REVIEWSANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5SWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: PAC-MAN WORLD Re-PAC

Desde a época de ouro do PS1, eu sempre quis experimentar o Pac-Man World. Sendo um grande fã de jogos de plataforma, já tinha ouvido falar muito do jogo clássico, mas na época ele ficou escondido atrás de tantos outros jogos excepcionais que o primeiro console da Sony nos proporcionou. Pac-Man World: Re-Pac finalmente me presenteou com a chance de jogar este jogo. Mas já adianto, se está atrás de algo novo e atual, talvez não seja aqui que você vai encontrar.

Mas se você é fã do personagem clássico ou mesmo fã do estilo de aventura-plataforma dos anos 90/início dos anos 2000, onde melhor começar do que com o primeiro jogo, não é mesmo? 

A análise de PAC-MAN WORLD Re-PAC foi possível graças a um código cedido pela distribuidora, a qual agradecemos a parceria e oportunidade.

O ponto alto de Pac-Man World Re-PAC

Logo de cara, o que vai chamar mais atenção (se você conhece o jogo clássico minimamente) é sua atualização gráfica. Eu não acho que seja um salto tão alto quanto Crash ou Spyro, mas é mais perceptível do que o Klonoa que lançou não tem muito tempo. 

Tanto os ambientes quanto os modelos de personagens tiveram uma grande atualização em relação ao original e estão cheios de cor e personalidade. Tudo é muito colorido e com uma trilha-sonora que te acompanha como em uma grande aventura. Até por isso, quando você está começando a jogar, chega a pensar que Pac-Man World Re-Pac é um jogo exclusivamente infantil. Porém, a dificuldade aumentará de repente e esse sentimento é suavizado.

O design de cada estágio se torna mais complexo, coloca armadilhas muito mais difíceis e esconde seus segredos mais profundamente. Os lugares e colecionáveis escondidos de Re-PAC são o que de fato trazem uma maior complexidade ao jogo.

Um tipo colecionável para os jogadores pegarem são os níveis de labirinto, que recriam o clássico Pac-Man, mas em 3D. Isso torna o jogo dinâmico mas não traz de fato uma novidade. Isso se dá ao fato que os labirintos são basicamente os mesmos e sua gameplay poderia ser mais frenética (como um desafio de bônus de Sonic ou DK). No final das contas ficava o sentimento que o esforço para voltar e coletá-los não valia a diversão proporcionadas (mas ainda eram colecionáveis para o 100%).

Frutas também são encontradas ao longo dos níveis e são essencialmente chaves que abrem portões para colecionáveis ​​específicos. Eu preferiria que eles estivessem bem escondidos por perto ao invés de facilmente encontrá-las e ter que atravessar obstáculos idênticos para voltar para as portas trancadas. 

Fiel para o bem e para o mal

Como estamos falando de um jogo MUITO fiel ao clássico, todos os itens básicos do gênero estão aqui:

  • Mundos centrais com níveis individuais baseados em um tema específico,
  • um chefe no final de cada mundo,
  • um personagem mascote com alguns movimentos únicos para diferenciá-los e toneladas de itens colecionáveis. 
  • Desafios 3D de plataforma que farão você questionar sua habilidade com o analógico.

Com isso temos aquele velho conselho para os jogadores: se vocês querem reviver o jogo clássico nos dias atuais, com FPS e gráficos atualizados, fique de olho em Re-PAC. Se gostaria de ver novas adições ao jogo, mais mundos ou procurar um jogo moderno de plataforma, aqui você não encontrará o que procura – ainda assim acho que vale conhecer!

Tenho certeza que alguns fãs veteranos vão preferir o visual do jogo original. Ainda assim, achei esta nova roupagem muito bem feita. Os designs das áreas não são exagerados e permanecem fiéis à vibe do jogo original. Não é uma revisão visual drástica que tira o máximo proveito do hardware moderno, mas a aparência geral é cativante. 

Conclusão

O trabalho de restauração realizado pela equipe Now Production merece respeito. Os modelos poligonais, embora simples, foram totalmente redesenhados, a interface também foi atualizada e, claro, a nova resolução que o jogo se encontra. Além disso a trilha sonora também foi remasterizada – apesar de gostar muito dos barulhos e efeitos do jogo original, acho que poderiam ter sido adicionadas mais músicas para completar a pequena quantidade que o jogo possui . 

O jogo pode ser concluído em algo em torno de seis horas, se comparado com alguns dos clássicos repaginados, já que conta com apenas um título, diferente dos outros. Vale lembrar que você desbloqueia o Pac-Man original após os créditos. Mas isso não é grande coisa, não é mesmo? 

A verdade é que os outros jogos da trilogia Pac-Man World são muito diferentes um do outro e provavelmente levariam muito mais tempo e esforço do que o primeiro título que é bastante simples, mas é uma pena que o grande retorno do Pac-Man ao 3D não tenha algo de fato marcante para a história.

Embora não seja comparável a títulos mais modernos e refinados tanto do ponto de vista técnico ou na questão do tema mais atual (veja o último Ratchet & Clank ), Pac-Man World Re-Pac merece consideração especialmente pelo público mais jovem, que encontrará neste relançamento um bom veículo para entrar no mundo dos jogos de plataforma, e para aqueles que sempre sonharam e ver o jogo clássico de PS1 com uma roupagem atual.

Essa análise de PAC-MAN WORLD Re-PAC segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

PAC-MAN WORLD Re-PAC

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 6.5
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 7

7.3

Bom!

Pac-Man World Re-Pac merece consideração especialmente pelo público mais jovem, que encontrará neste relançamento um bom veículo para entrar no mundo dos jogos de plataforma, e para aqueles que sempre sonharam e ver o jogo clássico de PS1 com uma roupagem atual.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo