NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS5REVIEWSTop UltimafichaXBOXXBOX Series X|S

Análise: Call of Duty Modern Warfare 3 (campanha)

Call of Duty Modern Warfare 3 decepciona com o enredo de seu modo campanha.

A franquia Call of Duty, conhecida por suas campanhas de jogador único intensas e empolgantes, debuta mais um título para a franquia.: Call of Duty: Modern Warfare III. Mesmo com campanhas curtas, COD constantemente emplacava memoráveis momentos em títulos antigos. Infelizmente, a experiência do modo campanha de COD MW3 deixou a desejar. Você vai entender em detalhes nesta análise de Call of Duty Modern Warfare 3 e sua campanha.

Como o emgargo veio super esquisito para nós, iremos liberar agora a análise falando apenas sobre a experiência do modo campanha. O modo multiplayer ainda não foi liberado e precisaremos de algumas horas de jogatina para emitir opinião.

Esta análise foi possível graças a um código de PC/Steam Call of Duty Modern: Warfare 3 enviada pela Activision Brasil. Eles estão lendo esta publicação junto com vocês.

ENREDO E HISTÓRIA FRUSTRANTES

A campanha de Modern Warfare III é rasa. Rasa é a palavra perfeita para descrever a experiência de se jogar a campanha do MW3, seja você jogador do MW3 original (2011) ou totalmente novo.

Ela até começa interessante, parecendo que iriam utilizar o conexto todo do Makarov, só que numa roupagem e história diferente, mas a sensação é de que foi um remendo de missões copiadas de títulos anteriores.

A abundância de personagens épicos aumentam a sensação de frustração para quem é fã da franquia. Price, Farah, Nikolai, Makarov, Shepherd, Ghost, Soap, Laswell, Gaz e tantos outros. Parece um grande elenco de um filme que poderia ser épico, entregando um enredo preguiçoso.

O próprio desenrolar dos acontecimentos acaba não te prendendo e te despertando o desejo de avançar na próxima missão. A todo momento se muda de local, país e objetivo. Até mesmo missões que poderiam ser milkadas, por conta de acontecimentos absurdos, são apenas mais uma. Talvez o único spoiler que eu vou dar, tentando camuflá-lo ao máximo, existe uma missão perturbadora, com práticas terroristas de abrir fogo contra civis em um evento. Qualquer jogo focado em entregar uma experiência single player, transformaria esse absurdo em uma narrativa memorável. COD MW3 não o faz.

Muito tem se falado da campanha curta, com duração de 3h30 a 4 horas. É verdade, ela tem exatamente essa duração. Mas isso não é novidade, CODs antigos entregam campanha na mesma média de duração, de 3 a 4 horas. Sabemos que é um jogo que foca no multiplayer para a maior parte de seu público, então não vou bater nesse ponto por achar injusto com a Activision, que mantém entregas desse nível há anos.

Poderia ser maior? Poderia ser épico? Tem potencial para isso? Sim para todas as perguntas. Mas, a realidade do grosso dos compradores de Call of Duty é nunca abrir o modo campanha.

JOGABILIDADE DO WARZONE

O jogo apresenta missões abertas de combate, uma adição significativa da Sledgehammer Games. No entanto, essas missões falham em alcançar o nível de excelência de títulos anteriores, como Call of Duty: Modern Warfare de 2019. Se você já jogou Warzone, nem que seja uma partida, vai ficar com a sensação que pegaram o gameplay do Warzone, colocaram uma história com alguns NPCs e lançaram como campanha.

Praticamente todas as missões você tem um campo aberto, para fazer o que quiser, caçar caixas com armas overpower e cumprir seu objetivo. Faltou cuidado com o gameplay. A linearidade de um modo campanha mais tradicional fez falta. Você nascer com seu perk de armas, acabar as balas e ter que usar o mesmo armamento do inimigo, não acontece aqui. Toda hora você encontra uma caixa, com alguma arma super especial, super equipada, e sai usando ela.

Essa abordagem sandbox não se alinha com as expectativas tradicionais dos jogadores do modo campanha de Call of Duty, e os elementos de mundo aberto se sobrepõem ao design de níveis, afetando negativamente a experiência.

Um erro mais técnico observado era o comportamento esquisito de alguns inimigos. A inteligência artifical por vezes se posicionava de frente para você, com mira livre, e demorava para atirar. Independente da dificuldade escolhida.

VISUAL E ÁUDIO DE PRIMEIRA

Apesar de todas as duras e merecidas criticas em relação ao gameplay e ao enredo, COD MOW entrega excelentes gráficos e áudio das armas, ricochetes e explosões fantásticos. A modelagem dos personagens, principalmente durante as cutscenes, figuram entre as melhores de todos os jogos lançados em 2023. O design de som, que eu me lembre, é o melhor de um jogo de guerra que eu tenha jogado.

Porém, estas qualidades já estavam presentes no remake do MW2. Então não foi um salto exponencial de um título para o outro. Mesmo assim, vale o destaque para gráficos e design e som.

A otimização do jogo na versão PC me pareceu satisfatória. Com um 13600K e uma RX 6800 (não-XT), obtives altíssimos quadros por segundo em 1080p, sem FSR e com gráficos no máximo. Em 4K, mantive altos quadros, na casa dos 100/120, ativando FSR 2.1. Sem quedas e sem stutters.

CONCLUSÃO – ANÁLISE CALL OF DUTY MODERN WARFARE 3 CAMPANHA

Concluíndo, a experiência do modo campanha em Call of Duty: Modern Warfare 3 deixou a desejar em diversos aspectos. O enredo e a história se mostraram rasos, com a sensação de que as missões foram recicladas de títulos anteriores, e a abundância de personagens épicos não conseguiu salvar uma trama preguiçosa. A falta de imersão e a constante mudança de local, país e objetivo acabaram por não prender o jogador, tornando a narrativa desarticulada.

A curta duração da campanha, embora não seja novidade na franquia, poderia ter sido mais bem explorada, e o potencial para uma experiência épica estava presente. No entanto, a realidade é que a maioria dos compradores de Call of Duty concentra-se no modo multiplayer, e a campanha é muitas vezes negligenciada.

A jogabilidade do modo campanha sofreu com a abordagem de mundo aberto, que não se alinhou com as expectativas tradicionais dos jogadores de Call of Duty. A falta de linearidade e o acesso constante a armas overpower retiraram parte da tensão e desafio que caracterizam os títulos anteriores da série.

Por outro lado, os aspectos visuais e de áudio de Call of Duty: Modern Warfare 3 são dignos de elogio. Os gráficos, a modelagem de personagens e o design de som são de alta qualidade, contribuindo para uma experiência visual e auditiva imersiva. No entanto, essas qualidades não representam um salto exponencial em relação ao remake de Modern Warfare 2.

Enquanto o jogo possui pontos fortes em termos de apresentação visual e sonora, a experiência no modo campanha de Call of Duty: Modern Warfare 3 deixa a desejar em termos de enredo, jogabilidade e imersão, deixando os fãs da franquia com uma sensação de que o potencial para uma narrativa épica não foi plenamente explorado.

Essa análise de Call of Duty: Modern Warfare 3 (modo campanha) segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

nota - 6

6

Raso

Enquanto o jogo possui pontos fortes em termos de apresentação visual e sonora, a experiência no modo campanha de Call of Duty: Modern Warfare 3 deixa a desejar em termos de enredo, jogabilidade e imersão, deixando os fãs da franquia com uma sensação de que o potencial para uma narrativa épica não foi plenamente explorado.

User Rating: Be the first one !

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo