ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Aquatico é uma game de estratégia submerso

E possui o mesmo ritmo de quem tenta andar na água.

Desenvolvido pela Digital Reef Games e distribuído pela Overseer Games, chegou para PC um simulador de cidades subaquático onde precisaremos sobreviver e trazer a civilização de volta ao seu auge. Será que essa premissa cativará? Venha conferir o que achamos em nossa análise de Aquatico.

O game está disponível para PC via Steam e Epic Store Games e conta com legendas e interface em PT-BR.

DESSA VEZ a culpa não foi do aquecimento global

Em Aquatico, assumimos o papel de um administrador que precisa construir e evoluir uma colônia subaquática. Isso porque a água e a radiação dizimaram a superfície do planeta, tornando-a praticamente inabitável. Contudo – e de forma surpreendente – DESSA VEZ a culpa não foram dos humanos, e sim de um meteoro que colidiu com a terra, trazendo um aumento no nível de radiação, mudanças climáticas e aumentando o nível dos mares. Um típico filme de catástrofe global, mas que, embora clichê, nunca fica velho para mim.

Aquatico traz uma bonita flora e fauna subaquática – Análise

Como Aquatico se passa no fundo do mar, prepare-se para ver bastante animais e plantas aquáticas. Existe um rico visual que serve, também para o jogo em si. Por exemplo, algumas regiões são mais férteis para o plantio, isso fica nítido pela quantidade de algas, esponjas e outras plantas. Enquanto outras áreas são pedregosas e cheias de detritos, indicando uma área boa para mineração.

A parte mais agradável do visual do game é a ‘vida’ que ele entrega. Por se tratar de uma cidade debaixo d’água, é natural que não vejamos uma movimentação como numa cidade terrestre. Ainda assim, tem. É possível ver drones e pessoas usando equipamento especial para poder trabalhar no fundo do mar. Enquanto administramos e observamos isso, raias, golfinhos, baleias e tubarões passam em nossa tela e acima das construções, dando um visual mais agradável ainda do oceano.

Administração com alguns desafios, mas muito massante

Começamos a partida de Aquatico com apenas uma estrutura inicial e alguns drones. Ela funciona como um depósito de recurso inicial, assim como os drones são trabalhadores básicos. Precisamos nos preocupar, inicialmente, com dois recursos: comida e energia. Aqui preciso salientar que a parte mais interessante do game acaba sendo seu maior tiro no pé. Quando abrimos o menu de construção, descobrimos uma centena de construções diferentes, porém basicamente nem 10% começam habilitadas. Para conseguirmos isso, precisamos fazer pesquisas que demoram x dias e que vai aumentando conforme sua complexidade.

Por que essa parte é interessante? Bom, além de dar uma boa variedade nas construções do game, também traz desafios como, por exemplo, liberar novas fontes de alimento para agradar os colonos ou construções de entretimento, fábricas de móveis etc. Em contrapartida, essas pesquisas são demoradas, não havendo nenhum fator e/ou construção que possa o acelerar. E, ao mesmo tempo, não temos uma opção de fazer uma fila, sendo necessário ficar entrando e selecionando constantemente o próximo projeto.

Cuide do povo, explore o mar

Conforme avançamos, precisamos cuidar de forma cada vez mais avançada dos colonos. Além de alguns que são cedidos por algum tipo de liderança global externa. Os que já possuímos podem se apaixonar e procriar. De acordo com esse aumento, precisamos pesquisar e criar domos habitacionais, além de casas, entretenimento, centros médicos entre outros. Essa variedade é grande e me lembrou bastante de jogos como Anno 2070. Mas ainda assim não deixou de perder a empolgação dado o quão arrastado é para chegarmos nesse patamar através das pesquisas.

Análise: Aquatico

Outro fator importante será a exploração. Em um determinado ponto de evolução, poderemos construir uma estrutura que suporta um submarino tripulado para explorar áreas afastadas. Essa exploração é complicada, pois além de precisarmos ceder mão-de-obra, também será necessário adicionar quantidades absurdas de recursos para que ele possa ir e voltar. Da mesma forma, precisamos de espaço pois os recursos encontrados excedentes serão perdidos. Novos tripulantes, embora incomum, também podem ser achados dessa forma. A ideia é interessante, mas na prática não traz nenhuma emoção real, sendo apenas um texto com algumas opções que podem trazer consequências melhores ou piores.

Esse é apenas algumas características que o game traz. Também teremos que lidar com infiltrações, ataques de tubarões e piratas, embelezamento dos domos etc. Uma variedade bastante grande e divertida que acaba se apagando um pouco pela demora da evolução nas pesquisas.

Análise: Aquatico

O silêncio do fundo do mar

Um dos pontos positivos do áudio de Aquatico é seu efeito ‘submersão’. Como o jogo se passa completamente de baixo d’água, houve o cuidado de reproduzir os sons baseado nessa característica. Ou seja, tudo que escutamos – quando escutamos – tem um efeito abafado de água que achei bastante assertivo. Outro detalhe é a questão da distância. Quando pontuei “quando escutamos” anteriormente é porque os efeitos sonoros no fundo do mar são mais abafados. Porém, quanto mais aproximamos a câmera das estruturas, mais ‘alto’ fica esse som.

Análise: Aquatico

Em contrapartida, sua trilha sonora deixa um pouco a desejar. Acho até interessante o game entregar algo suave e quase ‘passável’, mas temos exemplos de jogos que acertaram com músicas mais marcantes e, eventualmente, empolgantes – vide Anno. Enquanto Aquatico não trouxe nenhum dos dois efeitos – pelo menos não para mim. Isso, somado a uma jogabilidade arrastada, causou alguns momentos de sono fortes em mim. No entanto, ela não chega a ser ruim, só fica completamente apagada no game.

Análise: Aquatico

Conclusão da nossa análise de Aquatico

Aquatico é um game… Peculiar. Seu enredo é meio clichê, mas daqueles que nunca fica velho. O visual é bem agradável e provavelmente é um dos pontos mais fortes do jogo, trazendo uma sensação real – e arriscaria dizer até um pouco claustrofóbica – de fundo do mar. Resumindo sua jogabilidade, o game tem algo interessante a apresentar, porém é extremamente arrastado, tornando uma partida – necessariamente – longa, bastante maçante. Enquanto seus efeitos sonoros convencem, sua embora trilha é apenas ok. Em suma, recomendo em uma boa promoção para matar conhecer e matar o interesse, porém adianto que, para o meu gosto, o fator replay é praticamente zero.

A análise de Aquatico segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Aquático

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 5
Diversão - 5
Áudio e trilha-sonora - 7

6.3

Mediano

Aquatico tem algo interessante a apresentar, porém é extremamente arrastado, tornando uma partida - necessariamente - longa, bastante maçante.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo