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Já testamos o modo The Descent de The Division 2

E entrevistamos o diretor criativo

The Division 2 foi lançado em Março em 2019 para PS4, Xbox One e PC e agora em 2023 o jogo ainda continua recebendo suporte com sua quinta temporada de conteúdo incluindo o novo modo The Descent que chega gratuitamente em Junho.

Então confira aqui tudo sobre esse novo modo, sobre o que achamos dele e o que seu diretor criativo Yannick Banchereau nos disse sobre suas novidades assim como da franquia como um todo.

O que é The Descent?

Dito isto, o que é The Descent? Esse novo modo surfa em um dos estilos mais famosos que tem ganhado cada vez mais força, o Roguelike, ou como é chamado aqui, Roguelite.

Nesse modo, que pode ser jogado sozinho ou com uma equipe, você passará sobre uma simulação de treinamento especial ocorrendo em um bunker subterrâneo de alta tecnologia, onde os agentes precisarão deixar seus equipamentos e suas tecnologias para encarar um grande desafio.

Antes de iniciar uma run, você poderá escolher uma das salas disponíveis que terá sua dificuldade própria e quanto mais difícil, melhor a recompensa. Cada sala concede a você uma mistura de Talentos (Ofensivo, Defensivo, Utilitário) e uma nova moeda específica do Descent, que pode ser gasta na loja encontrada no início de cada nível.

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Depois de limpar uma sala dos inimigos, o console de talentos ficará ativo, permitindo que você escolha um talento (de uma escolha básica de 3). Você pode escolher o mesmo talento mais de uma vez, acumulando e aumentando seus efeitos.

Depois de um certo número de salas, você enfrentará um chefe na Arena – uma sala maior e especial no final da fase. Adicionalmente, ao limpar uma sala também aumentará o medidor de Nemesis – quanto mais difícil a sala, mais devagar ela aumentará (e mais forte o Nemesis se tornará quando você o encontrar).

Quando atingir 100%, você encontrará essa poderosa IA no final desse nível – vença-a e ganhe uma grande quantidade de NSA Tech – um tipo especial de moeda que pode ser usado para comprar atualizações permanentes na Estação NSA encontrada fora ( NSA Tech e quaisquer atualizações compradas com ela não serão redefinidas no final da execução).

E o que achamos deste modo?

Eu não vou me alongar aqui por dois motivos. O primeiro é que The Division 2 já está no mercado faz 4 anos, ou seja, o jogo já está consolidado e é conhecido por todos. Não tenho nada de novo para falar em questão de gráfico, desempenho, história ou mecânicas.

E o segundo motivo é que temos um modo Roguelite, ou seja, você irá jogar até morrer e é basicamente isso. Mas nesse segundo ponto, eu tenho como expandir essa explicação que resumi até demais nesse momento.

Como já mencionei, o modo The Descent irá te colocar em diversas salas onde, após matar todos os inimigos, poderá escolher um benefício, chamado de Talento, que pode ser ofensivo, defensivo ou utilitário. Esse ciclo irá continuar até você morrer, seja na mão de um inimigo padrão, um chefão ou até do nemesis.

Nisso, este modo funciona muito bem e segue a cartilha de Roguelite. Porém, ao jogar eu vi uma grande necessidade de jogar com um time fechado, algo que infelizmente não consegui enquanto jogava nesse teste antecipado e fechado. Ao jogar sozinho, eu senti uma grande dificuldade em avançar, pois as salas de um modo geral eram pequenas e você era facilmente cercado pelo inimigo que vinha de diversas portas.

Por muitas vezes eu era pego desprevenido em um canto da sala e ao tentar fugir, dava de cara com outro inimigo. Acredito que um balanceamento melhor entre jogar sozinho ou acompanhado deve ser feito.

O nemesis infelizmente nunca consegui encontrar, pois minhas runs duravam cerca de 20 minutos que era longe de ser o ideal para encontrar o inimigo mais formidável de todos. Inclusive achei chato não ter a opção de tentar uma nova run em seguida, pois ao perder no modo, eu era jogado diretamente no mapa principal.

Por fim, eu gostei dos talentos que são disponibilizados onde eles irão se ativar dependendo de seu dano dado, dano recebido, quantidade de vida, a quanto tempo está atrás de uma cobertura e mais.

Assim como temos esse buffs ao longo de cada wave de inimigos, a cada nova tentativa sempre havia a possibilidade de escolher uma arma aleatória, assim como habilidade ativa para usar nos inimigos. Isso acabava dando um novo fator de imprevisibilidade a cada nova tentativa.

Entrevista com o diretor

Adicionalmente, nós tivemos a oportunidade de conversar com Yannick Banchereau, o diretor criativo do game. E não apenas falamos desse novo modo, mas também falamos sobre o futuro da franquia.

Iniciamos nossa conversa falando desse novo passe de temporada que contará com muitas novidades, incluindo não apenas o modo The Descent, mas novas mecânicas, novas formas de jogar e uma mudança severa em seu endgame. No geral, a equipe de desenvolvimento quer dar motivos para deixar o jogo mais interessante para todos, afinal está entrando em seu quinto ano de vida.

Em seguida falamos mais especificamente do modo The Descent onde inicialmente perguntei sobre a motivação para trazer um modo Roguelite. De forma resumida, Yannick explicou que esse gênero traz um sentimento de evolução ao jogador onde a cada nova batalha ficará mais forte e isso é algo que eles sentiam que The Division 2 está precisando por já estar no mercado a quatro anos.

Com a possibilidade de novas armas e de equipar talentos, esse sentimento de evolução aparece rapidamente para o jogador. Adicionalmente, ao jogar este modo, você terá um estilo de desafio completamente novo com uma build diferente do seu personagem. Com isso os jogadores poderão livremente testar novas estratégias e builds sem perder efetivamente nada.

Um outro tópico nessa entrevista foi sobre jogar com os amigos e sobre o grande Nêmesis. Antes de mais nada, ele afirmou que o modo balanceia a dificuldade dependendo da quantidade de jogadores, mas que ele reconhece que quem jogar com os amigos terá uma grande vantagem pela possibilidade de ser ressuscitado.

Já conversando sobre o nemesis, ele afirmou que dependendo da quantidade de jogadores, veremos uma quantidade similar desse super inimigo. Ou seja, quanto mais amigos jogarem, mais inimigos difíceis aparecerão no fim da run.

E para fechar o modo The Descent, Yannick trouxe duas informações bem interessantes. A primeira é que embora esse modo tenha seu próprio ecossistema e dinheiro, será possível comprar para sua aventura principal alguns equipamentos específicos com essa moeda adquirida. Já a novidade que mais me surpreendeu é que The Descent não é apenas um modo para se divertir. Ele terá uma história que se conectará a The Division 2. Afinal o que é este bunker? Para que ele foi criado? Por que ele foi abandonado? Isso servirá para enriquecer a lore do jogo.

Conclusão do modo The Descent em The Division 2

O novo modo The Descent é um grande acerto para The Division 2, em especial por ser um modo completamente gratuito. Ele certamente chamará a atenção da comunidade que poderá estar sempre se desafiando e tentando novas estratégias e combater inimigos mais difíceis.

Algo muito bacana é que não apenas The Descent será um novo modo gratuito como ele se conectará com a história de The Division 2. Não apenas isso, mas Yannick nos disse que o mundo de The Division está expandindo tanto para celulares como um novo jogo para consoles e que a ideia é que os jogos não compitam entre si. Ou seja, embora os jogos estejam interligados em sua lore e vão expandir diversas localidades dos EUA, o gameplay de cada jogo será único.

E claro, a melhor parte, tudo será gratuito! Portanto, se já possui The Division 2, não existe motivo para não tentar o novo modo The Descent assim como ficar de olho nas novas versões.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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