Metroidvania: a sinfonia intergaláctica que cria jogos
Hora de adicionar mais conhecimento nerd. Ou não, vai saber...
Os leitores mais fidedignos do nosso site já repararam que o termo metroidvania está muito recorrente. Principalmente porque a todo momento lançam um jogo do gênero. Ou subgênero. Aliás, o que é um jogo metroidvania mesmo? De onde surgiu? Metroid eu conheço, mas quem é Vania?
Estas e outras perguntas pretendo responder logo abaixo. Tentarei deixar o mais didático possível a resposta, porque se fosse só por responder, o ChatGPT tem um conceito melhor. Contudo, vamos começar do princípio:
O que significa metroidvania?
Metroidvania é um gênero de jogos muito popular ultimamente. Assim, falar que é um gênero é meio errado pois, na verdade, metroidvania é um subgênero de jogos de ação e aventura.
O nome veio da junção de nomes de duas franquias de jogos famosas: Metroid e Castlevania. Não sei o motivo que tiraram o Castle do nome, mas convenhamos: Metroidcastlevania ficaria um nome bem estranho e ruim de pronunciar, né? Na verdade, fica parecendo nome de remédio…
Então, vamos atualizar a nossa resposta:
Metroidvania é um subgênero de jogos de ação e aventura com um mapa interconectado, aonde o seu gameplay e design é baseado nas franquias Metroid e Castlevania, sendo que a grande maioria dos jogos são de scroll (rolagem) lateral.
Com isso, já respondemos a pergunta: Metroid eu conheço, mas quem é Vania? Vania é metade de Castlevania.
E o que seria esse subgênero?
De um modo geral, metroivdania é um jogo de ação que apresenta um grande mapa interconectado (às vezes mais de um) que o jogador deverá explorar. Durante a exploração, o jogador encontrará áreas que são limitados por obstáculos, que somente podem ser ultrapassados quando o jogador adquirir alguma ferramenta, arma, ou habilidade dentro do jogo. Essas melhorias também ajudam o jogador a derrotar inimigos mais difíceis e localizar atalhos e áreas secretas. Enquanto isso, a história e a trama do jogo se desenvolvem. E após descobrir uma nova área, encontrará um novo obstáculo, e terá que buscar outra ferramenta, habilidade, arma… e com isso a história se desenvolve. E este ciclo se repete até encerrar o jogo.
Falando desta maneira, parece que é bem chato, porém a grande diversão do jogo está juntamente na exploração e na maneira que os desafios são vencidos. E principalmente na maneira em que cada jogo entrega essa “receita”. Por falar em receita:
Como definir se um jogo é metroidvania?
Tecnicamente, é meio difícil definir se um jogo é metroidvania ou não, justamente por ser um subgênero. Contudo, jogos metroidvania possuem as características abaixo:
- Exploração não linear: Os jogadores são encorajados a explorar mundos interconectados e descobrir novas áreas, habilidades e segredos sem necessariamente seguir. O mapa do jogo muitas vezes é vasto e se desbloqueia gradualmente à medida que os jogadores ganham novas habilidades, armas ou ferramentas.
- Habilidades e upgrades: Os jogadores adquirem habilidades especiais ao longo do jogo dos mais variados tipos como, por exemplo, salto duplo, dash aéreo, escalada de paredes, armas diferentes etc. Essas habilidades muitas vezes são necessárias para acessar áreas previamente inacessíveis.
- Bloqueios de cenário e mapa: Áreas do jogo que parecem inalcançáveis inicialmente podem ser superadas com o uso das habilidades corretas. Por exemplo, um abismo largo só pode ser cruzado com um salto duplo, uma magia em específico, uma mochila a jato ou um gancho.
- Itens e coleta: Jogadores frequentemente coletam itens, como chaves, power-ups e recursos, que ajudam na progressão e desbloqueiam novas áreas.
- Retorno a áreas anteriores (backtracking): Jogadores frequentemente revisitarão áreas anteriores com suas novas habilidades/armas/ferramentas para desbloquear novos caminhos, acessando áreas previamente inacessíveis.
- Chefes desafiadores: Encontros com chefes fortes e desafiadores são uma parte central dos jogos Metroidvania, geralmente exigindo a aplicação estratégica das habilidades adquiridas.
- Evolução por experiência: Os jogadores terão vários combates, no qual acumulam pontos (experiência, talentos, “almas”, etc). Esses pontos usamos para comprar ou evoluir atributos e habilidades, como se fosse jogos de RPG.
Essas são as características gerais. Contudo, a Evolução por experiência não é “obrigatória”, mas como ela aparece na grande maioria dos jogos, decidi colocar como característica. Alguns exemplos são Hollow Knight e 9 Years of Shadows e a própria série Metroid. Inclusive esse subgênero é tão amplo que podemos considerar os recentes jogos como Disney Illusion Island (um soft Metroidvania) assim como o super recente Blasphemous 2 (que tem elementos Soulslike).
Metroid, Castlevania e como surgiu metroidvania
Antes de prosseguirmos, citarei de forma bem breve as duas franquias de jogo:
Metroid: é uma série de jogos eletrônicos de ficção científica e aventura desenvolvida pela Nintendo. A série teve início em 1986 com o lançamento do jogo de mesmo nome para o console NES (Nintendinho para os mais íntimos). Inclusive, aqui temos Samus Aran como a primeira protagonista mulher de um jogo.
Castlevania: é uma série de jogos eletrônicos de ação e aventura com elementos de plataforma e horror gótico, desenvolvida pela Konami. A série teve início em 1986 com o lançamento do jogo de mesmo nome para o console NES.
Sobre a metade do termo METROID, tirando algumas exceções, a série apresenta a jogabilidade citada desde seu primeiro jogo. Apesar da série toda ter a mesma jogabilidade, evoluindo conforme o tempo, eu acredito fielmente que o jogo que originou o termo é o Super Metroid, do Super Nintendo. Não posso afirmar isso, mas com a minha experiência em jogos no estilo, eu sinto que os jogos deste subgênero seguem mais a linha do Super Metroid. Apesar de que a minha opinião não conta muito.
Contudo, a outra metade do termo VANIA não está ligado a saga em si e sim ao (na minha humilde opinião, o melhor) Castlevania: Symphony of the Night, que apresentou uma jogabilidade totalmente inovadora para a saga, até aquele momento. Mesmo que vários jogos futuros da saga seguiram a mesma jogabilidade, o sucesso de Castlevania: Symphony of the Night foi tamanho que, junto com Metroid, definiu um novo subgênero.
Conclusão
Metroidvania é um subgênero dos jogos de ação e aventura, com as suas características bem definidas. Com uma “receita” de sucesso bem definida, não é a toa que se tornou um dos estilos de jogos que eu mais curto atualmente. Mas não tente se aventurar em todos os jogos metroidvania que surgir, pois tem alguns que só Deus na causa…
Caso você se interessou, deixarei algumas sugestões para jogar: Afterimage, Blasphemous, 9 Years of Shadows, Souldiers, Curse of the Sea Rats, todos devidamente analisados pela nossa equipe.
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