ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWS

Análise: Pacific Drive

Uma aventura atmosférica

Depois de ter tido a oportunidade de jogar antecipadamente Pacific Drive, eu fiquei muito curioso com sua proposta e como sua narrativa se desenvolveria. Agora, jogando a versão final de Pacific Drive para trazer esta análise, eu finalmente tive essas dúvidas respondidas e já posso adiantar que temos aqui uma ótima experiência.

De antemão eu posso afirmar que a equipe da Ironwood Studios começou com o pé direito. Logo em seu primeiro jogo, conseguiu dar uma nova roupagem a um estilo de jogo tão batido e corriqueiro. Portanto, confira aqui nesta análise de Pacific Drive e veja como essa aventura atmosférica irá mexer com você.

E infelizmente eu adianto, que o jogo não conta nem com legendas em PT-BR, o que pode ser uma barreira para muitos jogadores.

Um pequeno e maravilhoso cast de personagens

Em Pacific Drive, nós iremos ser o famoso protagonista mudo. Você é uma espécie de repórter que está investigando a misteriosa Zona de Exclusão Olímpica que se passa em Washington nos EUA. Essa zona sofreu um tipo de acidente cerca de 30 anos antes do jogo e seus mistérios nunca foram revelados.

Porém, ao apenas passar por fora desta zona você é puxado para dentro dela e logo em seguida irá achar um carro que é sua chave para sair deste lugar. Contudo, esse carro é um behemoth. Ou seja, ele cria uma conexão com o usuário de dependência que em algum momento o levará à loucura.

Além deste preâmbulo, contamos com personagens muito interessantes. De um lado temos a Oppy Turner que é a dona da garagem em que você fica e irá te guiar pela Zona de Exclusão e tentará garantir sua sobrevivência. Ela é de certa forma rancorosa e deixa evidente que teve alguma participação nos fatos de 30 anos atrás.

Já do outro lado temos a dupla composta por Francis e Tobias. Eles são personagens efusivos que estão sempre dispostos a falar e compartilhar histórias e lendas sobre a zona de exclusão. Eles sempre tentam ajudar do jeito deles e entram em constante atrito com a Oppy já que possuem visões e interesses diferentes na Zona de Exclusão Olímpica.

O áudio é um gigantesco destaque

O grande destaque da sua história é que além da alta qualidade da dublagem, as personalidades dessas pessoas são bem diferentes. Além dos múltiplos conflitos que aparecem ao longo do jogo, a dublagem de alto nível te abraça de uma forma em que você compra tudo que está acontecendo no jogo e te deixa mais curioso a cada nova incursão neste mundo.

E para te ajudar adicionalmente nessa imersão, faço um grande destaque para sua trilha sonora. Ela mistura músicas de indie rock, eletrônica e até estilo country. Isso te ajuda muito a cada nova incursão deste mundo. Aqui até faço um paralelo com o que vimos em Death Stranding em como suas músicas eram fundamentais para entreter o jogador durante suas longas travessias.

Um mundo atmosférico e insano

E por falar em imersão, aqui tenho que deixar outro grande elogio nesta análise, pois Pacific Drive traz um mundo ao mesmo tempo familiar, mas deturpado.

O terreno da Zona de Exclusão Olímpica será composto por grandes construções industriais, casas abandonadas, densas florestas, regiões montanhosas e mais. Contudo, é aí que entra seu mistério. Essa área é envolvida por uma misteriosa energia que irá trazer inúmeros desafios e condições para cada área explorada.

Aqui temos de um lado um excelente trabalho de iluminação. Por óbvio, contamos com as diferentes fases do dia como manhã, amanhecer, dia, chuva, noite, anoitecer, tempo nublado e mais. Todas essas variações já servem como uma forma de desafio ao longo da sua aventura.

Adicionalmente, por estarmos falando de uma zona instável, também seremos colocados à prova com desafios únicos como uma escuridão massiva, grandes tempestades e até furacões. Além da parte da natureza, iremos passar por inúmeras regiões contaminadas com radioatividade e diversas anomalias como torres com raios, fissuras que se abrem na rua e muitos outros exemplos de coisas estranhas.

Tudo isso colocado em conjunto, faz a travessia de Pacific Drive ser algo bem desafiador e ao mesmo tempo único.

Planejando cada exploração

E bem, antes de eu chegar na parte da análise onde falo de como é seu gameplay em cada excursão ao longo das perigosas vias de Pacific Drive, quero falar da garagem e da sua preparação.

A garagem funciona como o grande hub do jogo onde você irá preparar seu carro, evoluir suas estruturas, desbloquear melhorias e mais. Tendo em mãos os recursos necessários, será possível liberar diversas melhorias tanto para a base como para seu carro e até um lugar para melhorar as funções do explorador.

Aqui temos uma grande variedade de melhorias, todas pensadas para o seu carro, por exemplo, podemos melhorar os pneus, o material das portas e dos painéis para dar mais resistência, aumentar o espaço interno, tanque de combustível, iluminação e muito mais.

Upgrades burocráticos

É importante frisar aqui que seu carro possui diversas partes, ou seja, temos um total de 5 portas, 5 painéis, 4 rodas, 2 faróis, para choque e para lama. Isso sem contar que temos diversas melhorias internas e externas. E com isso quero dizer que essa manutenção é bem burocrática.

Digamos que tenha desbloqueado um pneu melhor e consiga fazer 4 deles. Não existe a opção de automaticamente trocar os 4 pneus antigos pelos novos. Você deverá manualmente tirar cada um dos pneus antigos e mais uma vez, instalar um a um dos novos.

Acredito que aqui os desenvolvedores tenham tentado mostrar a importância de cada peça do carro que é viva. Eu até entendo este ponto, mas por algumas vezes eu só queria ter acelerado um processo um tanto óbvio como encher um tanque ou trocar diversos itens similares de forma mais eficiente. Isso claro, dentro da garagem.

E após evoluir seu carro, garagem e até você mesmo, temos que planejar a nova rota. É importante dizer que além de seguir a história principal, você é livre para explorar qualquer uma das rotas existentes. E isso se torna uma boa ideia, pois é possível ver por onde as anomalias estão no mapa e por onde a passagem será um pouco mais tranquila. Porém, é importante ressaltar que muitas de suas explorações te forçarão a pegar mais de uma estrada. Isso, por óbvio, irá tornar a exploração ainda mais perigosa e complexa.

Por fim, ressalto que não existe nenhum tipo de save durante cada incursão. Portanto, há um aspecto de risco e recompensa em cada tentativa. Isso claro, além de poder tomar muitos minutos chegando até uma hora fora da garagem.

Dirigindo meu calhambeque

E bem, após definir sua rota e preparar seu carro, é chegada a hora de pegar a estrada. Levando tudo o que falei até o momento em consideração, você terá a grosso modo que driblar as anomalias, fazer o maior número de loot possível e claro, não ficar nem sem bateria nem sem gasolina.

Embora isso pareça fácil, na realidade não é. Primeiramente, muitas vezes você será surpreendido por uma anomalia que irá bagunçar o funcionamento do seu carro por alguns bons segundos. Em segundo lugar, existirão diversos mini desvios que deverá fazer para não bater em carros, caminhões, pedras, árvores e mais. Ao mesmo tempo, você deverá cuidar de seu carro para que ele não tenha problemas que irão impactar sua travessia.

E se lembra que falei da burocracia na garagem? O mesmo vale para os comandos do seu carro, como ligar ele e passar a marcha entre estacionado e andar. Para economizar gasolina, é sempre interessante desligar seu carro. E para economizar bateria, desligue os faróis. E claro, é vital deixar o carro na marcha correta para ele não sair rodando pela estrada sem você.

Adicionalmente, você deverá sempre ter em mãos seu “kit explorador” para abrir portas fechadas, transformar o metal de carros velhos em itens para você usar e outros itens para te dar mais acesso a loot. Por óbvio, tudo tem sua durabilidade específica e você deverá construir constantemente novos itens quando eles quebrarem, incluindo os itens para reparar seu carro que serão bem específicos.

Afinal, dar uma chupeta na sua bateria não é o mesmo item de consertar um pneu furado ou então uma porta caindo aos pedaços. Tudo irá variar para cada percalço que encontrar em seu caminho.

Pacific Drive tem Battle Royale?

E não ache que isso é tudo que enfrentará. Como estamos em uma zona de anomalia, as condições podem mudar de forma inesperada. Inclusive, caso pegue todos os totens de energia que é algo fundamental para evoluir, você irá ativar uma anomalia mais agressiva. Tanto pegando todas as bolas de energia disponíveis na fase, como pegando as necessárias para apenas sair da fase, você deverá abrir um portal.

O interessante deste portal, é que você inicia uma espécie de “battle royale” onde um arco de anomalia irá se fechar rápido até o portal em que abriu. Caso esse portal te ultrapasse, seu carro sofrerá dano cada vez mais até você perder sua run e chegar com o carro despedaçado na garagem. Vale lembrar que a única forma de resgatar seus itens é passar através deste portal.

E para adicionar ainda mais um fator complicador, o mapa é manual, como se consultasse o saudoso guia 4 rodas. Ou seja, cada vez que quiser consultar o mapa em um momento de paz ou urgência, deverá olhar para o banco do carona e ver o mapa na tela. Com isso poderá traçar a melhor rota possível no momento para seu próximo objetivo.

Em suma, esse compilado de possibilidades e desafios, fazem Pacific Drive ser único no sentido de exploração crafting e sobrevivência.

Conclusão da análise de Pacific Drive

E chegando ao fim desta análise, posso dizer com tranquilidade que me surpreendi positivamente com Pacific Drive. Admito que senti alguma curiosidade com o jogo quando o vi pela primeira vez, mas não sabia muito bem o que esperar. E após jogá-lo, fiquei muito surpreso com o que vi.

De certa forma, temos aqui um olhar diferenciado para um jogo de exploração com crafting e sobrevivência. E por mais inesperado que seja, ele funciona muito bem. Além disso, os gráficos e sua atmosfera são únicos trazendo uma parte visual muito agradável. Assim como, tanto sua trilha sonora, como a narração dos personagens é absolutamente sublime.

No entanto, os elogios não isentam Pacific Drive de algumas críticas. E a maior fica para a extensa burocracia em fazer melhorias em seu carro na garagem. Adicionalmente, é necessário explorar cada canto da garagem para entender o que faz o que, pois há muitas atividades que não são explícitas. Eu vi uma melhoria entre a hud da build da preview que havia reclamado dela para a do jogo final. Mesmo assim, ela ainda está confusa.

Por fim, o jogo possui alguns bugs e o mais chato que peguei foi quando a porta do passageiro abria sozinha e eu tinha que fechar constantemente. Já a porta do motorista, por muitas vezes, se recusava a fechar. Isso me fez ter que remover ela e reinstalar por algumas vezes até finalmente conseguir fechar a porta.

Ficou o sentimento da falta de um polimento final para lançar o jogo liso. Claro, esses bugs incomodam, mas não destroem a experiência do game.

Em suma, Pacific Drive é um excelente jogo de estréia para a Ironwood Studios e irá agradar quem gosta desse estilo que mistura crafting, exploração e sobrevivência.

Essa análise de Pacific Drive segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Um ar de frescor em um título tão batido

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 8
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 10

9.3

Fantástico

De certa forma, temos aqui um olhar diferenciado para um jogo de exploração com crafting e sobrevivência. E por mais inesperado que seja, ele funciona muito bem. Além disso, os gráficos e sua atmosfera são únicos trazendo uma parte visual muito agradável. Assim como, tanto sua trilha sonora, como a narração dos personagens é absolutamente sublime. Contudo é importante evidenciar que existem alguns problemas de polimento que deve ser corrigido antes do lançamento final.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo