Microsoft registra queda nas vendas de consoles Xbox no último trimestre
Gamepass continua forte e crescendo

A Microsoft divulgou recentemente seu relatório financeiro para o Q3 FY23 (terceiro trimestre de 2023), registrando um declínio acentuado nas vendas de hardware, incluindo o Xbox, e uma leve queda na receita total de jogos.
A receita total da empresa foi de U$ 52,9 bilhões (aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2022), com uma receita de U$ 13,26 bilhões no segmento “More Personal Computing“, que inclui a marca Xbox (queda de 9% em comparação ao ano anterior). A receita de jogos teve queda de 4%, enquanto a receita de conteúdo e serviços do Xbox cresceu 3% e as vendas de hardware caíram 30%.
Microsoft tem proposta de aquisição da Activision Blizzard bloqueada no Reino Unido
Apesar disso, as assinaturas de jogos aumentaram em quase U$ 1 bilhão durante o trimestre, e o Game Pass foi estendido para 40 novos países no mesmo período. O CEO Satya Nadella acrescentou que a empresa ultrapassou 500 milhões de usuários únicos em seus títulos exclusivos e que a empresa alcançou números recordes de usuários ativos mensais no segmento de jogos.
A CFO Amy Hood deu mais detalhes sobre os resultados financeiros da categoria de jogos, dizendo que a queda de 4% na receita estava “acima do esperado”. Já a receita de conteúdo e serviços do Xbox aumentou ligeiramente, impulsionada pela “monetização melhor do que o esperado em conteúdo de terceiros e de primeira linha e crescimento no Xbox Game Pass”.
Olhando para o futuro, Hood espera que o segmento de jogos cresça “entre um dígito médio a alto” no Q4 e que a receita de conteúdo e serviços do Xbox cresça “em baixas a médias de dois dígitos”, com destaque para conteúdo de terceiros, de primeira linha (jogos exclusivos) e para o Game Pass.