Gamescom Latam: Alessandro Martinello, a mente criativa por trás de Mullet Mad Jack
Um estrondoso sucesso com um grande futuro
Durante a Gamescom Latam 2024, tivemos a honra de conversar com Alessandro Martinello, o gênio criativo responsável pelo design artístico de Mullet Mad Jack, um jogo que combina a estética nostálgica dos anos 80 e 90 com uma jogabilidade frenética.
Confira essa entrevista desse excelente jogo brasileiro que ajuda a complementar nossa análise que fizemos em Maio de Mullet Mad Jack. O jogo já está disponível para todas as plataformas Playstation, Xbox, Nintendo Switch e PC.
Inspirações e Referências
Alessandro nos contou que sua paixão por jogos de tiro rápidos e animes dos anos 80 e 90 foram as principais inspirações para Mullet Mad Jack. Ele menciona especificamente a era de ouro do VHS, quando a qualidade dos animes era incomparável. “Eu sempre amei jogos de tiro rápidos e animes dessa época. A qualidade era algo que nunca mais foi igualada depois”, diz ele.
Os animes daquela era eram conhecidos por sua arte detalhada, tramas complexas e personagens memoráveis. Alessandro destacou animes como Akira e Ghost in the Shell como algumas de suas principais influências, ambos conhecidos por suas visões futuristas e distópicas que se refletem claramente na estética e na narrativa de Mullet Mad Jack. Ele queria capturar essa sensação de nostalgia enquanto trazia algo novo e excitante para os jogadores modernos.
A pandemia de COVID-19 também teve um papel crucial na criação do jogo. Trancado em seu apartamento, Alessandro decidiu finalmente dar vida ao jogo que sempre quis fazer. Durante um ano, ele desenhou um pouco todos os dias, culminando em um visual único e cativante que remete diretamente às suas inspirações. Esse período de isolamento, segundo ele, foi uma oportunidade de canalizar sua criatividade e transformar uma situação difícil em algo produtivo e inspirador.
Desenvolvimento e Jogabilidade
A jogabilidade frenética de Mullet Mad Jack foi inspirada por clássicos como Doom e pelos mods de 2013 do jogo. Alessandro destaca que queria criar algo ainda mais rápido do que Doom, um verdadeiro “Burnout do FPS”. A decisão de incorporar mecânicas de tempo foi um ponto de virada, permitindo criar uma fórmula divertida e viciante. “Eu quis fazer um jogo arcade, algo que fosse rápido e direto, como Burnout em comparação a Gran Turismo“, explica Alessandro.
Ele mencionou que a influência de jogos arcade é evidente em cada aspecto do design de Mullet Mad Jack. Jogos de corrida como Burnout se destacam pela adrenalina constante e pela ação rápida, algo que Alessandro queria replicar em seu jogo de tiro. Além disso, ele buscou criar uma experiência que recompensasse a habilidade e a precisão do jogador, incentivando repetidas jogadas para melhorar o desempenho.
Para alcançar esse nível de intensidade, Alessandro trabalhou em estreita colaboração com dois desenvolvedores que ajudaram a transformar suas ideias em realidade. Juntos, eles refinaram as mecânicas do jogo, garantindo que cada elemento fosse polido e contribuísse para a experiência frenética e envolvente. A equipe dedicou-se a criar um ambiente onde cada segundo conta, resultando em um jogo que desafia e entretém ao mesmo tempo.
História e Temática
A história de Mullet Mad Jack é uma sátira do impacto das redes sociais e da internet na sociedade. No jogo, o protagonista precisa de dopamina a cada 10 segundos para sobreviver, obtida ao ganhar likes por suas ações, uma metáfora contemporânea e crítica ao vício das redes sociais. “É um futuro distópico onde homem e internet estão totalmente misturados. Ele precisa de dopamina a cada 10 segundos, senão morre”, diz Alessandro.
A temática do jogo não apenas reflete a sociedade atual, mas também provoca uma reflexão sobre nossa dependência das redes sociais e da validação online. Alessandro criou um mundo onde a linha entre realidade e virtualidade é indistinta, explorando as consequências extremas dessa fusão. No universo de Mullet Mad Jack, o personagem principal é uma figura de entretenimento que deve constantemente performar para uma audiência global, algo que ressoa com a cultura moderna dos influenciadores digitais.
O objetivo principal é destruir robôs que roubam empregos e tornam o mundo pior, adicionando uma camada de crítica social à narrativa do jogo. Alessandro explicou que a escolha dos robôs como inimigos é uma alegoria para a crescente automação e a desumanização no mercado de trabalho. “É um jogo sobre massacrar robôs, realmente”, afirma ele. Essa escolha de antagonistas reforça a mensagem do jogo, sublinhando a luta do indivíduo contra as forças impessoais da modernidade.
Recepção e Futuro de Mullet Mad Jack
O lançamento de Mullet Mad Jack superou todas as expectativas. O jogo se pagou em apenas 10 horas após o lançamento e alcançou 500 reviews no primeiro dia, superando 2 mil reviews no primeiro mês. “Na melhor das hipóteses, esperávamos 500 reviews em um mês, mas batemos isso em um dia. Agora estamos chegando perto de 3 mil reviews (avaliação de jogadores na steam)”, celebra Alessandro.
Essa recepção avassaladora não apenas validou os esforços da equipe, mas também abriu novas oportunidades para expandir o jogo. A resposta positiva dos jogadores incentivou Alessandro e sua equipe a continuar desenvolvendo novos conteúdos e aprimoramentos para o jogo. Eles estão comprometidos em manter a comunidade engajada e satisfeita, lançando atualizações regulares que introduzem novos modos de jogo e melhorias na experiência geral.
Com a recepção positiva, a equipe planeja continuar adicionando conteúdo ao jogo. O próximo update incluirá um modo Speedrun, permitindo comparar tempos com amigos, e um modo infinito, aumentando a rejogabilidade. “Queremos fazer o melhor jogo possível agora que ele estourou. Colocando todas as coisas que queremos, quem sabe não conseguimos subir a avaliação para 98% ou 99%?”, comenta Alessandro. A ambição de alcançar quase a perfeição reflete o compromisso da equipe em entregar um produto de alta qualidade que continue a surpreender e deleitar os jogadores.
Considerações Finais
Alessandro expressa seu entusiasmo pelo futuro do jogo e agradece o apoio dos jogadores. Ele também mencionou uma promoção especial de 20% durante a Summer Sale na Steam, incentivando novos jogadores a experimentar Mullet Mad Jack. Essa promoção é uma excelente oportunidade para quem ainda não jogou o título de conhecer essa obra-prima do arcade FPS a um preço reduzido.
Além disso, Alessandro compartilhou que estão planejando várias surpresas para o futuro, incluindo possíveis expansões e colaborações com outros criadores de conteúdo. O objetivo é manter a comunidade vibrante e engajada, sempre trazendo algo novo e excitante para o jogo. “A gente quer fazer o melhor jogo possível agora que estourou”, reforça Alessandro, destacando que o sucesso inicial é apenas o começo de uma jornada contínua de inovação e melhoria.