NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Afterimage vai além de um metroidvania

O mundo precisa de mais metroidvanias assim. Acho que já disse isso...

Em primeiro lugar, vocês já perceberam que eu sou um grande fã de jogos metroidvania. Recentemente tive o prazer de analisar 9 Years of Shadows e agora estou com Afterimage. Será que Afterimage é somente mais um metroidvania comum ou tem algo que o destaque? Vem comigo e vamos descobrir.

Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de Afterimage, gentilmente cedida pela editora
Modus Games
, para a versão de PC, via Steam.

Sobre Afterimage

Afterimage é um metroidvania tradicional em 2D, com scrolling lateral. Ou seja, temos uma evolução ao estilo RPG, contendo uma árvore de habilidades relativamente grande, muitas plataformas, armas, armaduras e equipamentos variados… Enfim, o jogo contém todos os elementos que um metroidvania “exige”.

Nesta aventura, controlamos a bela Renee, em companhia de sua leal amiga Ifree. Anteriormente, uma das divindades supremas criou um vasto mundo chamado Jardim Mítico, no qual maravilhas naturais estão por toda parte. Contudo, o Jardim Mítico não é apenas repleto de beleza sublime, mas também atormentado por crises. Os corrompidos estão esperando por suas presas e antigas armadilhas mortais estão prontas para matar os descuidados. Seria você a heroína que livraria este mundo dos Corrompidos?

Por fim, venho parabenizar aos desenvolvedores da Aurogon Shanghai, por trazer uma legenda em PT-BR excelente. Durante a análise não encontrei erros notáveis, contudo em alguns casos notei que a legenda não condizia com a dublagem. Teoricamente, isso deveria ser algo ruim, porém eu vejo pelo contrário: se há uma diferença entre a legenda e a dublagem, e quase nenhum erro de linguagem, significa que o trabalho de tradução foi bem planejado e bem feito.

Uma linda imagem

Em primeiro lugar, tenho que parabenizar pelo excelente uso da Unreal Engine nesse jogo. Cada cenário de Afterimage foi desenhado à mão. Com isso temos um mundo oferecendo designs requintados e com belos efeitos visuais. Confesso que em vários momentos tive “problemas” em tomar dano ou caindo em armadilhas, pois estava admirando a cena apresentada.

O capricho gráfico é notável em Afterimage, porém tanto esmero assim vem com um problema: o exagero. Ressalto que, graficamente, não tem nenhum problema pois é um jogo realmente estonteante. Porém, em alguns cenários, os detalhes e belezas atrapalham a visão do jogador. Isso ocasiona danos injustos e, se estiver com pouca vida, pode ocorrer algumas mortes.

Algo importante em jogos metroidvania é um bom mapa que ajude a navegar pelos cenários. E aqui temos um dos mais belos mapas que já vi. O avanço do mapa não é revelado na medida que avança no mapa: aqui temos uma área geral e a mesma é revelada aos poucos, como uma limpeza de neblina (como uma fog of war). Outro destaque é a possibilidade de uso de marcadores, que ajudará e muitos os jogadores no backtracking (algo comum nos jogos metroidvania).

Jogabilidade tradicional, mas indo um pouco além

Como adiantei, o jogo é um metroidvania. Ou seja: tem muito pulo, muita pancadaria, coleta itens para prosseguir, derrote os chefes e por aí vai. E nesta parte não tenho nada a reclamar: a exploração do jogo se desenvolve bem naturalmente e tudo é bem fluido.

O que destaco é o elemento de ARPG. Aqui temos evolução através de ganho de experiência, uma árvore de talentos, equipamentos variados, habilidades únicas… Tudo isso deixa a experiência do jogo praticamente única para cada jogador.

Do mesmo modo, quero falar das armas. Afterimage tem outros tipos de equipamentos que, de forma resumida, só servem para aumento de atributo e status. Contudo, as armas tem suas particularidades: a espada sempre causa o mesmo dano em qualquer distância que acerte, porém a sua área de acerto é pequena; o chicote é a arma com um longo alcance, porém causa menos dano se acertar de perto; a foice tem uma distância mediana e acerta vários alvos mais facilmente, porém o dano é extremamente reduzido se acertar o cabo da foice; e assim cada arma traz a sua própria característica, deixando o jogador escolher aquilo que mais lhe agrada. E também tem a possibilidade de usar duas armas simultaneamente, cada uma possuindo um botão diferente para usar.

Sonoplastia

Não falarei dos efeitos sonoros porque eles são bons. Nada que mereça um destaque diferente do normal.

Contudo, as músicas são sensacionais. De uma forma bem instrumental, as músicas tem o sentimento certo para cada cena que a Renee está. O grande destaque que encontrei foi no uso de instrumentos de sopro (em destaque para flautas) e piano/teclado. A maioria das músicas terão a união destes instrumentos citados e deixa o clima do jogo bem suave. Contudo, ao enfrentar chefes, o tom da música modifica, passando a sensação que temos realmente um sentimento de alerta e perigo constante.

A dublagem do jogo está excelente. As vozes parecem que se encaixam em cada personalidade dos personagens que aparecem ao longo da aventura e possuem a tonalidade certa para transmitir o devido sentimento, quando temos diálogo. O maior destaque está mesmo com a protagonista do jogo e com a sua companheira: Renee tem o tom de voz que é suave, mas ao mesmo tempo firme, passando confiança em suas palavras, enquanto a Ifree tem aquele tom agudo de fala, porém amigável , transmitindo sempre com clareza o sentimento atual da pequena ajudante.

Sinceramente, estarei na torcida que lancem a trilha sonora do jogo para aquisição na Steam, ou em aplicativos de streaming de música, porque vale a pena demais parar só para ouvir essas músicas.

Considerações finais de Afterimage

Até a data de hoje, posso afirmar que Afterimage está entre os melhores metroidvania que joguei nestes últimos tempos. Se fosse para colocar em uma lista do tipo TOP, com certeza estaria no TOP 3. Sua parte gráfica é maravilhosa em todos os momentos, tendo apenas aquele problema em que algumas cenas aparecem na frente da tela, tampando um possível inimigo ou a visão da protagonista. Também vale o destaque da trilha sonora do jogo, que está impecável.

A jogabilidade é bem padrão para um jogo estilo metroidvania, com muitas plataformas, inimigos, desbloqueio de habilidades, evolução da personagem, etc. Contudo, destaco os equipamentos do jogo, sobretudo as armas. Apesar de não possuir nenhum tipo de arma original, cada arma presente tem características únicas, deixando ao jogador escolher aquela que mais lhe agrada.

Afterimage está disponível para Playstation 5, Xbox Series X|S, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).

Essa análise de Afterimage segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Afterimage

Visual, ambientação e gráficos - 9.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 9.5

9.5

Excelente

Afterimage é um metroidvania tradicional 2D que tem a exata jogabilidade que eu espero deste estilo de jogo. Além disso, os gráficos do jogo são espetaculares, tirando uma vez ou outra que um objeto fica a frente do jogo, tampando algumas vezes a personagem e inimigos. A parte sonora também está excelente, tirando apenas os efeitos sonoros que, ao meu ver, estão mais que aceitáveis. Se você é fã de jogos metroidvania, com uma longa duração e uma história envolvente, este jogo é ideal para você.

User Rating: Be the first one !

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo