo quando encurralados e com poucas chances de vitรณria. Isso acaba criando situaรงรตes em que o jogador รฉ soterrado por ondas interminรกveis de oponentes sem muitas opรงรตes para escapar ou se proteger, resultando em mortes frustrantes e frequentes.

Esse problema รฉ agravado pelo sistema de checkpoints mal planejado. Os pontos de salvamento ocorrem em momentos distantes, forรงando o jogador a recomeรงar longas sessรตes de combate apรณs morrer. Nรฃo hรก como criar saves manuais para se precaver contra esse problema.

Quanto ao sistema de combate corpo-a-corpo, ele simplesmente nรฃo รฉ muito elaborado ou impactante. A protagonista Shelly tem a habilidade cibernรฉtica de socar inimigos com seu braรงo robรณtico usando uma saraivada de golpes esmagadores. Alรฉm disso, ela pode gerar escudos defletores de balas quando a muniรงรฃo estรก baixa. Essas mecรขnicas certamente tornam os confrontos mais insanos e viscerais em um primeiro momento, sendo fieis ao espรญrito exagerado dos shooters dessa รฉpoca. Porรฉm, elas acabam se tornando muito repetitivas e com pouca aplicaรงรฃo estratรฉgica genuรญna para diferenciar os combates.

Ou seja, por mais empolgantes que as armas pareรงam no papel, e por mais nostรกlgico que o combate tente ser, ele acaba ficando aquรฉm do desejado devido ร  IA deficiente dos inimigos, checkpoints mal posicionados e mecรขnicas rasas de corpo-a-corpo. O que inicialmente remete aos shooters clรกssicos, aos poucos se torna monรณtono e frustrante.

Phantom Fury - Review Anรกlise 4

O Ponto Fraco: Level Design Frustrante

Infelizmente, รฉ justamente ao tentar replicar outra caracterรญstica marcante dos jogos clรกssicos de FPS que Phantom Fury acaba tropeรงando feio: o nรญvel de confusรฃo e desorientaรงรฃo absurda dos nรญveis. Assim como em Doom, Duke Nukem e vรกrios outros tรญtulos antigos, a estrutura das fases รฉ propositalmente desorientadora.

Os cenรกrios avanรงam por meio de um interminรกvel emaranhado de corredores idรชnticos, becos sem saรญda, falsos inรญcios e caminhos que simplesmente nรฃo levam a lugar algum. O sentido por trรกs dessa disposiรงรฃo caรณtica sรณ fica evidente quando vocรช, apรณs vagar sem rumo por รกreas enormes, eventualmente encontra uma porta trancada que precisa de uma chave para ser desbloqueada. Atรฉ esse momento, no entanto, รฉ extremamente fรกcil perder completamente a noรงรฃo de onde vocรช estรก e para onde deveria estar indo em meio ร s interminรกveis รกreas de combate sem direรงรฃo.

Embora possa ter soado nostรกlgico para os velhos fรฃs do gรชnero na รฉpoca, hoje esse nรญvel alucinante de desorientaรงรฃo รฉ, de longe, o maior e pior problema de Phantom Fury. O design confuso e absolutamente nรฃo-intuitivo dos nรญveis estรก dรฉcadas atrรกs dos padrรตes atuais de usabilidade e acessibilidade em jogos. Jogadores modernos acostumados com uma experiรชncia mais orientada, fluida e direta certamente vรฃo se sentir completamente perdidos e frustrados.

Encontrar o caminho ou progresso correto se torna muito mais uma questรฃo de sorte, tentativa e erro cansativa e movimentos ao acaso do que realmente buscar pistas contextuais ou explorar inteligentemente o ambiente. ร‰ preciso avanรงar ร s cegas por salas e corredores interminรกveis, testando aleatoriamente portas e batendo cabeรงa na busca incansรกvel por qualquer indรญcio de progressรฃo, tudo isso enquanto temos que lidar com hordas de inimigos.

Nรฃo รฉ incomum passar horas seguidas dando voltas sem rumo em cรญrculos gigantescos repletos de confrontos interminรกveis, apenas para descobrir que a prรณxima รกrea estรก em um cubรญculo perdido em um canto escondido do nรญvel. Ou que o progresso depende de encontrar um item ou interagir com um objeto facilmente escondido na imensidรฃo desorientadora das fases.

Esse level design pouco intuitivo e com pouca acessibilidade รฉ um resquรญcio dos anos 90 que deveria ter sido abandonado ou ao menos modernizado para os padrรตes atuais. Jogos recentes como o excelente Boltgun provam que รฉ possรญvel trazer a estรฉtica e jogabilidade nostรกlgica dos shooters antigos em uma experiรชncia muito mais coesa. Phantom Fury ignora essa evoluรงรฃo, optando por replicar o caos e desorientaรงรฃo dos nรญveis clรกssicos de forma crua e sem concessรตes ร s melhorias do gรชnero. E esse รฉ, de longe, seu maior calcanhar de aquiles que torna boa parte da experiรชncia uma verdadeira provaรงรฃo.

Phantom Fury - Review Anรกlise 6

Conclusรฃo

Para concluir este review, nรฃo hรก dรบvidas de que Phantom Fury รฉ um tributo apaixonado aos icรดnicos shooters em primeira pessoa da virada do sรฉculo. Seus grรกficos retrรด, nรญveis de interatividade com o ambiente e arsenal criativo de armas conseguem trazer lembranรงas daquela era dos games. Porรฉm, ao tentar replicar algumas caracterรญsticas desses clรกssicos de forma muito literal, o jogo acaba sendo vรญtima dos mesmos problemas que os atormentavam.

A inteligรชncia artificial deficiente dos inimigos, o design extremamente confuso dos nรญveis e o sistema frustrante de checkpoints e progressรฃo transformam boa parte da experiรชncia em uma verdadeira provaรงรฃo para a paciรชncia do jogador. O que inicialmente remete ร  nostalgia dos shooters antigos logo se torna monรณtono e repetitivo.

Phantom Fury รฉ um caso curioso de um jogo que captura todas as lembranรงas da dรฉcada de 90, atรฉ mesmo suas frustraรงรตes e limitaรงรตes. Recriar fielmente os shooters clรกssicos pode ser uma proposta intrigante para os nostรกlgicos mais dedicados, mas exige ignorar vรกrias das evoluรงรตes que o gรชnero viveu desde entรฃo. O jogo รฉ a prova de que certas fรณrmulas devem ficar no passado.

Essa anรกlise/review de Phantom Fury segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossasย diretrizes e nosso processo de avaliaรงรฃo.

Phantom Fury

Nota - 5.5

5.5

Fraco

Phantom Fury รฉ um tributo apaixonado, porรฉm falho, aos icรดnicos shooters dos anos 90 e inรญcio dos 2000, capturando tanto a nostalgia quanto as frustraรงรตes daquela era. Embora apresente bons visuais retrรด, o jogo tropeรงa em inteligรชncia artificial deficiente, nรญveis confusos e um sistema de progressรฃo frustrante.

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Bernardo Cortez

Formado em Relaรงรตes Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo รบtil. Mรบsico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho รฉ ser jornalista na รกrea. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

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