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Review: Controle QRD Stellar T5 Wireless

A Nintendo quando lançou o Nintendo Switch nos encantou com a portabilidade do console assim como revolucionou o mercado com os Joy-Con. Afinal ter controles removíveis onde para inúmeros jogos um segundo jogador pode jogar no ato, é fantástico. Contudo isso não o exime de inúmeros problemas. E é aí onde entra o QRD Stellar T5 Wireless.

Esse controle não apenas é feito sob medida para o Nintendo Switch, como promete compatibilidade imediata, macro, melhor ergonomia e muito mais. Isso inclui a solução para o temido drift nos Joy-Con. Mas será que o QRD Stellar T5 consegue melhorar tanto a experiência original?

Esse review do QRD Stellar T5 Wireless foi possível graças a uma unidade cedida pela QRD.

QRD Stellar T5 possui construção sólida

O QRD Stellar T5 Wireless vem em uma caixa que inicialmente não passa muita confiança por ser relativamente simples e é protegido apenas por um suporte interno de plástico. Contudo, a desconfiança para por aí.

Ambos os analógicos vem protegido por por uma espuma circular e temos um D-PAD extra simulando o do Xbox Series que pode ser trocado pelo D-PAD em sinal de + que vem instalado nele. Adicionalmente, temos um cabo USB-C com USB-A para carregar os controles e um manual de instrução em 4 línguas diferentes (infelizmente não há PT-BR ou espanhol). O curioso é que cada controle tem uma entrada USB-C para carregamento e temos apenas um único cabo.

Logo ao pegar os controles é possível ver que sua construção é bem sólida e se encaixa muito bem na minha mão que é grande (inclusive sempre sofri com o pequeno tamanho dos Joy-Con). Aqui enfatizo que ele é um controle grandalhão sendo maior que os controles de Xbox Series, PS5 e o próprio controle Pro de Switch. Isso claro, ao considerar jogar ele com “a parte do meio” que junta as duas partes do controle.

Em seguida, o que chamou minha atenção é que sua parte traseira é emborrachada favorecendo ainda mais o grip e trazendo ainda mais conforto. Já a parte da frente do controle possui um plástico transparente, embora não revele sua mecânica interna, os botões clássicos presentes nos Joy-Con, analógicos Hall Effect que não dão o famigerado drift e seus botões extras que falarei em breve mais a frente.

Por fim é importante salientar que os botões do QRD Stellar T5 Wireless são mecânicos, ou seja, eles são ao mesmo tempo gostosos de clicar, mas fazem um barulho bem maior do que um controle normal. É como se todos os botões fossem um clique de um mouse ou então de um teclado mecânico.

Tamanho e peso

Como falei muito sobre o tamanho do QRD Stellar T5, quero esclarecer uma coisa. Ele não é pesado! Enquanto o par de Joy-Con original possui apenas 102 gramas, o par desse controle possui 190 gramas. Porém, quando adicionamos o Grip Joy-Con em ambos controles, o Joy Con passa a ter 208 gramas contra 220 gramas do QRD Stellar T5.

Por óbvio, ao considerar os controles no Switch, a diferença fica maior onde temos 492 gramas com o QRD Stellar T5 e 404 gramas com o Joy Con. Para pôr em perspectiva, o Steam Deck tem um peso total de 678 gramas. Curiosamente, ao colocar o QRD Stellar T5 no Switch, ele rivaliza em questão de tamanho com o Steam Deck da Valve, mas o peso não chega perto.

Por fim, vale pontuar que embora o controle seja sim mais pesado que os Joy-Con, ele acaba sendo mais leve que os controles de Xbox Series (243 Gramas sem pilhas), PS5 (281 gramas) e o Switch Pro (247 gramas).

Ao meu ver, esse peso extra que ele traz, acaba dando uma maior sensação de robustez e não achei inconveniente em nenhum momento.

Compatibilidade com o Switch e periféricos

E em seguida vou responder a provável maior pergunta: como ele funciona no Nintendo Switch? A resposta não poderia ser mais fácil e simples. É basicamente um plug n play. Eu tirei os Joy-Con originais do Switch e deslizei os QRD Stellar T5 Wireless para o console e pronto, já estavam configurados no Switch.

E sendo bem sincero, tudo funcionou a mil maravilhas, incluindo seu RGB que dá um estilo único ao controle. Mesmo a parte da frente sendo transparente, ele não vaza a luz, pois toda mecânica está por baixo. Logo, a iluminação é bem agradável e não atrapalha.

Eu não senti nenhum tipo de problema de input em momento algum. Inclusive não existe input lag por não ser um controle não original.

Seja no modo docked, como no modo controle ou então usando o QRD Stellar T5 Wireless como dois Joy Con separados, não houve nenhum tipo de problema de conectividade em momento algum.

Adicionalmente, posso afirmar que é possível deixar os controles conectados ao tablet do Switch e deixar ele na base do console carregando sem problemas. Além disso, é possível conectar ao Joy-Con Strap (aquela barra lateral com a cordinha) para prender o novo controle no pulso.

Contudo, não será possível usar tanto o Grip Joy-Con (o periférico que junta os 2 controles como se fosse um maior) nem será possível usar as cases padrão onde leva seu Switch.

Por fim, vale pontuar que a recarga dos controles é feita exclusivamente via entrada USB-C uma vez que ele não carrega quando conectado ao Nintendo Switch. Felizmente sua bateria de 500mAh segura a jogatina por mais de 5 horas.

Extras do controle

E agora saindo da parte do arroz e feijão quero falar dos adicionais que o QRD Stellar T5 traz. Em primeiro lugar e sendo o mais óbvio, temos o RGB. O controle possui 7 cores fixas e um segundo modo Rainbow. Como cada parte do controle funciona de forma individual, é necessário mudar a cor de forma individual que claro trará uma diferença no modo Rainbow. No entanto, ao ativar o modo, desligar o Switch (e consequentemente os controles) e religar o Switch, o modo Rainbow será nivelado apresentando a mesma cor.

A outra função que achei bem legal foi a possibilidade de poder nivelar o Rumble de cada controle até ser completamente desligado. Assim como o modo Rainbow, caso o QRD Stellar T5 esteja conectado no Switch ele será nivelado. Mas se jogar como controles individuais, será possível gerenciar cada controle do seu jeito.

Outro atrativo do controle é que ele possui botões extras traseiros. Isso é algo que se tornou tradicional em controles Pro ou que querem se diferenciar como o 8bitdo. Com uma certa facilidade é possível designar um botão de sua preferência (geralmente os gatilhos) para esses botões traseiros. Vale pontuar que cada botão traseiro poderá armazenar um botão de cada controle. Ou seja, o botão traseiro esquerdo, não pode armazenar a função do gatilho direito e vice-versa.

Por fim, o QRD Stellar T5 ainda conta com a opção de Macro, onde pode pré determinar uma sequência de botões, assim como conta com três níveis de turbo onde o botão escolhido poderá ser apertado 5 vezes por segundo, 12 vezes por segundo ou 20 vezes por segundo.

Aqui eu vejo uma utilização bem limitada, como, por exemplo, em minigames de Mario Party onde se necessita apertar algum botão o mais rápido possível. Ou então deixar algum golpe de jogo de luta já pré programado.

Algumas melhorias seriam bem vindas

E até nesta parte do review eu simplesmente amei o controle, certo? Sim, isso é verdade, mas não significa que ele é isento de problemas ou possíveis melhorias,

Inicialmente o meu controle esquerdo ficou folgado no Grip que vem com ele. Não sei se foi um azar meu em um possível defeito de fabricação ou se todos teriam essa folga. Não é algo que vá destruir a experiência, mas para mim incomodou em alguns momentos. Ainda mais quando essa folga eventualmente apertava um dos botões internos dele (onde desliza para encaixar no Switch). No caso eu só ouvia o barulho de um botão sendo apertado, mas felizmente nada acontecia no jogo.

Uma melhoria fácil de ser resolvida é seu manual que não vem em nossa língua. Como deixei claro, o controle traz inúmeras possibilidades, mas as instruções são por muitas vezes confusas. Em especial na parte de Macro e Turbo. Um manual em português certamente ajudaria e muito.

E por falar em manual, um facilitador poderia ser um software próprio para instalar e gerenciar no computador. Acho realmente bem vindo ter essas funções manuais, ainda mais se considerar apenas o Switch, mas isso não impede de ter um software de controle de sua programação.

Adicionalmente, D PAD é removível como falei anteriormente, mas isso não fica claro nas instruções, assim como a conexão Bluetooth com PC‘s e celulares.

Outro ponto que poderá incomodar alguns jogadores é quando joga com cada joy-con de fora separada. Ao jogar o analógico para a direita e pressionar o botão da esquerda, falta espaço para os dois dedões. Ele funciona nos jogos, mas eventualmente isso irá incomodar os jogadores, ainda mais em jogos de plataforma que é sempre comum estar indo para a direita.

Um ponto de oportunidade perdido foi o fato dos gatilhos também serem um botão. Caso jogue um jogo de tiro ou então de corrida, não existirá a sensibilidade desejada. Mas vale pontuar que tanto o Joy-Con original como o controle Pro de Switch não possuem esse tipo de gatilho. Então aqui seria mais uma oportunidade para superar o controle original.

Por fim, vale o aviso que os botões são bem “clicáveis”. Com isso quero dizer que eles precisam de menos pressão para serem pressionados. Com o tempo me acostumei com isso, mas mesmo assim eu esbarrei algumas vezes tanto nos botões traseiros como nos gatilhos.

Conectividade Android e Bluetooth

E depois de debulhar o QRD Stellar T5, ainda falta um último ponto para abordar que é em sua conectividade fora do Nintendo Switch. E fico feliz de dizer que ele funciona muito bem.

Após entrar em modo de pareamento ele é reconhecido via bluetooth tanto no computador (em meu caso usei no Steam Deck) como no celular com Android. Em ambos casos eu tive um reconhecimento fácil e pude usá-lo de forma imediata em cada jogo e plataforma.

Vale pontuar que ele pareia cada controle individualmente e isso fará com que tenha dois controles pareados ao invés de um só. No caso do Steam Deck posso afirmar que não apenas o pareamento funcionou de forma impecável, como há a opção de transformar os dois Joy-Con como se fosse um único controle, o que é excelente.

Conclusão review do QRD Stellar T5

Em suma, eu posso afirmar que fiquei extremamente satisfeito com o QRD Stellar T5. A experiência plug n play dele no Nintendo Switch é muito bem vinda e ele eleva tudo o que vemos no controle original dando um sentimento premium ao console da Nintendo.

Embora ele seja excepcional, existem ainda alguns detalhes que podem ser melhorados ou corrigidos no futuro. Quero deixar claro que não é nada que irá destruir sua jogatina. Mas existe sim um ou outro ponto de melhora para o QRD Stellar T5 deixar de ser excepcional para ser perfeito.

Por fim, posso recomendar o QRD Stellar T5 com tranquilidade para quem procura elevar o sentimento de sua jogatina no Nintendo Switch. Em especial, pois ele pode ser encontrado a cerca de 260 Reais + 55 reais de taxa na loja oficial do Aliexpress e por 303 reais (+ taxas aplicáveis) na loja oficial da QRD. Um controle dessa qualidade na casa dos 300 reais é um preço muito justo para o que oferece.

Isso, ainda ganha destaque quando temos um controle que além de contar com bateria própria e giroscópio, ainda tem uma conectividade bluetooth.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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