NOTICIASPC

AMD Fluid Motion Frames já está disponível para todos

Adrenalin Edition 24.1.1 traz ganhos expressivos de FPS para milhares de jogos

Os gamers de todo o mundo têm um motivo para comemorar: a AMD acaba de lançar oficialmente sua tecnologia Fluid Motion Frames (AFMF), que promete revolucionar a experiência de jogo ao aumentar significativamente a taxa de quadros por segundo (FPS). A tecnologia, que estava em fase de prévia técnica desde seu lançamento em setembro, agora está integrada aos drivers oficiais da AMD, oferecendo melhorias de desempenho em uma ampla seleção de jogos que utilizam as APIs DX11 e DX12.

A AMD anunciou que a nova tecnologia AFMF pode aumentar o FPS em até 97%, proporcionando uma experiência de jogo mais suave por meio de uma simples ativação no driver. Diferentemente do FSR 3, que exige colaboração com os desenvolvedores de jogos, a tecnologia AFMF se integra facilmente ao gerar quadros adicionais diretamente pelo driver. Apesar do FSR 3 apresentar uma qualidade superior, a Fluid Motion Frames permite aos jogadores desfrutar de um aumento de FPS em uma vasta gama de jogos, sem a necessidade de modificações específicas por parte dos desenvolvedores.

Death Stranding Director’s Cut para iPhone 15 Pro, iPad e Mac em janeiro

O novo driver, intitulado “Adrenalin Edition 24.1.1“, é compatível com as três gerações de GPUs RDNA (séries 7000, 6000, 5000), mas a tecnologia AFMF só está disponível para as GPUs Radeon RX 7000 (RDNA 3), Radeon 700M (RDNA 3) e Radeon RX 6000 (RDNA 2). A inclusão das iGPUs Radeon 700M é particularmente relevante, considerando o amplo portfólio de dispositivos portáteis baseados nos mais recentes APUs Ryzen 7040/8040 da AMD, que certamente se beneficiarão da tecnologia Fluid Motion Frames, aprimorando ainda mais suas capacidades gráficas integradas.

Além do aumento de desempenho, o driver também traz a tecnologia de Video Upscaling usando Fluid Motion Frames, competindo diretamente com a Video Super Resolution da NVIDIA, que também passou por melhorias significativas nos últimos meses. As novidades do driver Adrenalin incluem suporte para novos jogos como “Like A Dragon: Infinite Wealth” e “TEKKEN 8”, além de melhorias no desempenho em títulos selecionados quando combinados com FidelityFX Super Resolution 2 (FSR 2) em modo de qualidade.

A tecnologia de upscaling de vídeo é suportada em aplicações como VLC e YouTube, e pode ser ativada dentro da aba de gráficos para melhorar a nitidez e clareza em reproduções de vídeo, com suporte de resolução de até 4K em aplicações DirectX 11, como Google Chrome, Microsoft Edge e Media Player.

Outras melhorias incluem a detecção de texto Content Adaptive Machine Learning (CAML), otimizada para jogos em até 4K, e otimizações nos codecs de vídeo AVC, HEVC e AV1 para melhorar a qualidade de codificação de vídeo. A AMD também continua trabalhando com parceiros para implementar melhorias de vídeo em aplicativos de terceiros, com mais atualizações previstas para os próximos drivers.

Finalmente, a AMD introduziu a aba de Tecnologia Inteligente AMD, que oferece acesso a uma suíte de recursos A+A de um local conveniente, maximizando o poder dos sistemas alimentados pela AMD. O AMD Assistant também foi adicionado, permitindo ativar ou desativar automaticamente os recursos do software AMD com base em diferentes situações, melhorando o desempenho ou a vida útil da bateria. Além disso, o suporte para Agendamento Acelerado por GPU foi expandido para as GPUs da série Radeon RX 7600 no Windows 11 versão 22H2 e mais recente.

Esta atualização representa um marco significativo para a AMD e seus usuários, que agora podem extrair ainda mais desempenho de seus sistemas de jogo. A promessa de uma experiência de jogo mais fluida e imersiva está ao alcance, graças à inovação contínua da AMD no campo dos gráficos e desempenho de videogames.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo