NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Endling – Extinction is Forever

Nesta análise de Endling – Extinction is Forever nós vamos falar do jogo indie onde controlamos uma simpática raposa que precisa cuidar de seus filhos em um mundo que está entrando em um ciclo de destruição. Se está procurando um jogo emotivo e com uma ambientação única, confira aqui nossa análise.

A análise de Endling – Extinction is Forever foi possível graças a um código cedido pela produtora. O jogo estará disponível a partir do dia 19 de Julho para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Ele também está disponível para PS5 e Xbox series via retrocompatibilidade e conta com legendas em PT-BR.

O conto de uma mãe e seus filhos

A história de Endling – Extinction is Forever de certa forma é extremamente simples, mas é executada de forma maestral. Aqui você começa controlando uma raposa que está fugindo da floresta em que vive que está em chamas e a destruição é iminente.

Após escapar e achar uma nova toca ela dá à luz a quatro filhos, porém, não muito tempo depois deles nascerem, um é capturado. A partir desse ponto você tem duas missões. A primeira é alimentar seus filhos para que eles não morram. Já a segunda é ir atrás de seu filho capturado.

Embora tenhamos aqui uma premissa bem simples, o jogo acerta imensamente em sua mensagem. De um lado temos a parte da destruição do mundo, o uso excessivo dos recursos naturais, o rastro de poluição, caça desenfreada e muito mais.

Já do outro lado, temos a mensagem de resistência, de família e até de renovação com os animais que lutam pela sobrevivência mesmo sob as circunstâncias mais extremas.

Ambientação e trilha sonora

Andando de mãos dadas com essa história e as motivações de nossa raposa, o jogo acerta em cheio também em sua ambientação.

Com gráficos relativamente simples, mas cheio de personalidade, é possível sentir a emoção passada ao longo de sua jornada. Tudo é feito com bastante cuidado e as animações dos personagens e desse mundo representam seus diversos momentos. Seja medo, felicidade, atenção ou esperança, tudo está lá.

Aqui temos cenários bem diversos como uma casa no lago, uma floresta que ainda permanece de pé, o interior de fábricas e esgoto, restaurantes e mais. Fica muito claro como o ser humano é invasivo com a natureza de forma geral.

E para dar ainda mais valor a essa ótima ambientação temos a trilha sonora que cai como uma luva. Ela não é memorável, porém, ela é assertiva em seus diversos momentos trazendo a emoção correta tanto na parte de exploração como de suspense.

Gameplay simples e funcional

E agora chegou o momento desta análise que falarei do gameplay de Endling – Extinction is Forever. Se por um lado a história é simples, será que seu gameplay segue essa pegada?

Bem, de certa forma a resposta é sim. A ideia central do jogo é relativamente simples. Você deve sair da toca todos os dias e buscar comida para alimentar seus filhotes. Adicionalmente, de tempos em tempos será possível farejar o cheiro de seu filho raptado que dará pistas da onde estará e como tem passado.

E inicialmente é exatamente isso o jogo. Mecânicas simples e direto ao ponto, porém, com o tempo ele adiciona elementos que vão adicionando complexidade a sua experiência. Um deles, por exemplo, é a falta de alimento. Se um dia você achar uma fruta em um arbusto ou então um peixe em um lago, nos próximos dias você terá que ir mais longe para conseguir alimento.

Posteriormente, seus filhotes começam a te acompanhar em suas saídas noturnas e você tem que cuidar deles para que não sejam capturados ou por um caçador ou então por um predador. E por falar em caçador, existem variados tipos de humanos que tentarão te capturar e até matar.

E esses foram alguns exemplos de desafios que vão surgindo aos poucos. Também é possível contar com a evolução de seus filhos para que possam subir árvores, cavar e mais.

No geral, a experiência e desafio é bem equilibrada e sua aventura contará com momentos mais tranquilos assim como momentos mais difíceis onde a vida de seus filhotes ficarão por um triz.

Conclusão

Como já falei algumas vezes nessa análise, Endling – Extinction is Forever é um jogo simples, porém, é super competente em passar sua mensagem.

Se você está interessado em uma experiência de um jogo indie com uma mensagem forte de cuidado com o mundo, com família e esperança, então Endling – Extinction is Forever é certamente um jogo para você que ainda conta com uma ótima ambientação e uma trilha sonora agradável.

Porém, se busca algo mais complexo e com um gameplay mais completo e com ação, realmente este jogo não é para você.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Endling - Extinction is Forever

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8

Ótimo

Se você está interessado em uma experiência de um jogo indie com uma mensagem forte de cuidado com o mundo, com família e esperança, então Endling - Extinction is Forever é certamente um jogo para você que ainda conta com uma ótima ambientação e uma trilha sonora agradável.

User Rating: 4.4 ( 1 votes)

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo