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Preview: Ultros é um Metroidvania diferente

Um bom início, mas com ressalvas

Graças a distribuidora Kepler, nós tivemos a oportunidade de jogar as duas primeiras horas de Ultros, o mais novo Metroidvania psicodélico. Confiram aqui nosso preview de Ultros que está agendado para ser lançado em 13 de fevereiro de 2024. Ele estará disponível para  PlayStation 5, PlayStation 4, STEAM e Epic Game Store,.

Adicionalmente, já posso adiantar que conta com localização total em PT-BR.

Um história ainda desconhecida

Sendo realista, pouco posso falar sobre a história de Ultros. A verdade é que o mistério faz parte da história e descobrir onde está e o que está acontecendo faz parte da narrativa.

Contudo, o que pude ver durante minha jogatina deu algumas pistas. Aqui você será uma espécie de viajante que está perdido nesse estranho mundo. Após interagir com um misterioso personagem, você deverá matar uma espécie de Shaman que está causando a ilusão neste ambiente.

No entanto, após matar esse Shaman que acontece com uma certa brevidade, o ciclo é reiniciado e você descobre que tem que matar outros Shamans para poder escapar deste mundo. Ao mesmo tempo, dicas são dadas que ao fazer isso, você libertará uma entidade poderosa chamada Ultros.

Por fim, existem alguns NPC’s que servem como guias de cada nova área que irá abrir em cada novo ciclo.

Um gameplay que tenta ser diferente

Agora, algo que ainda não sei se funciona bem ou não, é o gameplay de Ultros. E vou tentar explicar essa afirmação dúbia.

O jogo é um jogo no estilo Metroidvania, ou seja, você poderá explorar o mapa por muitas vezes e com sua evolução poderá chegar em novos lugares. No entanto, ele possui dois grandes pilares.

O primeiro é o gameplay em si. Aqui temos o ataque básico, pulo duplo, esquiva e contra ataque, esquiva no ar e mais. Embora esteja falando do pacote padrão de um jogo do gênero, o gameplay é um tanto travado. Por exemplo, a esquiva no ar é necessariamente um recuo. Não existe também, armas diferentes.

E só para deixar claro, o gameplay funciona. Mas ele não me convenceu. E isso pode ter acontecido por eu ter achado esse início um tanto fácil. Até contra os chefes eu não encontrei nenhuma dificuldade.

Já o segundo pilar do jogo são seus ciclos. Após matar o chefe e matar um dos shamans, você voltará ao ponto de partida desnudo de suas habilidades. Isso tira o sentimento de evolução, embora ele exista sim. Adicionalmente, o jogo tem um sistema único de árvore de habilidades.

Após matar inimigos ou então plantar diversos tipos de plantas e árvores, você pegará itens comestíveis que além de recuperar vida, vai te dar uma experiência baseada em cor. Aqui temos quatro cores. Ao chegar em um ponto de salvamento, você poderá ir liberando diversas das habilidades caso tenha aquela experiência condizente com a habilidade.

Isso posso dizer que é algo novo para esse estilo. Porém, fica a dúvida de como esse sistema funcionará e evoluiu com os ciclos.

Parte técnica impressiona

Embora a história ainda seja um mistério e seu gameplay agrada com ressalvas, eu posso cravar tranquilamente que sua parte técnica é fantástica. Logo, deixei o melhor para o final deste preview.

Ao ver um trailer ou imagens de Ultros, o que sobressai de maneira imediata é seu visual. Aqui parece que pegaram o visual de Scorn e pintaram com muitas camadas de tinta. Temos aqui um mundo vibrante e colorido lotado de camadas.

Ao mesmo tempo, os visuais não chegam a ser muito bem definidos e a estética alienígena predomina em cada uma das salas. Adicionalmente, as vísceras dos inimigos destruídos, o sangue respingado, e a estética peculiar dá a Ultros uma ambientação única.

Concomitantemente, temos a trilha sonora que é outro grande destaque na experiência. Aqui temos sons de piano bem melancólicos que passam uma sensação de desconhecido e vazio. A trilha sonora te acompanha com maestria no desconhecido desse mundo deturpado.

Primeiras impressões de Ultros são positivas

Chegando ao fim deste preview de Ultros, eu posso afirmar que gostei bastante dessa experiência inicial. Do lado técnico, é possível ver uma animação impecável, juntamente com um mundo visualmente único e uma trilha sonora fantástica.

Já o gameplay é o que ainda não teve tempo para se provar. Ele é sim funcional e se encaixa bem com a característica de um jogo Metroidvania. No entanto, ainda é incerto como sua evolução funcionará e como o sistema de ciclos irá influir tanto positivamente como negativamente.

Isso iremos descobrir no dia 13 de fevereiro de 2024 quando Ultros for lançado.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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