ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Final Fantasy IX (PS4) é sempre uma ótima opção

Final Fantasy IX é considerado por muitos o melhor Final Fantasy da geração de PS1 (embora goste muito, ainda fico com o VII) e ele foi feito nos anos 2000 quando ainda tínhamos o “time de ouro” como Nobuo Uematsu, Yoshitaka Amano e Hinoburo Sakaguchi. Após 17 anos de seu lançamento, ele ganhou uma repaginada para o PS4. Seguindo os moldes de outros ports, assim como Final Fantasy VII, ele traz gráficos em HD e algumas melhorias em seu sistema que iremos discutir a frente.

FINAL FANTASY IX_20170929180437

Zinedine Zidane e sua trupe

Em Final Fantasy IX você irá jogar com o protagonista Zidane que é um jovem galanteador e extremamente que pertence a classe de ladrão. Ele e seu grupo são incumbidos com a missão de sequestrar a princesa Garnet (que depois muda seu nome para Garnet) enquanto eles fazem uma falsa apresentação de teatro. Porém, o que eles não sabiam era que Garnet queria ser sequestrada e não aguentava mais ficar com sua mãe, a rainha Brahne, que liderava sua nação em uma guerra de grande escala. Logo em seu início também somos apresentados ao mago negro Vivi e Steiner, o capitão das tropas de Pluto que tem como missão levar a princesa de volta para casa.

O que começa como um plano um tanto simples de sequestro, acaba tomando uma direção muito mais impactante quando eles descobrem o segredo de Gaia e de Kuja, o grande vilão do jogo que está procurando pela mágica mais forte de todas (Ultima) para se “vingar do planeta”. Evitarei contar mais detalhes para não entrar no campo de spoiler…

FINAL FANTASY IX_20170929180450

Procurando sua identidade

Esses re-lançamentos e a oportunidade que temos de jogar algo novamente é muito positiva, pois percebemos coisas que não conseguíamos há mais de 15 anos. Antigamente, quando joguei o jogo, eu simplesmente achei legal. Porém, desta vez, pude perceber muito mais. Citando três personagens que já falei, temos Garnet, Zidane e Vivi. Logo uma das primeiras cenas é Garnet fugindo do castelo, pois não aguenta mais estar com sua mãe e aceitar suas atitudes perante a guerra. Ou seja, uma jovem revolucionária que não quer aceitar a alcunha de ser uma princesa.

Mais a frente descobrimos que Vivi não se recorda muito bem de seu passado e que ele tem dúvidas sobre sua identidade. E em certo momento, é possível achar uma *SPOILER fábrica de Vivis FIM DO SPOILER*. Isso o deixa muito perturbado e ele começa a se questionar sobre o significado de sua existência e de sua alma.

Por fim temos o protagonista Zidane, que juntamente com Kuja, o grande vilão, são diferentes dos humanos por possuir um rabo. Tendo uma história similar a de Vivi, Zidane também entra em uma crise existencial em certo momento e também questiona sobre sua alma.

Ou seja, embora Final Fantasy IX tenha seu plot principal, podemos ver que seus produtores tiveram um trabalho em dar características para cada personagem e fazer se questionarem sobre a importância de sua história e função no mundo.

As mecânicas de Final Fantasy IX

Assim como a maioria dos Final Fantasy antigos, Final Fantasy IX segue aquele estilo de RPG por turno. Então será possível ter até quatro integrantes em sua party e como qualquer bom RPG, a parte de equipamento é fundamental para o sucesso da party. Ao adicionar armas, equipamentos e acessórios poderosos você ficará mais forte para batalhar e terá melhor stats.

FINAL FANTASY IX_20170928200236

A luta seguirá o estilo por turnos e dessa vez o especial se chamará Trance. Após levar muita porrada, sua barra encherá e será possível durante um curto período de tempo lançar ataques devastadores.

Por fim temos o “minigame grande” do jogo que é um jogo de cartas chamado de Tetra Master. Neste game de cartas, que não tem influência na história, e que também não é influenciado por sua evolução no game, envolverá disputas com muitos NPC´s e até a possibilidade de entrar em campeonatos. Fazendo um rápido resumo de sua jogabilidade, você terá um pequeno tabuleiro onde poderá colocar suas cartas. Assim como em muitos jogos, as cartas tem poderes e classes próprias podendo formar combos. O objetivo é fazer a estratégia vencedora e aniquilar seus adversários ao utilizar as melhores cartas.

Novidades para o PS4

Logicamente a Square não poderia re-lançar Final Fantasy IX sem nenhuma melhoria. Assim como fizeram em Final Fantasy VII, o jogo chega com texturas HD e rodando a 60 fps. E irei além, pelo que percebi, as texturas dos personagens foram re-trabalhadas, pois joguei em uma TV 4K e não achei o visual nem um pouco agressivo. Ou seja, visualmente o jogo está bem legal (por favor pense com uma cabeça da era 32 bits).

Além desse tapa visual, a Square trouxe algumas novidades. Em geral todas me agradaram, menos uma que eles erraram muito. Em Final Fantasy IX podemos ativar o modo 9999, ou seja, cada ataque tirará o dano máximo. Isso serve para somente seguir com a história e não se importar com o grinding ou dificuldade. Outro modo que existe é a possibilidade de não ter nenhum encontro. Ou seja, um passeio no parque e sem inimigos.

FINAL FANTASY IX_20170929181023

Embora essas adições sejam bem vindas para o jogo, tem uma que ferrou tudo, a adição de aumentar a velocidade do jogo. Como muitos sabem um RPG de turno pode sim ser demorado. Para agilizar isso a Square colocou a opção de aumentar a velocidade. Bem, essa opção funcionou muito bem em Final Fantasy VII, pois você detinha completo controle. Porém, em Final Fantasy IX, é necessário que se pause o jogo para ativá-lo (até ai sem problema por mais chato que seja). O problema é que quando entra em uma cutscene não é possível tirar esse modo, ou seja, você irá perder diálogos e cenas. A única bola fora desse port…

Conclusão

Final Fantasy IX foi sim um dos grandes jogos da franquia e é muito bom poder joga-lo. Sua história dispensa comentários por ser muito boa e o port dá uma melhora gráfica nele, bem como inclui algumas melhorias bem vindas para acelerar o jogo ou somente curtir sua história. A bola fora fica para a aceleração do tempo que está menos flexível e te faz perder cutscenes e/ou diálogos.

{{
plataformas = [PS4] nota = [5/5] game = [Final Fantasy IX] game = [] info = [Lançamento: 19/09/2017] info = [Produtora: Squaresoft] info = [Distribuidora: Square Enix] texto = [A melhor forma de reviver a nostalgia] texto = [de Final Fantasy IX] decisão = [Compra obrigatória] positivo = [Excelente história] positivo = [Gráficos em HD] positivo = [Melhorias técnicas] negativo = [Aceleração de tempo] }}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo