NOTICIASHARDWAREPC

AMD FSR 3 estreia em Immortals of Aveum superando DLSS 3 da NVIDIA

Tecnologia de geração de frames AMD FSR 3 promete maior desempenho mesmo em hardwares concorrentes

A tão aguardada tecnologia FSR 3 da AMD finalmente chegou aos PCs, estreando nos jogos Forspoken da Square Enix e Immortals of Aveum da EA. O último se destaca por ser o único jogo onde os usuários podem comparar diretamente o FSR 3 com o DLSS 3 – a tecnologia de geração de frames original lançada há cerca de um ano pela NVIDIA.

ROG Ally com Z1 Extreme é bem superior ao com Z1 comum

O FSR 3 funciona de maneira semelhante ao DLSS 3, como explicado pela AMD em um novo post no blog publicado no GPU Open. A diferença está no fato de que, enquanto a FG da NVIDIA é baseada em uma rede AI treinada, a AMD depende de um swapchain de substituição baseado em DX12 que decide qual frame apresentar ao usuário.

O grande atrativo do FSR 3 é que ele também funciona em hardwares concorrentes, como as placas gráficas da NVIDIA e Intel. Para surpresa de muitos, a tecnologia de geração de frames da AMD realmente roda mais rápido que o DLSS 3 em ‘Immortals of Aveum’, mesmo em uma GPU da NVIDIA. No entanto, a taxa média de frames não conta a história toda. De fato, o DLSS 3 apresentou melhor desempenho nos números de FPS baixos, indicando que a tecnologia da NVIDIA pode tomar decisões mais inteligentes do que o swapchain de substituição da AMD sobre quando exibir o frame real e o frame gerado.

Outro ponto interessante é que ‘Immortals of Aveum’ permite que os usuários da NVIDIA habilitem a tecnologia Reflex quando o FSR 3 é selecionado. Isso é ótimo, pois, assim como o DLSS 3, o FSR 3 inevitavelmente aumenta a latência devido ao seu componente de geração de frames. Os usuários da GPU Radeon podem mitigar isso com a tecnologia Anti-Lag+ da AMD, mas os usuários da NVIDIA (e Intel) não podem fazer isso em suas GPUs. Felizmente, o Reflex pode substituí-lo facilmente para jogos que suportam o recurso, proporcionando um ambiente de jogo de baixa latência.

No entanto, os jogos devem ser otimizados independentemente de qualquer tecnologia de geração de frames. Nem o DLSS 3 da NVIDIA nem o FSR 3 da AMD podem salvar um jogo que tenha um desempenho ruim. Nesse sentido, ‘Forspoken’ e ‘Immortals of Aveum’ provavelmente estavam longe de ser as melhores escolhas para demonstrar uma experiência suave.

Haverão outros testes mais significativos em breve. Os seguintes jogos foram confirmados para receber suporte FSR 3:

Avatar: Frontiers of Pandora
Black Myth: Wukong
Crimson Desert
Cyberpunk 2077
EVE Online
Frostpunk 2
Like a Dragon: Infinite Wealth
Pax Dei
Squad
Starship Troopers: Extermination
Warhammer 40K: Space Marine II

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo