NOTICIASNINTENDOPCPLAYSTATIONXBOX

Minecraft atinge marco histórico de 300 milhões de cópias vendidas

Game da Mojang Studios se torna o primeiro jogo individual a atingir tal feito

O desenvolvedor Mojang Studios anunciou que o Minecraft, lançado em acesso antecipado em 2009, ultrapassou a marca de 300 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Este é um marco histórico, sendo o primeiro jogo individual a atingir esse número. Curiosamente, o seu concorrente mais próximo, é Grand Theft Auto V, com “meras” 185 milhões de cópias vendidas até agosto de 2023.

É claro que outras franquias até venderam mais ao longo dos anos com suas múltiplas entradas e variações. Esse é o caso de Mario, que se estima ter vendido 800 milhões de cópias e Tetris com 520 milhões. No entanto, nenhum jogo individual conseguiu vender tantas cópias quanto Minecraft.

Leia mais:

“À medida que nos aproximamos do 15º aniversário, o Minecraft continua sendo um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, com mais de 300 milhões de cópias vendidas, um marco que ninguém poderia ter sonhado quando estávamos colocando nossos primeiros blocos”, disse Helen Chiang, chefe da Mojang Studios.

A notícia veio como no evento Minecraft Live. Assim, durante o evento, a empresa apresentou um infográfico sobre um dia médio no jogo. Os dados que estavam presentes eram: 915 KM percorridos a cavalo, 400.000 lobos domesticados, 15 milhões de picaretas fabricadas, 6.7 milhões de diamantes descobertos, 15 milhões de esqueletos abatidos e 700.000 bolos feitos.

Minecraft atinge marco histórico de 300 milhões de cópias vendidas

Minecraft foi um sucesso tão grande que Microsoft comprou o game

Como sabemos, Minecraft chegou oficialmente em maior de 2009. No entanto, essa era a versão de acesso antecipado. Portanto, o jogo completo somente chegou em novembro de 2011. O game se tratava de uma produção solo, codificada em Java por Markus ‘Notch’ Persson, antes de ele se afastar e Jens Bergensten assumir o desenvolvimento principal. Assim, Minecraft se tornou um sucesso tão grande que a Microsoft comprou o jogo e a Mojang Studios por impressionantes $2.5 bilhões de euros em 2014

A popularidade dele se deve a vários fatores, muitos dos quais ocorreram fora do game. Desse modo, Minecraft se tornou um fenômeno cultural e um muito popular em lives. Inclusive, o Google afirma que mais de um trilhão de vídeos do jogo já foram vistos no YouTube. Isso sem mencionar que é o game mais assistido em qualquer ano.

Minecraft atinge marco histórico de 300 milhões de cópias vendidas

A experiência maleável e vários servidores comunitários tornaram Minecraft muito maior do que se já imaginou um dia. Além disso, a Microsoft garantiu que ele estivesse disponível em todas as plataformas, inclusive em concorrentes, como PlayStation e Nintendo (com direito a crossplay).

Isso se soma a natureza do game de se tornar um verdadeiro gerador de histórias. O exemplo mais recente é um protesto contra a própria Mojang e a ideia do ‘mob vote’ que também fez parte do Minecraft Live. Dessa forma, os jogadores foram ao modo de propaganda total e canalizaram algumas vibrações sérias do que chamamos de guerra fria.

Minecraft atinge marco histórico de 300 milhões de cópias vendidas

Entretanto, as tentativas de expandir o mundo de Minecraft não tem se mostrado boas. Assim, tivemos um jogo da Telltale, AR do Minecraft Earth condenado ao fracasso, e o mal recebido Minecraft Legends. Apesar disso, 300 milhões para o jogo original mostra que a franquia merece respeito.

Continue lendo o Última Ficha para saber mais notícias sobre Minecraft!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo