NOTICIASANÁLISESPCREVIEWS

Análise: Esquadrão 51 contra os Discos Voadores é um maravilhoso Shmup

Jogo brasileiro surpreende e entrega Shmup super diferenciado

Ao iniciar o jogo Esquadrão 51 contra os Discos Voadores eu me apaixonei pelo primeiro frame desta excepcional obra brasileira e vou contar nesta análise porque esse jogo merece a atenção de todos os fãs de jogos, Sci-Fi, alienígenas, fãs de filmes cult e muito mais.

A análise de Esquadrão 51 contra os Discos Voadores foi possível graças a um código cedido pela produtora. O jogo já se encontra disponível para PC e conta com dublagem e legenda em PT-BR. Ele será lançado para consoles em uma data futura.

O supra sumo do cult tosco

A história de Esquadrão 51 contra os Discos Voadores abraça com força todos os estereótipos possíveis de um filme de ficção científica dos anos 50, incluindo sua produção.

Aqui a história é bem simples. Uma raça alienígena chamada Corporação Vega chega ao planeta Terra prometendo ajudar em sua evolução ao trazer novas tecnologias, recursos ilimitados e quer viver em paz no planeta. Com total liberdade eles começam a se sentir em casa no planeta até que suas verdadeiras intenções são reveladas com trabalho forçado e dominação da mídia.

Agora cabe a um grupo de rebeldes, o Esquadrão 51, lutar contra esse inimigo e expulsá-lo de nosso planeta.

E eu falei que me apaixonei no primeiro frame do jogo certo? Isso se deve porque ele segue uma estética dos anos 50 extremamente fiel em muitos sentidos. Temos aqui um game completamente em preto e branco, temos estereótipos em sua história, temos diversas cenas gravadas em live action, é possível ver o cabo segurando os aviões no ar, fica claro que os aliens tem uma maquiagem e máscara e mais.

Ou seja, foi feito aqui um excepcional trabalho para representar na íntegra o que seria um filme da década de 50 incluindo suas limitações de época. Não apenas isso, mas o jogo conta com um filtro visual para dar um leve borrão na imagem trazendo ainda mais esse aspecto de ser algo antigo.

Por fim, a trilha sonora segue o mesmo caminho trazendo arranjos de músicas antigas que veríamos em filmes de época. E de mãos dadas com a trilha, temos um excepcional trabalho de dublagem da equipe assim como sua baita atuação nos momentos de live action. Inclusive, essa dublagem acontece muitas vezes durante o gameplay aumentando a sensação de imersão nessa divertida história.

Um gameplay desafiador

Agora, saindo da parte desses detalhes visuais, como é seu gameplay? Bem, tenho uma boa notícia para te dar. Ao fazer a análise eu fiquei impressionado com o gameplay e a ambientação de Esquadrão 51 contra os Discos Voadores.

A parte visual aqui tem um grande impacto onde por ser em preto em branco, a iluminação e efeitos visuais ganham um gigantesco destaque. As naves inimigas que são feitas de metais mais claros acabam contrastando com com o cenário mais escuro dentro de cavernas, fábricas ou durante uma tempestade.

E por falar em cenários, temos outro grande acerto onde embora tenhamos uma movimentação 2D, temos aqui um rico cenário cheio de camadas em 3D onde sempre tem algo acontecendo. É realmente um show a parte visual.

E eu falei disso, pois o gameplay do jogo é completamente focado em sua movimentação. Aqui você controlará um tipo de aeronave, que terá algumas mudanças ao longo da história de cerca de 2 horas, onde deverá driblar os constantes perigos que são apresentados no cenário.

Espere aqui um real desafio para driblar os milhares de padrões de tiros que virão em sua direção assim como deverá voar com cautela em apertados ambientes.

E aqui eu faço a única ressalva do jogo: ele é difícil, mas muito difícil. E essa dificuldade, em alguns momentos pode ser frustrante. Como é usual nesse estilo, receber uma série de tiros e ter que driblar inúmeros inimigos é algo normal. Porém, existem momentos, em especial quando temos um cenário fechado, que parece ser um desafio injusto.

Felizmente, o jogo te dá inúmeras melhorias à medida que aumenta sua pontuação. Ao longo da jogatina e novas tentativas, você poderá mudar seu especial, dano do tiro, resistência aos inimigos, vidas extras, aumento de experiência e muito mais.

O que fica claro com essa mecânica, é que o jogo não foi feito para ser finalizado sem morrer. É impossível vencer toda campanha sem vida extra ou sem melhorar inúmeras habilidades.

Conclusão

Esquadrão 51 contra os Discos Voadores é um excelente jogo que acerta em cheio em praticamente tudo que se propõe. Seu desafio clássico é marcante, temos upgrades para melhorar a experiência, a ambientação clássica e histórica abraçando estereótipos da década de 50 é fantástico e muito mais.

E a cereja do bolo vai para a atuação dos atores e em saber que essa é uma obra brasileira. Está tudo impecável e a diversão é garantida aqui. No máximo posso pedir um melhor balanceamento na questão da dificuldade que em alguns momentos pode e irá frustrar o jogador.

Essa análise de Esquadrão 51 contra os Discos Voadores segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Um excepcional e desafiador Shmup

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 10
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 9

9.3

Fantástico

Esquadrão 51 contra os Discos Voadores é um excelente jogo que acerta em cheio em praticamente tudo que se propõe. Seu desafio clássico é marcante, temos upgrades para melhorar a experiência, a ambientação clássica e histórica abraçando estereótipos da década de 50 é fantástico e muito mais.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo