NOTICIASTop UltimafichaXBOXXBOX 360XBOX ONEXBOX Series X|S

Microsoft anuncia demissão em massa na Activision-Blizzard

O impacto da reestruturação atinge a indústria de jogos eletrônicos

Apenas quatro meses após a fusão com a Activision-Blizzard, a Microsoft anuncia demissões em massa na Activision-Blizzard e chocou a indústria de games ao anunciar o corte de 1.900 funcionários e da Xbox. Segundo reportagem do The Verge, as demissões representam cerca de 8% do quadro geral da divisão de jogos da Microsoft. Esses cortes drásticos atingem principalmente a Activision-Blizzard, mas também afetam alguns funcionários da Zenimax (Bethesda) e da Xbox, marcando mais um episódio na série de demissões que têm ocorrido no setor de tecnologia e games.

Tomb Raider renasce com RTX Remix

Um memorando interno do chefe da Xbox, Phil Spencer, abordou a “decisão dolorosa” desta nova onda de demissões na Microsoft: “Passaram-se pouco mais de três meses desde que as equipes da Activision, Blizzard e King se juntaram à Microsoft”, diz o memorando de Spencer. “À medida que avançamos em 2024, a liderança da Microsoft Gaming e da Activision Blizzard está empenhada em alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável que apoiará todo o nosso negócio em crescimento. Juntos, estabelecemos prioridades, identificamos áreas de sobreposição e garantimos que estamos todos alinhados com as melhores oportunidades de crescimento.”

Spencer acrescenta que a decisão dolorosa foi “reduzir o tamanho de nossa força de trabalho em jogos em aproximadamente 1900 cargos dos 22.000 integrantes de nossa equipe. A Equipe de Liderança de Games e eu estamos comprometidos em navegar por este processo da forma mais cuidadosa possível. As pessoas diretamente impactadas por essas reduções desempenharam um papel importante no sucesso da Activision Blizzard, ZeniMax e das equipes Xbox, e devem se orgulhar de tudo que realizaram aqui. Somos gratos por toda a criatividade, paixão e dedicação que trouxeram para nossos jogos, nossos jogadores e nossos colegas. Vamos oferecer nosso total apoio àqueles que estão impactados durante a transição, incluindo benefícios de rescisão informados pelas leis de emprego locais. Aqueles cujos papéis serão impactados serão notificados, e pedimos que tratem seus colegas de partida com o respeito e a compaixão que estão de acordo com nossos valores.”

Olhando para o futuro, Spencer menciona que a empresa continuará a investir em áreas que farão o negócio crescer e apoiarão a estratégia de levar mais jogos a mais jogadores ao redor do mundo. Apesar de ser um momento difícil para a equipe, ele se diz confiante na capacidade de criar e nutrir jogos, histórias e mundos que unem os jogadores.

O relatório do The Verge também informa que Mike Ybarra, presidente da Blizzard, estará deixando a empresa. Ybarra, que deixou a Microsoft em 2019 para se juntar à Blizzard após quase 20 anos na empresa, postou uma mensagem sobre as demissões e sua saída: “Quero agradecer a todos que são impactados hoje por suas significativas contribuições para suas equipes, para a Blizzard e para a vida dos jogadores. É um dia incrivelmente difícil e minha energia e apoio estarão focados em todos esses indivíduos incríveis impactados – isso de forma alguma é um reflexo…”

Como parte das mudanças na Microsoft e na Activision-Blizzard, o próximo jogo de sobrevivência da Blizzard, “Odyssey”, foi cancelado. Algumas das pessoas que trabalhavam nesse projeto foram realocadas para outros projetos não anunciados em desenvolvimento na Blizzard.

A imagem divulgada para o jogo de sobrevivência cancelado “Odyssey”.
Há um ano, a Microsoft anunciou que cortaria cerca de 10 mil empregos. Este é mais um dia triste para os afetados e para a indústria de games como um todo, após as demissões na Riot, People Can Fly e o possível fechamento da Piranha Bytes. Resta esperar que os impactados encontrem novas posições em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo