ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Victoria 3 é um ótimo game para poucos

Mas com tradução em PT-BR, esses 'poucos' podem aumentar.

Desenvolvido e publicado pela Paradox Development Studio e Paradox Interactive, recebemos a continuação do game mais administrativo e político que existe. Será que essa continuação tem o mesmo potencial de seus antecessores? Venha conferir o que achamos em nossa análise de Victoria 3.

Inclusive tivemos a oportunidade de entrevistar os diretores do jogo: Martin Anward e Mikael Andersson. Com extrema simpatia eles nos explicaram melhor sobre o desenvolvimento do game e seus planos futuros. Essa entrevista você pode conferir clicando aqui.

O game está disponível para PC via Steam e felizmente recebeu tradução em PT-BR em seu lançamento – algo criticado em nosso preview.

Game com uma precisão histórica magnífica

Como o próprio nome já sugere, Victoria 3 se passa na Era Vitoriana, mas especificamente no período de 1836 a 1936. Temos o espaço de 100 anos para conseguirmos evoluir nossa nação, tornando-a a maior economia mundial. O game já começa impressionando por podermos escolher – literalmente – qualquer nação centralizada da época. Ou seja, é possível jogar com qualquer nação considerada civilizada da época, o que é um número bem vasto e impressionante.

Porém, Victoria 3 consegue ir além. Junto a absurda quantidade de países disponíveis, o game entrega exatamente o período histórico das nações. Por exemplo, experimentei o game com nosso querido Brasil e já entramos na partida tendo que lidar com a Revolta dos Farrapos e a Cabanagem. Possivelmente é o game com maior precisão histórica que já pude experimentar. E se isso também te agradar, terá aqui um prato cheio.

Victoria 3 é bonito e impactante – Análise

Visualmente, Victoria 3 é um game muito bonito e bem-feito. Podemos ver uma representação relativamente simples das cidades que vão se expandindo conforme a evoluímos. Isso também traz um impacto visual pois é possível observar como as regiões vão ficando menos verdes. Claro, não é tão impactante quanto o que temos hoje em dia, pois o game se passa, ainda assim, em um período relativamente leve para o meio ambiente.

Victoria 3 se destaca ainda mais ao apresentar detalhes não necessariamente precisos geograficamente, mas característicos das regiões e países. Um exemplo é o visual da cidade de Cairo, no Egito, onde os desenvolvedores adicionaram pirâmides e a divisa da cidade pelas águas do rio Nilo. Um ponto que o game peca um pouco é na falta de vida, tanto selvagem quanto civilizada. As cidades são mortas e as únicas coisas animadas no cenário são algumas gaivotas, navios e charretes saindo das cidades.

Jogabilidade que desafia até os mais aficionados por jogos administrativos

Victoria 3 é um game tão grande e complexo que gastei a maior parte do meu tempo aprendendo suas mecânicas. A começar que o game é completamente voltado para política, economia e diplomacia, dando pouca importância para conflitos. Primeiramente é necessário focar em construções para expandir nossa receita. Cada construção demora um tempo baseado na mão de obra disponível, que também pode ser expandida com construções. Administrar a quantidade de aspectos que afetam as produções foi um dos maiores desafios que senti. Os preços variam de acordo com a produtividade e o mercado, assim como também precisamos nos atentar a quantidade de mão-de-obra disponível.

Contamos com decretos também que possuem os mais diversos impactos como estimular a migração ou melhorar estradas, facilitando o acesso ao mercado das cidades. A diplomacia também se mostrará bastante importante, porém ela não é nem um pouco simples. Podemos melhorar ou piorar nossas relações com outros países, demonstrar interesse em regiões, criar conflitos e acordos comerciais. Mas nada aqui se dá apenas com um apertar de botão e receber a resposta. A grande maioria demanda um número x de dias/semanas/meses para obter algum resultado.

Temos também o conflito, que embora limitado existe. Precisamos contratar generais, convocar conscritos além de suprir os exércitos com armas. Infelizmente o game possui um combate visual muito limitado, porém é compreensível visto que o foco dele é outro.

Resumindo, o game ainda tem vários outros aspectos a serem explorados, como ciência, cultura, tecnologia, agrado a classes, poder de voto etc. Enfim, uma infinidade de coisas que transformariam essa análise em uma bíblia. Essa quantidade de coisas me deixou em uma relação de amor e ódio para com o game. Se por um lado, eu adorei a quantidade de detalhes e o poder administrativo que o game nos dá, por outro a complexidade e a quantidade de números que precisamos acompanhar chega a ser cansativo.

Trilha que dá para botar na lista do spotify (se você curtir o genero)

Como o título já diz, a trilha sonora de Victoria 3 está incrível. O game possui uma playlist que são bem características ao período apresentado. Elas estão bem agradáveis e variadas e não cansam o ouvido durante as longas sessões de jogatina. Consigo comprar a experiência que tive com a trilha com a do game Anno 2070, o qual cheguei a salvar no meu celular para ouvir na rua. É óbvio que essa experiência vai variar de acordo com o gosto do jogador, mas quem se propôs a experimentar, com certeza já está esperando algo do gênero e, novamente, com certeza vai se encantar. O que senti falta é de pequenos diálogos ou comentários entre os líderes, principalmente na diplomacia. Isso somado a falta de mais vida visual dá um ar meio “morto” ao game, mas que não chega a ser um grande problema.

Conclusão de nossa análise de Victoria 3

Victoria 3 se mostrou um game bem sólido em sua proposta. É extremamente nítido o esforço de sua equipe em entregar um game com o máximo de precisão histórica possível. Aliado a isso, temos um visual agradável, mas que peca um pouco em sua falta de vida. Sua trilha sonora é uma das mais agradáveis que já ouvi em um game e ajuda bastante a tornar as partidas mais agradáveis. A jogabilidade, por um lado, é detalhada e bastante desafiadora.

Mas por outro lado, é complexa e pode afastar os jogadores mais casuais. Felizmente o game entregou em sua versão final a tradução para PT-BR. Mas fique avisado, você terá bastante o que ler antes de conseguir se adaptar a complexa mecânica do jogo.

Essa análise de Victoria 3 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Victoria 3

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 9

8

Bom

Victoria 3 é um game bastante divertido, porém complexo. Se gostar de um jogo de administração mais casual, talvez não seja sua praia. Do contrário encontrará aqui um prato cheio de desafio.

User Rating: 3.85 ( 1 votes)

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo