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Preview: Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo é uma interessante visual novel

Primeiro capítulo empolga muito

Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo é o mais novo jogo da Square Enix no estilo visual novel o qual já estamos jogando e hoje traremos o preview de seu primeiro capítulo. E já deixo um spoiler positivo, o game está nos empolgando demais!

Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo chegará para PC via Steam em 8 de março de 2023, e no Nintendo Switch em 9 de março de 2023.

Antes de iniciar a história

Antes de efetivamente iniciar este preview falando da parte técnica e do primeiro capítulo do Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo, é importante tratar de seu menu e opções de legenda.

Sobre seu menu, eu achei muito curioso, ao jogar no PC, não havia nenhuma opção gráfica. Mas até aí ok, afinal temos uma visual novel que é basicamente como se estivesse lendo um quadrinho. Porém, o que fiquei realmente surpreso, foi com a falta de texturas acima de Full HD. Simplesmente é impossível jogar acima da resolução 1080p.

Adicionalmente, é fundamental dizer que o jogo não se encontra legendado em PT-BR. Por ser um jogo de leitura intensa e interpretação, se faz necessário saber inglês fluente. Isso pode excluir e muito os jogadores que não dominam a língua inglesa.

Por fim, a história se passa no Japão e se apoia na cultura e regiões nipônicas. Portanto, caso tenha uma antipatia com a cultura japonesa, a chance de gostar do jogo é quase nenhuma.

Drama no Kinshibori Park

Ao iniciar Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo você irá controlar o protagonista Shogo Okiie que estará com sua recente amiga Yoko Fukunaga, afinal se conhecem há cerca de um mês apenas.

Ambos estando no Kinshibori Park, Yoko irá te contar sobre os Sete Mistérios de Honjo assim como o Rito da Ressurreição que são, na teoria, uma lenda urbana. Porém, não muito tempo após o inicio do jogo, Shogo Okiie percebe que essa lenda é bem real e ele recebe a maldição do local e em seguida mata, sem querer, sua amiga.

E com isso Shogo se vê com a possibilidade de reviver sua amiga através do Rito da Ressurreição. Porém, existe uma grande pegadinha para utilizar esse poder. Ele precisa carregar sua maldição matando outras pessoas.

Caso mate pessoas comuns, o carregamento será muito lento, mas caso mate outra pessoa que também esteja carregando uma maldição, você alcançará o objetivo muito mais rápido. E para se situar, essa maldição é um ítem específico que carrega um poder. Quem assiste Jujutsu Kaisen tem uma boa ideia de como a maldição não é necessariamente algo ruim.

Mas vale a pena matar muitas pessoas apenas para reviver uma pessoa? E é possível afirmar quem carrega ou não uma maldição? E é com esse clima tenso que acontece o primeiro capítulo onde Shogo Okiie entra em pânico lembrando um pouco o início de Death Note, onde se questiona se deve ou não usar esse poder.

Gameplay clássico de Visual Novel

E deixando os dilemas de vida e morte de lado temporariamente, a parte de gameplay é tão simples quanto esperado de um visual novel. Pelo menos neste início de jogo.

Aqui você poderá basicamente olhar o ambiente, investigar coisas estranhas, falar com as pessoas e colocar seus pensamentos em ordem. Também será possível checar a qualquer momento todas as informações coletadas, mapa da cidade, personagens e até as últimas linhas de diálogos.

O interessante é que coisas simples como simplesmente virar para o lado poderá lhe causar a morte. Ou então optar em ir em um lugar antes de outro e coletar um simples isqueiro pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Por mais bobo que possa parecer, você ficará tenso em cada linha de diálogo tentando ler as pessoas e os ambientes. E falando em ler as pessoas, Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo tem um visual animado em 2D que mistura alguns ambientes em 3D. Por mais parado que seja, a câmera sempre está movimentando e focando em ângulos diferentes dos personagens dando uma vida a cena e lembrando uma cena de anime onde os personagens conversam.

Algo similar acontece no recente, e também no estilo Visual Novel, Digimon Survive. E por fim, aplaudo de pé a trilha sonora atmosférica do jogo. Ela é simplesmente impecável e certamente é um dos destques de Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo tanto para este preview como para o jogo como um todo.

Quero jogar mais Paranormasight

Devo confessar que enquanto eu fazia esse preview de Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo eu queria voltar a jogá-lo. Por mais que eu não seja um grande fã de Visual Novel, achei a história e os mistérios absolutamente fantásticos.

Vale dizer que inicialmente o ponto alto é essa briga contra o desconhecido em saber quem tem uma maldição e não. E, além disso, saber como cada maldição funciona para não ser pego por elas e para poder aplicar a sua própria nas outras pessoas.

A minha impressão inicial é que temos uma mistura de Death Note com Round 6 onde temos que desvendar uma incrível trama cheia de reviravoltas. E claro, nossa impressão final vocês poderão conferir quando o jogo for lançado.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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