Preview: Metaphor: ReFantazio
Testamos o jogo no gamescom latam
Durante a gamescom latam, tivemos a oportunidade de testar em primeira mão a demo de Metaphor: ReFantazio. O novo RPG da Atlus, desenvolvido pelo mesmo time responsável por Persona, se mostrou simplesmente fascinante e você poderá conferir tudo sobre a demo logo abaixo.
Um RPG de fantasia medieval que lembra persona
O teste da demo de Metaphor: ReFantazio durou cerca de 15 minutos, onde poderíamos jogar três situações diferentes. Entre elas, optei pela segunda opção que era o gameplay de uma dungeon do jogo, pois deste modo seria possível conhecer mais do seu gameplay.
Sendo assim, somos transportados para a dungeon onde já temos como companhia dois personagens além do protagonista. Obviamente, essa parte do gameplay se passa em algum momento após as primeiras horas de jogo.
É difícil falar sobre a parte da história, uma vez que somos jogados no decorrer de um arco narrativo. Porém, isso funciona perfeitamente para evitar que o enredo seja entregue.
Ação ou turnos?
Algo que chamou atenção em Metaphor: ReFantazio é a forma que ele mescla action RPG com RPG de turno. Não é como se você pudesse optar por completo entre um e outro, mas a questão é que eles se conectam e trazem uma jogabilidade única.
Nas dungeons, você verá inimigos percorrendo o mapa e com isso poderá apertar um botão de ataque para derrotá-los com ataques básicos. Porém, se o inimigo em questão for mais forte, ele não será derrotado e apenas sofrerá dano considerável. Neste momento, na tela vai aparecer um botão para apertar e assim iniciar o combate “estratégico” como o jogo chama.
Durante o combate estratégico, temos uma jogabilidade de turno que você pode optar por ações como ataque normal, invocar seu arquétipo para usar alguma habilidade especial (algo bastante familiar ao que vemos em Persona), defender, executar um golpe em conjunto que é nomeado de “aliar-se” e também usar itens.
Algo que diferencia esse combate de turno de outros RPGs é que existe a possibilidade de se aproximar ou afastar de um inimigo. Não deu para compreender qual é a diferença que essa ação faz, porém, temos certeza que isso trará estratégias para a complexidade do jogo.
Desafiador
Os inimigos fracos podem ser facilmente derrotados na parte de ação, como foi dito acima. Porém, há inimigos mais poderosos que realmente vão dar dores de cabeça para que possa derrotá-los. Durante a demo de Metaphor: ReFantazio foi possível confrontar um destes inimigos e precisei usar habilidades para direcionar os golpes dele e várias vezes recuperar vida ou reviver aliados. Em grau comparativo, essa batalha foi digna de Shin Megami Tensei.
Visual incrível
Por fim, a direção de arte de Metaphor: ReFantazio se mostra incrível. Além do fato dela lembrar muito o que vemos em Persona e Shin Megami Tensei, conseguiram trazer algo singular por conta do seu estilo medieval sombrio. Inclusive, há diversas cenas de anime que surgem no decorrer do gameplay, trazendo uma dinâmica bem diferente do que estamos acostumados em RPGs que mostram o personagem agindo com o modelo do motor gráfico utilizado. Além dos modelos, o jogo também se destaca com a sua construção de cenários, por trazer uma dungeon repleta de detalhes.
Conclusão do preview de Metaphor: ReFantazio
Definitivamente temos um RPG extremamente promissor. Foi uma pena o gameplay ser tão curto, mas apesar disso foi possível conferir o que a Atlus trará para os seus fãs quando o jogo for lançado. Aqui teremos um RPG que se diferencia dos outros lançados neste ano e que, sem dúvidas, vai surpreender a todos. Metaphor: ReFantazio merece estar no radar de todos os amantes de RPG.