PCXbox 2 min de leitura

Ninja Theory enfrenta possível fechamento após decisão da Microsoft

Estúdio de Hellblade entra em fase de consulta para encerramento de atividades após falha em negociações de venda.

Leonardo Coimbra ·

Microsoft inicia reestruturação e Ninja Theory entra em risco

A Microsoft iniciou oficialmente o processo para o fechamento da Ninja Theory, estúdio responsável pela franquia Hellblade. De acordo com um comunicado publicado por Matt Booty, diretor de conteúdo do Xbox, em 22 de setembro de 2026, a empresa começará o período de consulta com os funcionários sobre a proposta de encerramento, enquanto ainda busca alternativas para o futuro da equipe.

A decisão ocorre apenas três meses após a revelação de Senua, o novo título da série, apresentado durante o evento de verão do Xbox. Segundo o comunicado, o fechamento foi proposto após o fracasso de dois acordos separados que visavam vender o estúdio para terceiros ou permitir que a gestão recuperasse a independência da marca.

Confira o nosso calendário atualizado com os principais lançamentos de jogos

Siga no TelegramReceba as principais notícias direto no seu Telegram.
Entrar no canal

Impacto no Xbox Game Studios e situação da Arkane

A Ninja Theory faz parte de um grupo de quatro estúdios menores que a Microsoft tentou separar de sua estrutura interna este ano como parte de uma grande reestruturação. Enquanto empresas como Double Fine, Compulsion Games e Undead Labs conseguiram negociar a compra de volta por parte de seus gestores, a situação da Ninja Theory permaneceu indefinida até o anúncio atual.

Além da desenvolvedora de Hellblade, a Arkane também enfrenta um destino incerto. O estúdio, que estava trabalhando no jogo inspirado no personagem Blade, da Marvel, permanece em processo de consulta para fechamento, com previsão de encerramento das negociações até o final de 2026. Matt Booty confirmou que as conversas com a Arkane continuam em andamento para definir o futuro dos colaboradores e dos projetos pendentes.

NewsletterReceba as últimas notícias de games no seu email.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário