ANÁLISESNOTICIASPCPREVIEWS

Preview: Undisputed traz excelentes ideias, mas precisa de um balanceamento

Um bom primeiro passo, mas que pode melhorar muito

Recentemente o jogo de boxe Undisputed foi não apenas anunciado pela sua desenvolvedora Steel City, mas como já foi disponibilizado em Early Access via Steam. Aqui neste preview vocês verão nossas impressões de Undisputed e se vale a pena investir no jogo nesse estágio inicial.

É importante dizer que estamos falando de um jogo em Acesso Antecipado, ou seja, neste preview não cobrirei o online por ainda estar deficitário assim como o modo campanha que nem existe, assim como já adianto que Undisputed não está, no momento, legendado em PT-BR.

Aqui irei falar apenas de seu gráfico, performance e gameplay e torço para que os devidos ajustes venham com o tempo.

Belos gráficos e apresentação impecável

Logo ao iniciar Undisputed posso dizer que ele impressiona positivamente. Temos aqui um excelente plantel de lutadores que vai desde o peso pena até o peso pesado, incluindo duas categorias femininas. Eu fiquei surpreso ao ver uma grande quantidade de lutadores que incluem nomes atuais como Canelo Alvarez, Terence Crawford e Tyson Fury assim como lutadores clássicos como Muhammad Ali, Sugar Ray Robinson e Joe Frazier. No geral temos mais de 50 lutadores e lutadoras.

A parte de apresentação e ambientação eu achei impecável. Os personagens estão muito bem modelados e tanto suas roupas como os detalhes de cada lutador como tatuagens e cabelos estão bem representados trazendo grande credibilidade ao jogo. Adicionalmente, é muito legal ver as apresentações de entrada, o toque de luva entre os lutadores, instruções entre rounds e mais.

Algo bacana a ser comentado é que com o passar da luta é possível ver o dano sendo acumulado nos lutadores como uma área ficar mais vermelha ou até ver o supercílio sangrando. Inclusive em uma luta, ela foi temporariamente parada por eu ter causado muito dano ao adversário e o juiz foi verificar se era possível continuar com a luta.

Confira também

Outro elogio que faço é a narração e os poucos, porém, interessantes ambientes de luta. Sobre os ambientes temos uma evolução bem direta entre área de treino, ringues menores, áreas de exibição até um ringue oficial.

Já a narração segue os comentários clássicos como quem acerta que tipo de golpe, se um lutador consegue ficar de pé após receber certo golpe e mais. O interessante é que caso escolha o ambiente de treino, não existe narração. Embora seja inicialmente estranho o silêncio, faz sentido não ter narração dentro de uma academia de luta.

Por fim, a câmera de Undisputed me agradou e muito. Aqui não temos uma visão fixa. Aos lutadores se aproxima, a câmera dá um zoom no ringue dando maior detalhe e proximidade assim como ela se mexe como tivesse andando assim como é afetada pelos golpes. Isso dá uma sensação da luta ser mais dinâmica e estar viva.

Todos os golpes estão presentes em Undisputed

Agora falando da trocação e movimentação eu posso afirmar que a Steel City fez um excelente trabalho ao replicar todas as possibilidades de luta.

Eu tenho um conhecimento e treinamento básico nos golpes de boxe e posso afirmar que todos estão lá. Nós temos o jab, direto, gancho e cruzado. Adicionalmente temos um botão dedicado (o RB) a aplicar mais força ao soco assim como um outro botão (o LB) a mirar na cintura. Isso faz com que a trocação seja estratégica e variada.

Adicionalmente, temos a óbvia possibilidade de defender os golpes, utilizando o LB para variar a proteção entre a cintura e a cabeça. Por fim, é possível tentar esquivar dos golpes com o LT o que se mostrou um desafio pela velocidade do jogo.

Mas não pense que é “apenas” isso. Ainda é possível mudar de base dobrando os golpes disponíveis assim como é possível aplicar a passada de entrada ou então de saída mantendo a marcação da distância do adversário.

Como eu disse, todos os golpes e variações do esporte estão aqui. E para adicionar a estratégia, cada lutador conta com uma barra de estamina que caso use os golpes de forma insana irá diminuindo ao longo da luta tendo menor possibilidade de aplicar mais golpes assim como diminuindo a efetividade deles.

Além disso, cada classe de lutadores irá variar entre ter maior agilidade ou força, assim como cada lutador terá um estilo ou alcance dos golpes. Tudo isso aumenta o fator estratégia da luta e como abordar cada desafio.

Um destaque bem bacana é que cada lutador possui um tipo de jogo de pernas que é legal tanto visualmente como muda a movimentação dentro do ringue.

O que tem que melhorar em Undisputed

Até este momento neste preview eu trouxe todas as impressões positivas de Undisputed, mas como estamos falando de um jogo de acesso antecipado, existem coisas que podem e devem ser melhoradas.

Aqui começo já com uma combinação de jab e direto dizendo que de forma geral a movimentação e animação dos personagens tem que ser polida como um todo. Não que estejam ruins, mas existem inconsistências na animação em especial quando a trocação está muito intensa e algum golpe entra de maneira estranha.

Já algo que senti falta foi o clássico de colocar o adversário contra as cordas. Por mais que eu batesse ou apanhasse, eu não vi nenhuma animação relacionada a ficar preso nas cordas. Adicionalmente, existe o movimento de clinch (se agarrar ao seu adversário), mas nada acontece. Ficam os dois personagens parados, o que é estranho.

Porém, o que mais me incomodou no jogo foi sua velocidade. É tudo muito rápido e diversas vezes eu me via numa trocação desenfreada e sem técnica alguma. O Boxe é um esporte mais estratégico e cadenciado, com diversos momentos sim de trocação. Mas são momentos e não algo constante.

Esse é certamente o ponto que a Steel City deve prestar mais atenção e investir mais tempo.

Uma de minhas últimas críticas é que eu não consegui entender muito bem como se faz para dar um golpe finalizador. Eu sei como se faz para bater, é visível quando uma parte sofreu muito dano, eu sei dar e encaixar um soco forte e também levei meus adversários a lona diversas vezes. Mas eu sofri dois nocautes imediatos que não fizeram nenhum sentido. E foram situações em que meu adversário estava com o rosto vermelho de tanto tomar cruzado de direita.

E para fechar os pontos de melhoria em Undisputed, eu não poderia deixar de trazer neste preview a mecânica de levantar do chão após sofrer um nocaute. Existe um rápido e simples minigame com os dois gatilhos do controle, mas que no momento está completamente quebrado e não funciona corretamente.

Undisputed tem potencial

De forma geral e chegando ao fim deste preview, eu gostei muito do que vi em Undisputed e quero ver como estará o jogo mais a frente com as melhorias sugeridas assim como mais modos disponíveis.

De forma direta, o jogo possui tudo o que um jogo de boxe tem que ter. Agora só falta o desenvolvedor pegar o feedback da comunidade e continuar polindo o jogo e corrigir os defeitos. Se você é fã de boxe, vale sim apoiar esse projeto.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo